A Vida no Centro

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Cafés na região da República: um guia com opções de diferentes estilos

As opções de cafés na região da República são as mais diversas, indo dos locais clássicos aos modernos e com cardápios variados, de doces franceses a sanduíches veganos

Atualização em 24/05/2021

São muitas as opões de cafés na região da República, no Centro de São Paulo. Alguns, como o Floresta, no Copan, em atividade há mais de 40 anos. Mas foi nos últimos dois anos que a Vila Buarque, especialmente nas imediações da Rua Major Sertório e Rua Bento Freitas, viveu uma transformação, com a abertura de diversos cafés com cardápios variados, de doces franceses a sanduíches veganos. Neste período de pandemia, alguns horários foram alterados, por isso é bom consultar nas redes sociais o horário de funcionamento.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

Fizemos uma lista, separada por área, para te ajudar na hora de escolher um café para uma pausa durante um dia agitado ou para um passeio no Centro.

Leia também: CONHEÇA OS CAFÉS DO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO PAULO

Vila Buarque

Botanista

De frente para a rua, tem também um jardim nos fundos, ao ar livre, com cara de quintal de casa. Serve café da manhã e almoço, com pratos de cozinha do interior e do sertão. Para o café da manhã, opções como pão de queijo, cuscuz nordestino, pão de mandioquinha e bolos feitos no local. No almoço, tem pratos como picadinho, nhoque e galinhada.

Tem várias opções vegetarianas e veganas.

Rua Bento Freitas, 290

Cafés na região da República - La Guapa

La Guapa

Primeira unidade no Centro da rede comandada pela chef argentina Paola Carosela, a casa serve a legítima empanada argentina em dez sabores, sendo um deles o brasileiríssimo Romeu e Julieta. O cardápio de comidas inclui ainda alfajores, sorvetes e o tabletón, placas de massa crocante intercaladas com doce de leite e cacau. Além, é claro, se café espresso e outras bebidas.

Rua Major Sertório, 120

Romeo Romeo

O lugar é pequeno, mas tem espaço até para pequenas reuniões de trabalho. Vários tipos de cafés e drinques com a bebida e um excelente cardápio de comidinhas. Entre os doces, o destaque é o caramelo com flor do sal. Tem uma segunda unidade, no Beco do Batman, na Vila Madalena.

Rua Bento Freitas, 126
Horário: segunda a sexta-feira, das 11h às 16h

Cafés na região da República - Éclair Moi

Eclair Moi

A casa montada pelos irmãos Edward e Nathalie Daves começou na Vila Nova Conceição, depois se transferiu para os Jardins e agora está no Centro, no coração do pedaço que mais se transformou nos últimos anos. No cardápio, além de cafés, éclairs, minicupcakes, sorvetes e suspiros. Tudo feito na fábrica instalada lá mesmo. Além do cardápio para consumo no local, a loja tem várias opções pra presentes, de sapatos de chocolate a suspiros em formato de rosas.

Rua General Jardim, 277

Cafés na região da República - Takko

Takko Café

A casa mudou de endereço, mas o cardápio se manteve: tem vários tipos de cafés, bolos com ingredientes integrais, com opções veganas, docinhos que parecem brigadeiro e são feitos de tâmara e um item raro na região: bagel. São poucas mesas no espaço interno e uma do lado de fora, com vista pra rua.

Rua Major Sertório, 553

Copan e arredores

Magg Café

Dentro da galeria de lojas do Copan, tem um cardápio com cafés diferentes, como combinações com leite condensado e caramelo, e várias comidinhas feitas lá mesmo, com ingredientes frescos, sem conservantes. Os bolos, todos deliciosos, são uma atração à parte. No almoço, tem vários pratos leves, como massas, saladas, falafel e quibe. E ainda tem um atendimento supersimpático.

Avenida Ipiranga, 200

Restaurantes históricos-café floresta

Floresta

No térreo do Copan desde os anos 1960, é uma instituição do prédio mais famoso do Centro. Não tem lugar pra sentar, apenas um balcão, que serve cafés tradicionais, como o espresso puro, com canela, com espuminha de leite e – raridade hoje em dia – com chantilly. Para comer, salgados tradicionais, como pão de queijo e empadas e bolos. Dica importante: não aceita cartão de crédito nem débito, apenas dinheiro.

Avenida Ipiranga, 200

Cuia Café

Fica dentro da livraria Megafauna, e tem entrada pela galeria interna do Copan e por fora, na parte mais próxima à Avenida São Luís. O cardápio da chef Bel Coelho tem pratos para o café da manhã, como pão de queijo da Canastra, waffle e vários tipos de café, sanduíches como tostex e chorupan, além de criações da chef para o almoço e jantar, como pasteizinhos de queijo da Canastra e cebolas caramelizadas, costelinha de porco ao molho de mel e opções vegetarianas como orecchiette ao molho de alho-poró, cogumelo e pinhão crocante. Tem ainda carta de vinhos.

Avenida Ipiranga, 200

Via Roosevelt

Além de um cardápio com sanduíches, bolos, saladas, açaí e diversos tipo de café, fica dentro da praça, entre o pergolado e a Igreja da Consolação. É, ao mesmo, aberto para a praça, e recolhido. Também tem cervejas e drinques. E um bolo Red Velvet maravilhoso, como esse da foto. Tem uma área interna, envidraçada, mas o melhor é a área externa, sob a sombra das árvores atrás da igreja.

Praça Roosevelt (dentro da praça, ao lado do pergolado)

Por um Punhado de Dólares

Também conhecido como PPD, transformou-se num point de descolados da região, com seus cafés coados, sanduíches e bolos. Tem gente que vai trabalhar, outros vão pra relaxar ou ainda para encontrar os amigos. O bolo de chocolate, servido com uma dose de espresso e calda quente é o destaque. Vende também café em pó ou grãos para levar para casa, em várias versões de sabor e intensidade.

Rua Nestor Pestana, 115

Calçadão

São inúmeros os cafés naquela região, mas há alguns que se diferenciam, pelo cardápio de cafés que vão além do espresso tradicional, pelas comidinhas e pela vibe geral. Veja alguns:

Cafés na região da República - Apfel

Café Apfel

Instalado no térreo do restaurante vegetariano Apfel, segue a mesma linha de comida saudável do restaurante, com pães integrais e doces com ingredientes orgânicos. O espaço é pequeno, mas suficiente para um cafezinho após o almoço ou uma paradinha para energizar no meio do dia.

Rua Dom José de Barros, 99
Horário: de segunda a sexta, das 11h às 16h

Sesc 24 de Maio

O prédio que já foi sede das lojas Mesbla ficou mais de uma década em reforma até abrir como Sesc 24 de Maio em 2017 e transformar aquela região do calçadão. São dois cafés, um no subsolo e outro no 11º andar, este com uma vista para a região e um espelho d´água que faz a alegria das crianças no verão. O cardápio tem o básico: café espresso, bolos, sanduíches e alguns doces, sempre com alta qualidade e preços abaixo do mercado. O espaço é amplo e ideal para aquele dia que você quer trabalhar fora de casa sem precisar consumir e sem ser importunado a desocupar a mesa para outro cliente. E ainda tem água filtrada gratuita.

Rua 24 de Maio, 109

Arouche

Cafés na região da República - Benjamin

Benjamin

Loja da cadeia que já tomou conta de São Paulo, tem grande variedade de doces e salgados, além de vários tipos de pães.

Rua do Arouche, 206

Cafés na região da República - Sodiê

Sodiê

Além da ampla linha de bolos, vendidos inteiros para levar ou em fatias para consumo no local, tem salgados como empanados e miniquiches. As mesas amplas e o ambiente sossegado também são propícios a reuniões de trabalho. Café espresso e outros.

Rua do Arouche, 173

Leia também:

CONHEÇA A HISTÓRIA DO CENTRO NOVO DE SÃO PAULO, A REGIÃO DA REPÚBLICA