A Vida no Centro

Filme A Favorita, destaque na 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2018
Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Mostra Internacional de Cinema 2018 tem 300 filmes de todo o mundo

42ª Mostra Internacional de Cinema tem mais de 30 espaços de exibição, com várias mostras temática paralelas e programação especial em locais como o vão do Masp. Confira programação

Mais de 300 filmes serão exibidos durante a 42ª Mostra Internacional de Cinema, em São Paulo, entre os dias 18 e 31 de outubro. São mais de 30 espaços de exibição, entre cinemas, espaços culturais e museus espalhados pela capital paulista, incluindo exibições gratuitas e ao ar livre, e também em Campinas.

A 42ª Mostra vai exibir cerca de 70 títulos brasileiros incluídos nas seções Apresentação Especial, Competição Novos Diretores e Perspectiva Internacional. Os filmes que estão na Perspectiva Internacional são inéditos na cidade de São Paulo, assim como os da Competição Novos Diretores, que exibe títulos de diretores com até dois longas em seu currículo. Os títulos da competição concorrem ao Troféu Bandeira Paulista de Melhor Filme, dado pelo Júri Internacional da 42ªMostra. Todos os brasileiros da Perspectiva Internacional e da Competição Novos diretores concorrem ao Prêmio do Público da Mostra, que inclui o Troféu Bandeira Paulista de Melhor Filme Brasileiro.

Entre os nacionais inéditos no país estão Rasga Coração, de Jorge Furtado, O Olho e a Faca, de Paulo Sacramento, Relatos do Front, de Renato Martins, Sequestro Relâmpago, de Tata Amaral, Deslembro, de Flávia Castro, e Tinta Bruta, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher.

Veja programação completa no site da 42ª Mostra

Apresentações especiais

Em comemoração aos 20 anos de Central do Brasil, premiado com o Urso de Ouro e o Urso de Prata de Melhor Atriz para Fernanda Montenegro no Festival de Berlim, a Mostra faz sessões inéditas da cópia restaurada pelo CNC (Centro Nacional de Cinematografia Francês) e pela coprodutora francesa MACT. A exibição terá a participação do diretor Walter Salles e dos protagonistas, Fernanda Montenegro e Vinicius de Oliveira.

Restaurada pela Fundação George Lucas e executada pela Film Foundation, de Martin Scorsese, a cópia do filme Pixote – A Lei do Mais Fraco, de Hector Babenco, também ganha sua primeira exibição no país durante o evento. A sessão especial será precedida pelo curta documental Conversa com Ele, dirigido por Bárbara Paz, que retrata um diálogo entre Babenco e Drauzio Varella —este recebe o Prêmio Humanidade da Mostra antes da projeção dos filmes.

Cena de Pixote, que será exibido na Mostra

Cena de Pixote, que será exibido na Mostra

A efeméride de Feliz Ano Velho, dirigido por Roberto Gervitz, lançado há 30 anos, também será comemorada com a exibição do filme dentro da Sessão ABC, seguida de debate.

Além disso, o evento faz sessões em homenagem às cinco décadas de estreia de O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla, e de O Bravo Guerreiro, de Gustavo Dahl.

Seleção latino-americana

Uma seleção de cerca de 30 títulos produzidos por países latino-americanos, como Argentina, México, Guatemala, Colômbia e Chile, entre os quais alguns que participaram e foram premiados em festivais internacionais, como José, de Li Cheng (Guatemala), La Muerte Del Maestro, de José María Avilés (Equador), Mochila de Chumbo, de Darío Mascambroni (Argentina), El Creador de Universos, de Mercedes Dominioni (Uruguai), Muere, Monstruo, Muere, de Alejandro Fadel (Argentina, França e Chile) e El Motoarrebatador, de Agustín Toscano (Argentina, Uruguai e França).

Origem dos filmes

A 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo conta com uma grande variedade de filmes dos mais diversos países. Até o momento, estão confirmadas produções da África do Sul, Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Bielorússia, Brasil, Bulgária, Canadá, Camboja, Catar, Cazaquistão, China, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Equador, Eslováquia, Espanha, EUA, Finlândia, França, Gana, Grécia, Guatemala, Holanda, Índia, Irã, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Lituânia, Macau, México, Noruega, Palestina, Peru, Polônia, Portugal, Quênia, Reino Unido, República Dominicana, República Theca, Romênia, Rússia, Servia, Síria, Suécia, Suíça, Tailândia, Taiwan, Tunísia, Turquia, Uruguai e Vietnã.

