Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Um dos mais belos prédios comerciais do centro, Galeria do Rock também atrai apaixonados por arquitetura. Veja fotos
Quem vai à Galeria do Rock hoje vai encontrar um clima agradável e familiar. Bem diferente das últimas décadas do século passado, quando o lugar abrigava até tráfico de drogas e brigas de gangues. Pais roqueiros levam seus filhos adolescentes para passear no fim de semana, ver as novidades e contar para eles histórias de quanto frequentavam o lugar quando ele ainda era maldito e tinham que se preparar para ir ao local com o amigos. Veja aqui a história de como ela mudou de perfil ao longo do tempo e uma entrevista com o síndico, Antonio de Souza Neto.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
As instalações estão em bom estado e há uma grande variedade de lojas, a maioria ligada de alguma maneira à cultura jovem. O que atrai também gente que nem tem ideia da história – e das histórias – do lugar. Se antes a maioria das lojas era de LPs e CDs de rock e Hip Hop, hoje o local tem lojinhas de skate, artigos para o público nerd, cervejaria, bonequinhos de astros de rock e personagens de desenho animado, além de produtos veganos, moda, acessórios de decoração e por aí vai.
Veja aqui a lista de lojas e programação de eventos.
A galeria tem um outro atrativo. Suas linhas curvas atraem também os amantes da boa arquitetura, saudosos da época em que o centro de São Paulo reuniu a nata da arquitetura modernista mundial para criar edifícios que promoviam uma perfeita integração entre o espaço público e privado – como mostra o livro São Paulo nas Alturas, de Raul Juste Lores.
Oficialmente chamada de Grandes Galerias, foi projetada pelo casal de italianos Maria Bardelli e Ermanno Siffredi. Mas assinada pelo construtor, Alfredo Mathias, já que os italianos nunca revalidaram seus diplomas no Brasil e não tinham registro no conselho de arquitetos.
Veja também:
SP 100 anos depois: vídeo mostra mudanças na paisagem urbana em um século
Maria pensou nos mínimos detalhes: a abertura maior nos andares superiores para permitir a entrada de mais luz, o piso diferente em cada andar, criando um efeito quando vistos em conjunto, os metais cor de laranja, em contraste com a luz que entra de fora.
Confira abaixo uma galeria com fotos que mostram o que é a Galeria do Rock hoje.
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup