Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Bem no coração de São Paulo, o Sesc 24 de Maio amplia a a oferta de arte, cultura e lazer no centro. Confira os detalhes e veja como aproveitar o novo ponto cultural, esportivo e de convivência da cidade
O coração de São Paulo, que já tem locais consagrados à arte e à cultura como o Teatro Municipal, a Praça das Artes, a Biblioteca Mário de Andrade, ganha a partir do dia 19 de agosto um novo espaço. O Sesc 24 de Maio abre as portas com uma área de 28 mil m² num prédio construído em 1941 totalmente remodelado, por dentro e por fora. O espaço, que até 1998 era ocupado pela Mesbla, e já foi um magazine luxuoso,
De centro de compras, o novo local deve virar um dos mais badalados centros de lazer, cultura e inovação do centro da cidade, seguindo a tendência de qualidade das outras unidades do Sesc São Paulo.
Localizado na esquina da Rua 24 de Maio com a Dom José de Barros, o novo centro cultural, esportivo e de convivência da cidade é formado por dois edifícios que passaram por completa reestruturação em projeto de Paulo Mendes da Rocha, um dos mais importantes nomes da arquitetura contemporânea, com a colaboração do escritório MMBB Arquitetos.
LEIA TAMBÉM
DO ALTO DO COPAN: CONFIRA IMAGENS INCRÍVEIS DE SÃO PAULO
CONFIRA 10 IMAGENS LINDAS DO JARDIM SUSPENSO DO EDIFÍCIO MATARAZZO
A expectativa do Sesc é receber cerca de cinco mil pessoas por dia, entre trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e população em geral, que terão acesso a todas as atividades culturais. O Sesc 24 de Maio contará com teatro, espaços para comedoria, cafeteria, biblioteca, área de exposição, convivência, clínica odontológica, área para prática esportiva e atividades corporais, área de tecnologia e arte e solário. O destaque do projeto é a piscina, com área de 625m², construída no topo do edifício principal, com vista panorâmica para a cidade.
O processo de requalificação dos edifícios para o conceito programático do Sesc foi um dos principais desafios para a equipe de arquitetos, liderada por Paulo Mendes da Rocha. Sobretudo a do prédio principal, que durante 57 anos abrigou a loja de departamentos Mesbla. Mendes da Rocha conta que, na primeira visita ao espaço, um prédio vizinho, menor, lhe chamou a atenção. Como o prédio estava à venda, ele sugeriu que o Sesc adquirisse o imóvel e, atendido, instalou ali os espaços de serviço e apoio ao edifício principal. Os dois prédios são interligados por rampas.
Quem mora ou trabalha no centro já estava cansado de ouvir falar que haveria um Sesc no antigo prédio da Mesbla, mas a reforma demorou a sair. Veja aqui a cronologia da ocupação do local, há quase duas décadas.
– Em 2001, três anos após decretada a falência da Mesbla, o edifício inaugurado em 1941 que levava o nome da loja de departamentos é adquirido pelo Sesc São Paulo.
– No mesmo ano, após uma visita ao local junto com Danilo Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, Paulo Mendes da Rocha e o escritório MMBB Arquitetos são contratados para realizar a obra da futura unidade 24 de Maio. Por sugestão do arquiteto, o Sesc comprou o edifício ao lado para transformá-lo num prédio de serviços que auxilia o edifício principal. Assim, este ganhou um espaço mais amplo, voltado exclusivamente para as atividades oferecidas pela unidade.
– De 2001 a 2003 acontece a primeira fase de ocupação da futura unidade 24 de Maio. Lá são realizados eventos pontuais, como mostras, festivais, workshops.
– Entre 2007 e 2008, tem início a segunda fase de ocupação do espaço da antiga Mesbla, agora com o nome de Espaço Transitório 24 de Maio. A programação é assumida pelo Sesc Carmo.
– No início de 2009 o Espaço Transitório 24 de Maio fecha as portas para o início das obras pela construtora Mendes Junior Trading e Engenharia S/A, vencedora da licitação.
– Segundo a arquiteta Marta Moreira, do escritório MMBB, os dois primeiros anos da obra, de 2009 a 2011, foram praticamente para demolição, remoção de entulho e resolução de problemas logísticos, visto que o canteiro de obra ficava dentro do próprio edifício. Além disso, havia as particularidades da região central.
– 19 de agosto de 2017: inauguração da unidade Sesc 24 de Maio.
Conheça os espaços que compõem os 13 andares do novo Sesc:
Piscina
Localizada ao ar livre na cobertura do prédio, no 13º piso, a piscina tem área de 625m² e capacidade para 400 pessoas.
Jardim da Piscina e Cafeteria
Logo abaixo da piscina, um amplo espaço aberto, com espelho d’água e uma cafeteria.
Comedoria
Tem serviço de restaurante e cafeteria, e segue o conceito do Sesc de oferecer produtos saudáveis que equilibrem nutrição e gastronomia.
Teatro
Localizado no subsolo da unidade, com palco italiano, tem capacidade para 220 pessoas, incluindo acomodação para portadores de necessidades especiais.
Loja e Cafeteria do Teatro
A loja vende produtos e publicações das Edições Sesc e do Selo Sesc e ingressos para toda a rede Sesc.
Exposições
Com área total de 1.300 m2, o espaço é voltado para receber instalações e exposições artísticas com temáticas que expressam a diversidade dos públicos do Sesc.
Espaço Brincar
Destinado a crianças até 6 anos e adultos acompanhantes, contempla a convivência entre brincadeiras de infância e experiências vividas pelos adultos.
Biblioteca
O acervo tem cerca de 12 mil títulos e o empréstimo de livros é aberto ao público em geral mediante cadastro. Tem revistas e jornais para leitura no espaço. Há equipamento para deficientes visuais e com visão parcial.
Espaço de Tecnologia e Artes (ETA)
O ambiente, contíguo à Biblioteca, conta com recursos para atividades relativas ao uso da internet e dinâmicas que utilizam suportes tecnológicos.
Oficinas
Quatro salas para prática de atividades artísticas manuais compõem um espaço para trocas e aprendizado de múltiplas linguagens.
Esportes
Voltado para modalidades esportivas diversas e adaptadas. Conta com parede de escaladas e salas de múltiplos usos para ginásticas artísticas e acrobáticas.
Ginástica
Com piso de madeira, o espaço é destinado à melhoria da funcionalidade do corpo para as atividades do dia-a-dia e do lazer.
Clínica odontológica
Conta com 14 consultórios odontológicos e um auditório para oficinas de prevenção e saúde bucal.
Praça: Espaço Transitório e Central de Atendimento
Na Praça, no térreo da unidade, estão os postos de atendimento, informação, venda de ingressos e inscrições para as diversas atividades oferecidas pela unidade. Com duas entradas para o público, este Espaço Transitório integra-se às calçadas das ruas 24 de Maio e Dom José de Barros.
Serviços
Os sanitários encontram-se no prédio anexo e há fraldários no 2º e 3º pavimentos. São cinco elevadores no prédio principal (social) e dois no prédio anexo (serviço).
Acessibilidade – o acesso a todos os espaços é universal e livre para todos os públicos por meio de elevadores e rampas. Possui, também, banheiros e vestiários para pessoas com mobilidade reduzida.
Sesc 24 de Maio
Rua 24 de Maio, 109, Centro
Fone: (11) 3350-6300
Horário de funcionamento:
Terça a sábado, das 9h às 21h
Domingos e feriados, das 9h às 18h
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup