A Vida no Centro

Bom Retiro
Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Bom Retiro: conheça cafés, bares e restaurantes na região

As diferentes culturas que marcaram a história do Bom Retiro continuam presentes: o bairro tem bares, restaurantes e cafés de diferentes culinárias e origens. Conheça os principais

Ariane Cordeiro

Bem pertinho do Centro, o Bom Retiro tem sua história ligada à imigração e acolhimento de novas culturas. A localização ao lado da estação da Luz –  no início do século 20 o principal meio de comunicação da capital com o restante do país – também favoreceu o estabelecimento das lojas que durante décadas fizeram a fama do bairro. Os primeiros imigrantes eram judeus, mas a partir dos anos 1960 o bairro recebeu um grande contingente de coreanos, árabes, chineses, depois bolivianos e agora imigrantes de outras partes do mundo, que tornaram o Bom Retiro uma região multicultural.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

Dicas do Bom Retiro

Esse mix resultou numa cena gastronômica pra lá de aquecida, com grande variedade de restaurantes, bares e cafeterias.

Veja a lista, compartilhe com os amigos e já vai se programando para descobrir tudo o que o Bomra tem de bom.

Leia também: O QUE FAZER NO BOM RETIRO: MUSEUS E CENTROS CULTURAIS QUE PRESERVAM A HISTÓRIA DO BAIRRO

Flor Café

No subsolo da Pinacoteca do Estado, o Flor Café ocupa uma área interna e externa em uma construção de 1905. Com perfil contemporâneo, serve cafés, lanches, sucos e almoços executivos durante a semana. As opções diárias são escritas em destaque em um quadro negro na entrada. Há também dois bufês: um com salgados, tortas e pães de queijo (tradicional e com grãos) e um com sobremesas. O espaço também realiza eventos, como encontro de artistas e esportistas urbanos.

Praça da Luz, 2 – Subsolo e jardim da Pinacoteca do Estado
De qurta a segunda, das 10h às 18h. Fechado às terças-feiras.
Tel. (11) 3313-1583

Café Colombiano

Idealizado pelo casal Patrícia (brasileira) e Rubén (colombiano), o Café Colombiano está localizado dentro da Oficina Cultural Oswald de Andrade. A decoração colorida, com as cores da bandeira da Colômbia e cheia de detalhes, é inspirada em Cartagena, cidade histórica colombiana.

Para comer, doces, salgados, bolos e quatro opções de almoço executivo, de segunda a sábado. O menu traz todos os dias um prato típico, arepas, patacones, aborajados, empanaditas, chips de inhame e outras raízes. Para beber, além dos cafés, sucos naturais e drinques, como mojito e a piña colada, e cervejas nacionais e importadas.

Rua Três Rios, 363 – Oficina Cultural Oswald de Andrade
De segunda a sexta-feira, das 10h30 às 21h. Aos sábados, das 10h30 às 18h.

Restaurante Acrópolis

Um dos mais tradicionais restaurantes gregos de São Paulo, foi inaugurado em 1959 pelo grego Thrassyvoulos Georgios Petrakis (1918-2016), o seu Trasso, que comandou o restaurante pessoalmente até sua morte. Como o salão é pequeno, costuma haver filas aos finais de semana. O ambiente se parece com um botecão antigo, com azulejos brancos e azuis e as paredes cobertas por pôsteres da Grécia, dos inúmeros prêmios que o restaurante recebeu e do Corinthians. Os pratos podem ser escolhidos diretamente no balcão que dá para a cozinha. Entre as sugestões estão o tradicional mussaká, arroz com frutos do mar e o carneiro assado ao molho. Para fechar com chave de ouro, experimente o Baclavá, doce típico grego (massa folhada com nozes).

Rua da Graça, 364
Diariamente, das 7h30 às 20h, exceto à sextas, das 9h às 20h.
Tel. (11) 3223-4386

Bistrô da Sara

Da proprietária Sandra Valéria Silva, o Bistrô da Sara une pratos para almoços de qualidade e funciona como uma pausa em meio à correria das compras da região. O menu traz peixes grelhados ou ensopados, tartar de atum ou de carne bovina, dentre outras opções no estilo contemporâneo. A decoração é rústica e aconchegante e o lugar é bom para conversar. Há também um espaço para um café da tarde, com bolos e doces, como a torta de maçã, expostos na vitrine.

Rua da Graça, 38
De segunda a sexta-feira, das 12h às 15h. Aos sábados, das 11h às 16h30.

 

Falafel Malka

Para chegar é preciso atenção, pois o restaurante fica no segundo andar de uma galeria na movimentada Rua José Paulino. A israelense El Al Levy, filha da fundadora do estabelecimento, Malka Levy, veio para o Brasil criança e viu sua mãe abrir a casa nos anos 1970. Hoje, El Al comanda o espaço. O falafel é servido no pão, ou no prato, com vinagrete de tomate e pepino, picles de berinjela, pepino chucrute e molho caseiro tahine. Destaque para as paredes do espaço cobertas por fotos da família e premiações gastronômicas. Uma delas, El Al faz questão de mostrar a cada pessoa que aparece no local: os elogios do ator Cacá Rosset ao Falafel Malka, considerando-o o melhor de São Paulo.

Rua José Paulino, 345
De segunda a sexta-feira, das 11h às 16h. Aos sábados, das 11h às 15h30.
Tel. (11) 3222-2157

 

Quinoa – Sabores Peruanos

Há dois anos e meio a clientela chega para comer versões de ceviches e chaufas feitas pelo chef e proprietário, o peruano Fred Albert. O nome quinoa é referência ao grão, muito rico em nutrientes e presente em vários pratos da casa. O carro-chefe são os ceviches, mas os sanduíches artesanais típicos do Peru têm destaque especial. Para beber, tradicionais drinques e bebidas peruanas, como o pisco sour, mojito de pisco, Chicha Morada (suco de milho roxo) natural, com todos os processos feitos na casa, e cremoladas (raspadinhas com gelo e frutas).

Rua Anhaia, 1044 – Bom Retiro
De segunda a sábado, das 11h às 21h30.
Tel. (11) 3224-0037

Bellapan Bakery

Tradicional padaria da coreana Serafina Ahn com salgados inspirados na Coreia com adaptações ao paladar brasileiro. Entre eles, o pão de café recheado de requeijão.  Destaque para os doces orientais como o bolinho de arroz com feijão azuki, bolos confeitados e folhados de chantili e morangos. Para beber, sucos naturais, cafés e chás, quentes e gelados.

Rua Prates, 563
De segunda a sexta-feira, das 07h30 às 20h30. Aos sábados das 07h30 às 18h e, aos domingos, das 10h às 17h.
Tel. (11) 3227-1694

Boamesa

Em um grande bufê com mais de 80 opções de saladas, entradas, pratos quentes e uma churrasqueira, o restaurante é um dos mais frequentados por trabalhadores e frequentadores da região. Com mais de 40 tipos de pratos com carnes e a outra metade vegetariana, é o tipo de lugar que agrada a todos os gostos. O kg custa R$ 69,90 e o cardápio varia diariamente.

Rua Correia de Melo, 80
De segunda a sábado, das 11h30 às 15h30
Tel. (11) 3338-2654

Mercearia do Chopp

Com decoração rústica e em madeira, a Mercearia do Chopp está localizada em um mini shopping a céu aberto. No cardápio, chope, uísque, coquetéis, petiscos, cafés, grelhados e saladas. Um dos destaques da casa é o conjunto das 20 melhores cachaças do Brasil. Durante a semana é servido almoço executivo, com três opções diferentes por dia. É um espaço convidativo para happy hour.

Endereço: Rua Ribeiro de Lima, 453
De segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. Aos sábados, das 8h às 16h
Tel. (11) 3333-3575

Alto Bomra Rooftop

É no Bom Retiro que o prédio da antiga fábrica da grife Fiorucci, hoje um estacionamento chamado Lambroso Fashion Mall, recebe festas e eventos fechados. O Alto Bomra é um dos rooftops mais interessantes do Centro. O espaço é inspirado na cenografia de Dogville, de Lars von Trier, e une gastronomia e música. A programação cultural é temática, com chefs, DJs e artistas convidados.

Rua Professor Cesare Lombroso, 161 – 3° andar
A programação é divulgada pelo Facebook do espaço.

Leia também: COPAN: 12 ATRAÇÕES NO EDIFÍCIO-SÍMBOLO DE SÃO PAULO

O QUE FAZER NO MERCADÃO DE SÃO PAULO; VEJA DICAS IMPERDÍVEIS PARA APROVEITAR O PASSEIO

Ariane Cordeiro

Ariane Cordeiro

Jornalista formada pela FIAMFAAM, possui especialização em Comunicação Corporativa pela FGV-SP, Produção Audiovisual pela UFBA e Cinema pela AIC-SP. Atua no mercado de comunicação há 13 anos, sendo dois deles produzindo conteúdo sobre pacientes de uma instituição e hospital público. É fã e repórter colaboradora do A Vida no Centro.