Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
O novo Sesc pensou numa maneira criativa de fazer sua pré-estreia, em evento online que vai contar com Marcelo Tas, Thaíde e Fabiana Cozza. Saiba mais e fique ligado
Uma sala de estar em que convidados de diferentes trajetórias se reúnem para bater papo, fazer música e compartilhar boas histórias. Este é o espírito do encontro que a cantora Fabiana Cozza, o comunicador Marcelo Tas e o rapper Thaíde têm marcado com o público online nesta quinta-feira dia 26 de abril, a partir das 17h. Mediada por Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do Sesc em São Paulo, a “Pré-estreia” será transmitida pela internet diretamente do Sesc Avenida Paulista, nova unidade que abrirá as portas à população três dias mais tarde – a partir de 29/4 (domingo), com atividades pautadas pelo trinômio “Arte, Corpo e Tecnologia”.
A transmissão ao vivo ocorrerá pela página do Sesc São Paulo no Facebook e pelo aplicativo Sesc Avenida Paulista (disponível para download gratuito neste endereço. Durante a transmissão, o público terá acesso, antecipadamente, ao horizonte de toda a avenida oferecido pelo edifício – a partir do qual é possível avistar desde o bairro do Paraíso até a rua da Consolação –, e a cenas das instalações do novo equipamento, que possui 12 mil m² de área construída, distribuídos em 17 andares e dois subsolos.
Intérpretes da tecnologia
Inspirados por este cenário, Fabiana, Tas e Thaíde observarão assuntos que os tornaram singulares ao longo de suas carreiras e que os convergem para esta roda de música e conversa. No papel de intérprete das tecnologias do seu tempo (Tas), no lirismo da canção e do poema (Fabiana) ou na força narrativa do rap (Thaíde), os três apresentam em comum o domínio das palavras como ferramenta de mediação, conexão e formação de vínculos entre diferentes mundos e visões, assim como a intensa relação com a urbe e suas possibilidades de encontro.
Junto de Danilo Santos de Miranda, os artistas conduzirão a transmissão como um momento de celebração do gesto de sentar em roda e trocar experiências. No roteiro do bate-papo musical, está prevista ainda uma homenagem à Dona Ivone Lara (1922-2018), sambista carioca falecida recentemente.
Em agosto de 2017, a abertura do Sesc 24 de Maio também contou com uma inauguração digital, realizada por meio de transmissão ao vivo com o músico Gilberto Gil.
Sobre os convidados:
Com quase 20 anos de carreira, a paulistana Fabiana Cozza carrega em seu repertório o samba, a canção e a música latina. Já dividiu o palco com nomes como Dona Ivone Lara, Elza Soares, Lenny Andrade, João Bosco, Ivan Lins, Luiz Melodia, Emicida e Orquestra Jazz Sinfônica. Possui cinco discos gravados, dois DVDs e, em 2017, lançou seu primeiro livro de poesia, “Álbum duplo”.
Atuando nos meios jornalístico e televisivo desde o início dos anos 1980, Marcelo Tristão Athayde de Souza, o Marcelo Tas, é um nome essencial para as tecnologias das comunicações e sua popularização no Brasil. Jornalista, roteirista, escritor e ator, foi o criador do repórter televisivo Ernesto Varela, uma espécie de alter-ego que circulou por diversas emissoras, e intérprete do Professor Tibúrcio, do programa Rá-Tim-bum (1990), da TV Cultura. Apresentou programas como o Vitrine (TV Cultura, 1998-2003) e o CQC (TV Bandeirantes, 2008-2015).
Altair Gonçalves, o Thaíde, é um dos pioneiros do rap no Brasil. Ex-dançarino de break, construiu no final dos anos 1980 com o ex-parceiro e amigo DJ Hum algumas linhas mestras do hip hop paulista. Com uma trilha pessoal forjada pelo rádio AM, pelo samba e candomblé, sua obra tematiza a relação entre cidade e periferia. Paralelamente à carreira musical, atuou na televisão, como apresentador de programas (Manos e Minas, TV Cultura; A Liga, TV Bandeirantes) e ator (seriado Antônia, TV Globo).
Aplicativo Sesc Avenida Paulista
Nos diversos canais de comunicação do Sesc São Paulo, a inauguração do Sesc Avenida Paulista é contada como uma narrativa transmídia. No mês de abril, a Revista E (publicação mensal que há mais de 20 anos se dedica à mediação cultural) demarca a chegada da nova unidade com artigos exclusivos e sua capa ganha vida através de uma animação em realidade aumentada concebida pelos designers Kiko Farkas e Julien Sappa especialmente para a inauguração. Ativada a partir do aplicativo Sesc Avenida Paulista, a criação oferece aos usuários uma imersão tridimensional pela identidade gráfica proposta por Farkas.
O aplicativo será constantemente atualizado. Além da transmissão da “Pré-Estreia Sesc Avenida Paulista”, novos recursos serão ativados com o início do funcionamento da unidade, como, por exemplo, imersões em 360º pela vista oferecida no Mirante; sugestões de passeios georreferenciados com temáticas tão diversas quanto os centros culturais e as espécies de árvores localizadas no entorno da Avenida Paulista; um audiotour que apresenta um olhar afetivo para a avenida, entremeando informações históricas, curiosidades e depoimentos de seus frequentadores; áudios de medição sobre os artistas e obras do Acervo Sesc de Arte Brasileira expostos em diferentes pontos da unidade; entre outros recursos e funcionalidades.
SERVIÇO:
Pré-Estreia Sesc Avenida Paulista
Com Fabiana Cozza, Marcelo Tas e Thaíde. Mediação: Danilo Santos de Miranda.
Data: 26 de abril, quinta-feira, às 17h.
Transmissão ao vivo: exclusivamente para web, diretamente do Sesc Avenida Paulista, pela página do Sesc São Paulo no Facebook (facebook.com/sescsp) e pelo app Sesc Avenida Paulista, disponível para download em sescsp.org.br/avenidapaulista.
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup