Viaduto Santa Efigênia passa por reforma. Prefeitura diz que vai manter desenho do mosaico do piso
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
De shows na Catedral da Sé a mostra de cinema, exposições em museus e várias outras atrações gratuitas no aniversário de São Paulo
Neste dia 25 de janeiro São Paulo comemora seus 469 anos e tem extensa programação nos museus, teatros e no espaço público do Centro.
Veja as atrações e escolha a sua:
Vale do Anhangabaú
A programação traz um artista de cada região do país e mais uma atração de cultura popular típica da região. O Centro Oesteabre as comemorações com show do cantor e violeiro Almir Sater. Do Sul, o rock do Fresno une forças com Thedy Corrêa e o pop de Vitor Kley. Diretamente do Norte, acontece o Baile da Dona Onete com Gaby Amarantos e AQNO. Do Sudeste, show de Belo. Por fim, o Nordeste encerra a festa com show de João Gomes. As atrações de cultura popular, apresentadas nos intervalos dos shows, serão divulgadas em breve.
Aderindo ao novo formato de eventos no Vale do Anhangabaú, o palco terá, neste ano, entrada controlada e revista, para melhor segurança de todos os frequentadores. O acesso é gratuito e sujeito à lotação do espaço.Caso o local atinja a lotação máxima, só será permitida a entrada de novas pessoas caso haja rotatividade de público.
A entrada será feita por um acesso na praça em frente ao prédio dos Correios. Menores de 16 anos não entram desacompanhados e não é permitida a entrada com latas, garrafas, embalagens abertas de alimento e guarda-chuva.
Entre 12h e 18h, haverá também programação infantil na Praça das Artes. A Festa dos Pequeninos terá intervenções artísticas, oficinas, recreação, música e contação de histórias. Entre elas, apresentações de Cia Chegança, Dois Girassóis, Oras Bolhas e Ciranda das Flores. A entrada será pela mesma entrada do show principal e também está sujeita às mesmas regras de segurança.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
Espaços culturais
No Centro Cultural São Paulo (CCSP), o cantor Nando Reis apresenta os hits dos seus 40 anos de carreira com a participação especial do filho, Sebastião Reis, no dia 25. Já no dia 28, Maria Gadú faz o show do seu último lançamento, o álbum “Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor”.
Na Vila Itororó, é inaugurado o portal de entrada da Vila Itororó, pelo artista Ciro Schu. Escultura de metal com ferros diversos, envolta com luzes, guia o público pela entrada do centro cultural, além de valorizar a entrada do espaço. O local também recebe o show Simoninha Canta SP, uma homenagem de Wilson Simoninha para a cidade.
Nas bibliotecas, a programação acontece ao longo de todo o mês, com as contações de histórias Fantasmas da São Paulo Antiga, da Cia Mapinguary; Resgatando o Fio das Velhas Historias em SP, de Sandra Guzman; e São Paulo de Tantas Histórias, de Cia. Luarnoar.
O Museu da Cidade apresenta as exposiçõesINTERSECÇÕES – Negros(as), indígenas e periféricos(as) na cidade de São Paulo e Revelando Territórios, São Paulo na pandemia. Ambas são inauguradas no dia 25, com abertura oficial das 14h às 16h, e permanecem abertas para visitação até 15 de agosto. A primeira acontece no Solar da Marquesa de Santos e Casa da Imagem e ilumina os fazeres das populações negra, indígena e periférica e reforça suas importâncias na cena cultural paulistana ao apresentar um conjunto de movimentos culturais, artistas, processos e encontros; já a segunda apresenta imagens e retratos sociais da pandemia, tanto de amadores quanto de profissionais, e ocorre no Solar da Marquesa.
VALE DO ANHANGABAÚ
Centro Oeste
12h | Almir Sater
13h | Manifestação de Cultura Popular
Sul
13h30 | Manifestação de Cultura Popular
14h | Fresno + Vitor Kley + Thedy Correa
Norte
15h | Manifestação de Cultura Popular
16h | Baile da Dona Onete com Gabi Amarantos e Aqno
Sudeste
17h | Manifestação de Cultura Popular
18h | Belo
Nordeste
19h | Manifestação de Cultura Popular
20h | João Gomes
PRAÇA DAS ARTES
Festa dos Pequeninos
A Festa dos Pequeninos contará com espetáculos Circenses e Teatrais, Apresentações Musicais, Contação de Histórias além de Recreação e Brincadeiras.
12h – Oras Bolhas (Circo)
13h – Intervenção Circense (2 pernaltas, 2 palhaços bolhadores e 1 homem banda)
13:30 – Dois Girassóis (Música)
14:30 -Intervenção Circense (mágicos e acrobatas)
15h – Cia Chegança (teatro/música)
16h – Intervenção circense + Intervenção Artística Abayomis, bonecas encantadas (contação de história com oficina)
16:30 – Ciranda das Flores teatro/contação de histórias
17:30 – Intervenção circense + Intervenção Artística Sementeiros
13h às 17h – Recreação e pintura facial
12h às 18h – Intervenção Cenográfica
13h Oficina de Bolha de Sabão
Local e horário: Praça das Artes, entrada pelo Vale do Anhangabaú, das 12h às 18h
Centro Cultural São Paulo
25/01, quarta-feira
Nando Reis com participação de Sebastião
Nando Reis chega ao CCSP com a sua nova turnê ‘Nando Hits’. O lendário cantor e compositor traz à tona a magia poética de sua obra musical, perpassando por sua carreira de mais de 40 anos de estrada. A turnê traz como novidade a participação especial do filho de Nando, Sebastião Reis. O conjunto de versões regravadas, somadas aos já conhecidos ‘hits’, inspiraram o repertório do show “Nando Hits” que percorre o Brasil. Não vão faltar no setlist os maiores sucessos de Nando, como “O Segundo Sol”, “Luz dos Olhos”, “Relicário”, “All Star” e tantos outros.
Sala Adoniran Barbosa. Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso. 25/01 às 19h. Gratuito. Retirada de ingressos na bilheteria. Livre.
26/01, quinta-feira
Sampando
“Sampando – um passeio por São Paulo através das músicas” existe há nove anos, e o sexteto formado por jovens músicos paulistanos faz uma homenagem à cidade de São Paulo. O amor pela capital paulista inspirou o espetáculo com músicas que falam dos bairros, ruas e esquinas da cidade, suas histórias e personagens. O repertório reúne sucessos de Adoniran Barbosa, Caetano Veloso, Tom Jobim, Rita Lee e Tom Zé. Não faltarão clássicos como Sampa, Ronda, Augusta, Trem das Onze, Saudosa Maloca, Tiro ao Alvo, Praça Clovis e Rua Direita.
Sala Adoniran Barbosa. Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso. 26/01 às 19h. Gratuito. Retirada de ingressos na bilheteria. Livre.
27/01, sexta-feira
Kayode – Flow da Pele
Kayode faz o show de lançamento do seu novo disco “Flow da Pele” (Yalla Recordings). Com direção de Caio Paiva, mixagem e masterização por Luciano Scalercio, é um disco totalmente autoral e traz parcerias com Clara Lima e Victor Xamã.
Sala Adoniran Barbosa. Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso. 27/01 às 19h. Gratuito. Retirada de ingressos na bilheteria. Livre.
28/01, sábado
Maria Gadú — Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor
Maria Gadú faz o show do seu último lançamento, “Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor” (Som Livre/Slap). Celebrando o marco dos seus 20 anos de carreira, o projeto apresenta regravações de canções brasileiras que marcaram a vida da cantora, homenageando grandes nomes da MPB, como Caetano Veloso, Gonzaguinha, Marisa Monte, Rita Lee e Renato Russo, além de três faixas internacionais. Todas as faixas são produzidas por Maria Gadú, nas quais ela interpreta e toca todos os instrumentos das canções.