Vão livre do Masp

As exibições gratuitas no Vão Livre do Masp serão realizadas diariamente de 22 a 26 de outubro, às 19h30. Serão projeções de cópias 35mm do acervo de filmes nacionais da Cinemateca Brasileira. A exceção é o longa norte-americano Invictus (2009), de Clint Eastwood, que faz parte da programação especial em homenagem ao centenário de Nelson Mandela e abre a programação ao ar livre.

Cena de Invictus, que será exibido na Mostra de Cinema

Cena de Invictus, que será exibido na Mostra de Cinema

Títulos do Vão Livre do MASP: Invictus (2009), de Clint Eastwood, Ópera do Malandro (1986), de Ruy Guerra, Matar ou Correr (1954), de Carlos Manga, As Canções (2011), de Eduardo Coutinho, e Uma Vida em Segredo (2001), de Suzana Amaral.

Filmes premiados em outros festivais

Além dos que vão passar pelo crivo da Academia, programação também conta com os longas que faturaram os maiores prêmios nos festivais de Veneza, Cannes, Berlim, Sundance e Locarno.

A seleção da Mostra traz 19 obras indicadas por seus respectivos países para concorrerem a uma vaga no Oscar® 2019:

Brasil – O Grande Circo Místico, de Carlos Diegues

Polônia – Guerra Fria, de Pawel Pawlikowski

Portugal – Peregrinação, de João Botelho

Turquia – A Árvore dos Frutos Selvagens, de Nuri Bilge Ceylan

Islândia – Uma Mulher em Guerra, de Benedikt Erlingsson

Coreia do Sul – Em Chamas, de Chang-Dong Lee

Eslovênia – O Intérprete, de Martin Šulík

Japão – Assunto de Família, de Hirokazu Koreeda

Líbano – Capernaum, de Nadine Labaki

Dinamarca – Culpa, de Gustav Möller

Romênia – Eu Não Me Importo se Entrarmos para a História como Bárbaros, de Radu Jude

Argentina – El Ángel, de Luis Ortega

Camboja – Túmulos Sem Nome, de Rithy Pahn

Luxemburgo – Gutland, de Govinda Van Maele

Egito – Yomeddine, de A. B. Shawky

Macedônia – O Ingrediente Secreto, de Gjorce Stavreski

Tailândia – Malila: A Flor do Adeus, de Anucha Boonyawatana

México – Roma, de Alfonso Cuarón

Áustria – A Valsa de Waldheim, de Ruth Beckermann

Entre os festivais estrangeiros, a 42ª Mostra, traz filmes premiados em Cannes, como Assunto de Família, de Hirokazu Koreeda, que recebeu a Palma de Ouro, o novo filme de Jean-Luc Godard, Imagem e Palavra, que recebeu a Palma de Ouro Especial, Infiltrado na Klan, de Spike Lee, que recebeu o Grande Prêmio do festival, o longa Guerra Fria, que rendeu a Pawel Pawlikowski o prêmio de melhor diretor, 3 Faces, de Jafar Panahi, que recebeu o prêmio de melhor roteiro, Capernaum, de Nadine Labaki, que levou três prêmios no evento: do júri, do júri ecumênico e de cidadania, a coprodução brasileira e portuguesa, Chuva É Cantoria na Aldeia dos Mortos, dirigido por Renée Nader Messora e João Salaviza, que recebeu o prêmio do júri na mostra Um Certo Olhar, e Sofia, escolhido como melhor roteiro na mostra Um Certo Olhar.

Há também filmes que se destacaram no Festival de Veneza, como Roma, de Alfonso Cuáron, que recebeu o Leão de Ouro, e encerra a Mostra no dia 31, e A Favorita, de Yorgos Lanthimos, vencedor do Grande Prêmio Especial do Júri e da Copa Volpi de Melhor Atriz para Olivia Colman, que abre a 42a edição do evento.

O Festival de Berlim também marca presença na Mostra. Não Me Toque, de Adina Pintilie, que recebeu o Urso de Ouro e o prêmio de Melhor Primeiro Filme, O Rosto, de Malgorzata Szumowska, vencedor do Urso de Prata, e A Valsa de Waldheim, de Ruth Beckermann, que recebeu o prêmio de melhor documentário.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

Os premiados no Festival de Locarno que estão na 42a Mostra são: Uma Terra Imaginada, de Yeo Siew Hua, que recebeu o Leopardo de Ouro e o Prêmio Ecumênico do Júri, O Hotel Às Margens do Rio, Prêmio de Melhor Ator para Joo-Bong Ki, Tarde para Morrer Jovem, que rendeu a Dominga Sotomayor Castillo o prêmio de melhor direção, Infiltrado na Klan, de Spike Lee, que recebeu o prêmio do público, e Ray & Liz, que levou o prêmio especial do júri.

Entre os filmes que foram premiados em Sundance estão O Mau Exemplo de Cameron Post, de Desiree Akhavan, que recebeu o Grande Prêmio do Júri de drama, Sobre Pais e Filhos, de Talal Derki, outro Grande Prêmio do Júri, mas na categoria documentário, Isto É Um Lar: Uma História de Refugiados, de Alexandra Shiva, que levou o Prêmio do Público de melhor documentário e Culpa, de Gustav Möller, Prêmio do Público de melhor filme dramático.

Circuito de exibição

A programação da 42ª Mostra Internacional de Cinema ocorrerá em 32 salas de 23 locais de exibição: Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, Cine Caixa Belas Artes (Sala 1), Cinearte Petrobras (Salas 1 e 2), Cinemateca Brasileira – Sala BNDES, Cine- sala, CineSesc, Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca (Salas 1, 2, 3, 4, 5), Espaço Itaú de Cinema – Augusta (Salas 1 e 4), Espaço Itaú de Cinema – Pompeia (Salas 1 e Imax), Instituto Moreira Salles (IMS Paulista), Itaú Cultural, MIS, Playarte Marabá (Sala 1 e 4), Reserva Cultural, Spcine Olido, Spcine Paulo Emilio – CCSP e Spcine Lima Bar- reto – CCSP

CIRCUITO GRATUITO: Instituto CPFL, SESC Belenzinho, SESC Campo Limpo, SESC Osasco – Tenda, Spcine – Biblioteca Roberto Santos, MASP (Vão Livre) e CINUSP – Auditório CTR – ECA USP

Central de vendas, no Conjunto Nacional

Central de vendas, no Conjunto Nacional

Central de informações e venda de ingressos

INFORMAÇÕES: De 08 a 12/10, das 12h às 18h
VENDAS: De 13 a 31/10, das 11h às 21h
Endereço: Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073, (em frente ao Horsa I).

CENTRAL DA MOSTRA PARA TROCA DE INGRESSOS
 – Frei Caneca (Shopping Frei Caneca, 3o andar, ao lado das bilheterias do cinema) TROCAS: De 18 a 31/10, das 12h às 21h

VALORES
 PERMANENTES E PACOTES PROMOCIONAIS
 – Permanente Integral – R$ 500,00
Permanente Integral Folha (15% de desconto para o titular da assinatura, mediante apre- sentação da carteirinha de assinante) – R$ 425,00
Permanente Especial (para sessões de 2a a 6a feira até às 17:55h, inclusive, não contempla finais de semana nem sessões noturnas) – R$ 117,00
Permanente Especial Folha (15% de desconto para o titular da assinatura para sessões de 2a a 6a feira até às 17:55h, inclusive, não contempla finais de semana nem sessões noturnas) – R$ 99,45
Pacote de 40 ingressos – R$ 374,00
Pacote de 20 ingressos – R$ 220,00
*O desconto de 15% da Folha é válido somente para o assinante titular, pessoa física.
* Desconto de 50% na compra de até dois ingressos por sessão de filme da Mostra na bilheteria dos cinemas, para a força de trabalho do sistema Petrobras (devidamente identificada com crachá funcional) e para Titulares do Cartão Petrobras (mediante apresentação do mesmo).
* Preço promocional para comerciários no CineSesc

INGRESSOS INDIVIDUAIS
 – Segundas, terças, quartas e quintas: R$ 20,00 (inteira) / R$ 10,00 (meia). Sextas, Sábados e Domingos: R$ 24,00 (inteira) / R$ 12,00 (meia).
* Para adquirir ingressos no dia da sessão, somente nas salas de cinema. * A Central da Mostra não vende ingressos avulsos, apenas os pacotes.

VENDAS PELA INTERNET
 – No site veloxtickets.com o ingresso poderá ser adquirido com antecedência de três dias a um dia, da sessão.

Leia também: VEJA FOTOS DO SESC AVENIDA PAULISTA: MIRANTE FICA NO PONTO MAIS ALTO DE SP

CONHEÇA TOKYO, A BALADA QUE OCUPA PRÉDIO HISTÓRICO DE 9 ANDARES NO CENTRO DE SP. VEJA FOTOS