Sala Adoniran Barbosa. Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso. 28/01 às 19h. Gratuito. Retirada de ingressos na bilheteria. Livre.
29/01, domingo
Ayô Tupinambá – Canto pra Sobreviver
Além de integrar a agenda do aniversário de São Paulo, a apresentação da artista abarca a celebração do mês da visibilidade trans. “Canto pra Sobreviver” é um show/obra de arte nas linguagens de música e literatura que retrata a vivência travesti, preta e gorda da artista Ayô Tupinambá. No formato de pocket show a artista compartilha o revisitar de sua própria história, seu corpo, suas emoções, afetividades e sexualidade tendo como referência períodos de sua transição. Alcançar o futuro, ser no presente, olhar o passado e se perceber ali – sempre travesti.
Sala Adoniran Barbosa. Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso. 29/01 às 18h. Gratuito. Retirada de ingressos na bilheteria. Livre.
Vila Itororó
Inauguração do Portal Vila Itororó
Data: 25.01.2023
Horário: 16h
Linguagem: Artes Visuais
Formato: Presencial
Local: Entrada Rua Maestro Cardim N° 48
Duração: 40 min
Classificação: livre
Sinopse: A proposta para o portal de entrada da Vila Itororó, pelo artista Ciro Schu, tem como objetivo construir uma escultura de metal com ferros diversos, envolta com luzes, e conectada com a parede de entrada, fundido com a pintura mural e com o nome da vila estilizado, fazendo o acesso da vila ser percebido e valorizado além de guiar o público com luzes a adentrar o centro cultural.
Simoninha Canta SP
Data: 25.01.2023
Horário: 18h
Linguagem: Música
Formato: Presencial
Local: Pátio de Casas
Duração: 60 min
Classificação: livre
Sinopse: Neste dia especial em que a cidade de São Paulo comemora 469 anos, Wilson Simoninha faz uma homenagem a cidade que aprendeu a amar com repertório recheado com grandes compositores paulistanos que se eternizaram, fizeram histórias e músicas inesquecíveis em homenagem a cidade que tanto amavam. Poderemos contar com momentos de grandes alegrias relembrando compositores renomados como: Nelson Sargento, Adoniran, Geraldo Filme, entre outros.
Show de Fábio Caramuru na Catedral da Sé
Inspirado pela beleza e diversidade de sons da floresta brasileira, o pianista e compositor Fábio Caramuru presenteia a cidade de São Paulono dia de seu 469º aniversário (quarta-feira, 25 de janeiro)apresentando o espetáculo musical multimídia EcoMúsica – Vozes da Naturezana Catedral Metropolitana de São Paulo, na Praça da Sé, às 16h30.
O concerto terá as participações da cantora Vânia Bastos e do violonista Ronaldo Rayol, em um programa que une composições de Caramuru (Cigarra, Tangará, Sapo Cururu, entre outras), do músico e arranjador paulistano Eduardo Gudin (Na Paulista) e de Tom Jobim(como Dindi, Canta, Canta Mais e Chovendo na Roseira), em celebração ao 96º aniversário de nascimento do compositor (1927-1994). Cecília Luchesiassina os efeitos especiais, enquanto Aline Alvesé a responsável pela direção cênica.
A capital paulista é a terceira escala de uma turnê internacional que já passou por Manaus (AM) e Rio de Janeiro (RJ) em dezembro do ano passado e, em março deste ano, desembarcará em Funchal, capital da Ilha da Madeira, em Portugal.
O projeto foi contemplado na “Chamada Petrobras Cultural Múltiplas Expressões” de 2022, com patrocínio master da Petrobrase patrocínio do Itaú Unibanco.
Os ingressos têm preço sugerido de R$ 2 ou podem ser trocados por um quilo de alimento não-perecível, na Secretaria da Catedral. O valor obtido na bilheteria e os itens doados serão encaminhados para instituições apoiadas pela Arquidiocese.
Serviço
ECOMÚSICA – VOZES DA NATUREZA
Concerto em Comemoração aos 468 anos de São Paulo
e 96 Anos de Tom Jobim
Fábio Caramuru, piano.
Participação especial de Vânia Bastos (voz) e Ronaldo Rayol (violão).
Videoarte: Cecilia Lucchesi. Direção Cênica: Aline Alves
Quarta-feira, 25 de janeiro de 2023. 16h30
ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO
Endereço: Praça da Sé, s/nº – Sé – São Paulo (SP).
Ingressos: R$ 2 ou 1kg de alimento não-perecível
(disponíveis na Secretaria da Catedral da Sé).
Programa (sujeito a alterações): De Fábio Caramuru: Cigarra / Bem-Te-Vi / Quero-Quero / Tangará / Sapo Cururu / Uirapuru / Sabiá / Araras / Harpia.De Tom Jobim: Água de Beber / Two Kites / Choro / Amparo Dindi / Canta, Canta Mais / Meu Amigo Radamés / Sabiá (Saudade do Brasil) / Chovendo na Roseira / Desafinado.De Eduardo Gudin: Na Paulista.
Museu da Língua Portuguesa e Museu do Futebol com entrada gratuita
O Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol terão entrada gratuita no dia 25 de janeiro. Quem visitar as duas instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo terá acesso a uma programação especial, que inclui mostras temporárias, atividades para crianças e apresentações musicais.
No Museu da Língua Portuguesa, várias atividades especiais para este dia, além da mostra Nhe’ẽ Porã:Memória e Transformação, quedestaca as quase 200 línguas indígenas faladas no Brasil atualmente. Por meio de produções audiovisuais, obras de artistas plásticos e objetos interativos, o visitante tem a oportunidade de prestar atenção na sonoridade de dezenas de palavras de diversos povos originários e também aprender como se pronuncia determinados termos em português em línguas como xavante e guarani.
A exposição principal do Museu, com experiências como Beco das Palavras, Rua da Língua e Português do Brasil, também pode ser conferida. Nela, a diversidade de nosso idioma é enaltecida.
No Museu do Futebol, a programação também está recheada. O público pode aproveitar para conferir os últimos dias da exposição temporária 22 em Campo, que relaciona o modernismo ao esporte mais popular do Brasil e fica em cartaz até o dia 29 de janeiro.
O museu ainda tem 15 salas que contam como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da identidade nacional do país, além da mostra sobre o Rockgol, icônico programa da antiga MTV, que fica em cartaz até o final de fevereiro.
Além disso, a instituição terá uma programação especial gratuita, na área externa do Museu, com muita música e animação.
SERVIÇO
MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA NO DIA 25 DE JANEIRO
Praça da Luz, s/nº – Luz – Centro de São Paulo
Caravana Lúdica – Estação Férias – nossas palavras são flâmulas
Das 10h às 17h
Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis
Apresentação do Coral Mirim Guarani – Estação Férias – nossas palavras são flâmulas
Às 11h
Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis
Exposição principal e mostra temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação
Terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 16h30)
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados e no dia 25 de janeiro (aniversário da cidade de São Paulo)
Acesso pelo Portão A
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet:
https://bileto.sympla.com.br/event/68203
Atividades educativas no Pátio A
Às quartas-feiras, das 11h30 às 12h30
No Pátio A do Museu da Língua Portuguesa
Grátis
MUSEU DO FUTEBOL NO DIA 25 DE JANEIRO
Praça Charles Miller, s/nº – Pacaembu – São Paulo
Oficina de Slackline com campeão mundial
Das 10h às 15h
Área externa do Museu do Futebol
Grátis
Apresentação do grupo Groove 011
Das 11h às 14h
Área externa do Museu do Futebol
Grátis
Contação de história
Às 14h
Área externa do Museu do Futebol
Grátis
Exposição principal e mostras 22 em Campo e sobre o Rockgol
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)
Toda primeira terça-feira do mês, até as 21h (entrada até 20h)
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Crianças até 7 anos não pagam
Grátis às terças-feiras e no dia 25 de janeiro (aniversário da cidade de São Paulo)
Garanta o ingresso pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/67330
Estacionamento com Zona Azul Especial – R$ 5,75 por três horas
Exposição do Shopping Frei Caneca faz homenagem à riqueza cultural da cidade
Para celebrar os 469 anos de São Paulo, o Shopping Frei Caneca traz a exposição ART Sampa, que reúne fotos, pinturas e desenhos sobre a essência e a diversidade da metrópole. A mostra gratuita apresenta pelo menos 25 trabalhos de quatro artistas paulistas: Rita Caruzzo, Laura Barrichello, Sonia Botture e Fe Motta, e segue até o dia 31 de janeiro.
A ideia da exposição, no Piso 1 do empreendimento, é refletir sobre a riqueza cultural da cidade, representada por uma diversidade étnica, cenas artísticas e arquitetura marcante, com retratos desde moradores da cidade até seus grandes monumentos, como o Farol Santander.
“Cada artista trouxe um pouquinho do que é São Paulo e do quanto esse dia merece ser celebrado. Estamos fazendo parte dessa comemoração do melhor jeito possível: com muita arte e carinho por São Paulo”, comenta a Eliane Oliveira, coordenadora de marketing do Shopping Frei Caneca.
A exposição fica aberta todos os dias, no horário de funcionamento do shopping, de segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos e feriados, das 14h às 20h.
Pagode na Lata no Sesc Avenida Paulista
A praça do Sesc Avenida Paulista recebe, no feriado de aniversário da cidade de São Paulo, dia 25 de janeiro, quarta, às 16h, a apresentação do Pagode na Lata, grupo musical formado na área central da cidade, conhecida como Cracolândia. A roda de samba acontece gratuitamente e é aberta ao público.
Durante a atividade o público pode conhecer a formação e experiências do grupo musical, que tem como base a música, a política de redução de danos, economia solidária e direito à felicidade. O Pagode na Lata é composto por trabalhadores, ex-trabalhadores e frequentadores da região da Cracolândia e foi formado em 2017. O grupo organiza rodas de samba e pagode semanalmente e quinzenalmente, trabalhando a formação e geração de renda para trabalhadores e ex-usuários de drogas.
As rodas de samba acontecem quinzenalmente e reúnem profissionais de saúde, assistência social e dependentes químicos em um bar da região, em meio ao fluxo da cidade. Essas rodas de samba tem o objetivo de gerar um bom papo e criar vínculos com os usuários com intuito de expandir para uma parceria que consiga encaminhar a pessoa para dentro da rede de apoio ou até mesmo para dentro do coletivo.
SERVIÇO
Intervenção| Pagode Na Lata
Quando: Dia 25 de janeiro de 2023. Quarta (feriado), às 16h.
Classificação etária: Livre.
Onde: Praça – Térreo.
Duração: 60 minutos.
Capacidade: 50 lugares.
Gratuito – Sujeito à lotação do espaço.
SESC AVENIDA PAULISTA
Avenida Paulista, 119, São Paulo
Fone: (11) 3170-0800
Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m
Horário de funcionamento da unidade:
Terça a sexta, das 10h às 21h30.
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.
Horário de funcionamento da bilheteria:
Terça a sexta, das 10h às 21h30.
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30
Programação especial no CCBB
Para começar, uma visita teatralizada ao prédio do CCBB SP, onde sua história se mistura com a da capital paulistana e oferece ao público uma jornada patrimonial para conhecer os detalhes históricos que abrigam esse edifício de 1901.
Em “Viagem no Tempo”, personagens de 1930 se relacionam com o público, apresentando a história de formação e transformação da cidade em uma metrópole, da instalação da agência do Banco do Brasil em seu primeiro imóvel próprio na cidade – assim como os detalhes arquitetônicos do prédio, chegando à descoberta de que estão num tempo futuro em que o prédio tem uma nova função, a de salvaguardar a cultura e a arte, como Centro Cultural Banco do Brasil.
Para se aprofundar ainda mais, o programa CCBB Educativo oferece as visitas mediadas,que estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre o patrimônio. O Educativo ainda apresentará o espetáculo “Riquezas de São Paulo: os rios invisíveis”, com música, teatro e poesia, para contar a história dos rios que correm escondidos na capital.
O Centro Cultural Banco do Brasil também será palco do Festival Cidade do Futuro, um festival de ações de reflexão para a inovação, criatividade e sustentabilidade, que incluem atividades de arte e cultura e abrange diferentes espaços do triângulo histórico da cidade. No CCBB SP haverá painéis de discussão com o tema “O Futuro do Cinema: O cinema como transformação”, com curadoria de Juliana Brito e João Andrade, e com os palestrantes Aren Gallo, Dilson Neto, Felipe Spencer, Giselle Belguelman, Leo Mendes, Mariana Paiva, Mozart, Paula Kim e Renata Sunega.
Para os fãs da sétima arte, a estreia da mostra “O Cinema de Tim Burton”, uma retrospectiva cinematográfica completa que homenageia um dos mais importantes cineastas do mundo. São 42 filmes, sendo 23 títulos dirigidos por Tim Burton, um inspirado em uma de suas histórias e mais uma seleção de 18 longas-metragens que são referências na carreira do diretor (devidamente avalizada pelo próprio!). Será a maior mostra de filmes já realizada em São Paulo dedicada ao cineasta, que recebeu o Leão de Ouro pela sua carreira no Festival de Veneza de 2007. Com obras inesquecíveis, que se tornaram clássicas, sucessos de público e de crítica.
E no teatro também tem estreia. “Uma Mulher Vestida de Sol”,primeira peça teatral escrita por Ariano Suassuna, traz uma atmosfera épica de amor e violência, permeada por elementos como ameaças, palavra de honra, amor impossível e brigas de família nas exatas medidas dramáticas e trágicas. O universo imaginoso dessa tragédia sertaneja conta com telões “armoriais” pintados por Manuel Dantas Suassuna (filho de Ariano), cenografia de Guryva Portela, figurino e visagismo de Leopoldo Pacheco e Carol Badra e trilha sonora original, incluindo os arranjos de canto, em criação assinada por Renata Rosa. No elenco, Guryva Portela, Marcello Boffat, Jorge de Paula, Bruna Recchia, Kátia Daher, William Amaral e Carlos Ataíde.
Um dia de celebração com atividades para toda família, gratuitas ou a preços populares, reafirmando objetivo do Centro Cultural Banco do Brasil de formar novas plateias, democratizar o acesso e ampliar a conexão dos brasileiros com a cultura, em suas diferentes formas.
Programação Completa:
9h15 às 13h20
FESTIVAL CIDADE DO FUTURO
“O Futuro do Cinema: O cinema como transformação”
Classificação: 16 anos
Gratuito
Painel 01
9h15 – “O cinema como ferramenta de cura”, com Paula Kim
Mediação de Juliana Brito
10h – Exibição curta-metragem “Bonde”
Direção: Asaph Luccas | SP | 16’
Elenco: Erik Oliveira; Alice Marcone; Joyce Brito
Sinopse: Três jovens negros da favela de Heliópolis saem em busca de refúgio na vida noturna LGBT+ do centro da cidade de São Paulo.
Duração: 45 min + 15 min
Painel 0210h15 – “O cinema do futuro está na diversidade”, com Aren Gallo e Mariana Paiva
Mediação de João Andrade
11h – Exibição curta-metragem “Castelo”
Direção: Guilherme Giufrida, Helena Ungaretti, Alexandre Wahrhaftig e Miguel Ramos | 8’
Sinopse: Devidamente fortificado, um castelo de luxo à beira do rio Pinheiros.
Duração: 45 min + 15 min
Painel 0311h15 – “Impacto na comunidade: O cinema de rua como vetor econômico para o setor e para a sociedade”, com Dilson Neto, Renata Sunega e Leo Mendes
Mediação de Juliana Brito
Duração: 45 min + 15 min
Painel 0412h – “A Cidade como tela”, com Giselle Belguelman, Mozart e Felipe Spencer
Mediação de João Andrade
12h45 – Exibição vídeo histórico “projetemos”, de Mozart
Painéis sob curadoria de Juliana Brito e João Andrade
Seleção de curta-metragens sob curadoria de Felipe Poroger (Finos Filmes)
INTERVENÇÃO AUDIOVISUAL @PROJETEMOS, DE MOZART
Horário: 13h s às 13h20
Local: Friso do vão do 1º Andar
Gratuito
Classificação indicativa: Livre
11h00
“VIAGEM NO TEMPO”
Classificação: Livre
Gratuito
13h00 e 17h00
VISITA MEDIADA PATRIMONIAL
Classificação: Livre
Gratuito
15h00
“O CINEMA DE TIM BURTON”
Frankenweenie (curta-metragem) – 30 min
João e Maria (telefilme) – 37 min
Classificação: Livre
Ingressos: R$ 10 inteira/ R$ 5 meia
16h30
“RIQUEZAS DE SÃO PAULO: OS RIOS INVISÍVEIS“
Classificação: Livre
Gratuito
17h30
“O CINEMA DE TIM BURTON”
As Grandes Aventuras de Pee-Wee – 91 minutos
Classificação: Livre
Ingressos: R$ 10 inteira/ R$ 5 meia
18h30
“UMA MULHER VESTIDA DE SOL”
Classificação: 14 anos
CCBB
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, São Paulo – SP
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Festival do Futuro no Centro Histórico
Competições de dança de rua, oficinas artísticas, exposições de filmes e oficinas criativas, além de mais de 40 arenas futuristas para debater o futuro da cidade. Essas são apenas algumas das atividades que serão realizadas na segunda edição do Festival Cidade do Futuro, evento de inovação, cultura e tecnologia promovido por lideranças do ecossistema de startups de São Paulo, com o apoio da prefeitura municipal de São Paulo e do ProCentro. A iniciativa, que acontecerá no dia 25 de janeiro, em comemoração ao aniversário de 469 anos da cidade, será gratuita.
Ao todo, o Festival acontecerá em mais de 30 pontos do centro histórico, em prédios icônicos como o Farol Santander, Centro Cultural Banco do Brasil, AASP, CAU, Edifício Martinelli, B3, Atento, além de restaurantes e cafés do entorno do triângulo histórico. Serão 469 palestrantes e mais de 200 horas de programação. A expectativa de público é de 10 mil pessoas.
A programação completa pode ser conferida na página do evento, clicando neste link.
Leia também: CONHEÇA CAFÉS EM PRÉDIOS HISTÓRICOS NO CENTRO DE SÃO PAULO
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Love Cabaret, na Rua Araújo, quer se tornar um "parque de diversões para adultos" e mostrar diversidade de corpos
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Veja a relação de filmes para conhecer São Paulo a partir de múltiplos olhares; lista traz longas-metragens de ficção e documentários, e algumas obras podem ser vistas no YouTube
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
Restauro não é só arquitetônico, mas também dos usos, diz Frederico Lohmann, superintendente do Cultura Artística sobre café, livraria e restaurante que serão instalados dentro do espaço aumentando o movimento durante o dia na Nestor Pestana
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup