Cafés na região da República: um guia com opções de diferentes estilos
As opções de cafés na região da República são as mais diversas, indo dos locais clássicos aos modernos e com cardápios variados, de doces franceses a sanduíches veganos
Atualização em 19/12/2024
São muitas as opões de cafés na região da República, no Centro de São Paulo. Alguns, como o Floresta, no Copan, em atividade há mais de 40 anos. Mas muitos outros locais foram abertos nos últimos anos (infelizmente também testemunhamos o fechamento de alguns) e hoje a variedade é enorme. Alguns com lugares apenas internos, outros com área ao ar livre, alguns com espaço adequado para trabalhar.
Acompanhe a lista abaixo e compartilhe com amigos na sua próxima reunião de trabalho, a passeio ou só pra conhecer um lugar diferente e mudar de ares mesmo.
Leia também: CONHEÇA OS CAFÉS DO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO PAULO
Para facilitar, dividimos a lista por região.
Vila Buarque
Bonita Café
Café com balcão e muitas mesas na calçada, bom pra conversar olhando o movimento ou bater papo com amigos. O cardápio tem várias opções de cafés quentes, cafés geladas, matchás e frapês, além de drinques alcoólicos (até uma caipirinha de café). Entre as comidinhas, pão de queijo, empanadas, queijo quente, ovo mexido e sanduíches.
Aberto de segunda a sábado, das 8h às 19h, e das 9h às 18h aos domingos.
Praça da República, 167, esquina com Rua Araújo.
HM Food Café
Fica no térreo do Edifício Renata, prédio histórico que passou por um retrofit recentemente. Tem uma área interna envidraçada e um terraço bem grande, excelente para um café ou um drinque no fim de tarde, quando o sol já não está tão forte. No cardápio, várias opções de cafés especiais, espressos e coados, chás e matchás. Para comer, quiches, tortas, tostadas e bolos. Tem também drinques, cervejas long neck e vinhos.
Funciona de terça a domingo, das 9h30 às 17h30.
Rua Major Sertório, 95 (esquina com Rua Araújo).
La Guapa
Primeira unidade no Centro da rede comandada pela chef argentina Paola Carosella, a casa serve a legítima empanada argentina em mais de dez sabores, sendo um deles o brasileiríssimo Romeu e Julieta. O cardápio de comidas inclui ainda alfajores, sorvetes e o tabletón, placas de massa crocante intercaladas com doce de leite e cacau. Além, é claro, de café espresso e outras bebidas.
Rua Major Sertório, 120
Takko Café
A casa mudou de endereço, mas o cardápio se manteve: tem vários tipos de cafés, chás, matchás, torradas, bolos com ingredientes integrais e várias opções veganas, além de almoço de terça a sexta. Tem mesas no espaço interno e uma do lado de fora, com vista pra rua.
Rua Major Sertório, 553
Copan e arredores
Magg Café
Dentro da galeria de lojas do Copan, tem um cardápio com cafés diferentes, como combinações com leite condensado e caramelo, e várias comidinhas feitas lá mesmo, com ingredientes frescos, sem conservantes. Os bolos, todos deliciosos, são uma atração à parte. No almoço, tem vários pratos leves, como massas, saladas, falafel e quibe. E ainda tem um atendimento supersimpático.
Avenida Ipiranga, 200
Floresta
No térreo do Copan desde os anos 1960, é uma instituição do prédio mais famoso do Centro. Não tem lugar pra sentar, apenas um balcão, que serve cafés tradicionais, como o espresso puro, com canela, com espuminha de leite e – raridade hoje em dia – com chantilly. Para comer, salgados tradicionais, como pão de queijo e empadas e bolos.
Avenida Ipiranga, 200
Cuia Café
Fica dentro da livraria Megafauna, com entrada tanto pela galeria interna do Copan quando por fora, na parte mais próxima à Avenida São Luís. O cardápio da chef Bel Coelho tem pratos para o café da manhã, como pão de queijo da Canastra, waffle e vários tipos de café, sanduíche de queijo quente com geleia de jabuticaba, além de criações da chef para o almoço e jantar, como pasteizinhos de queijo da Canastra e cebolas caramelizadas, costelinha de porco ao molho de mel e opções vegetarianas como orecchiette ao molho de alho-poró, cogumelo e pinhão crocante. Tem ainda carta de vinhos.
Avenida Ipiranga, 200
Tem Umami
O cardápio do Tem Umami é simples: café com panetone e alguns doces especiais, como canelé. Só que o café é um coado da Tocaya e os panetones são artesanais, de fermentação natural, elaborados por Danilo Quadros e Juliana Batarce. Moradores do Centro, eles começaram a produzir os pães natalinos em pequena escala e no fim de 2021 abriram a loja no térreo do Copan. Os panetones são vendidos inteiros, para levar, ou em fatias, para levar ou comer no balcão. Além de tradicional, tem sabores desenvolvidos por eles, sempre com ingredientes artesanais. Em outra loja, tem uma sorveteria com sorvetes artesanais.
Horário: de quarta a domingo, das 12h às 19h.
Pão de Queijo Dona Zelda
Desde agosto instalada no Copan, a loja é especializada em pão de queijo e outras delícias mineiras. Tem uma ambientação de casa de avó, e é esta a intenção de Athana Rodrigues, que homenageia a avó mineira no cardápio, na decoração, e no jeito simp´ático de atender e fazer com que os clientes se sintam em casa. Tem pão de queijo com quejo com vários recheios e vende também a iguaria congelada, embalada em trouxinhas lindas de chita.
Horário: de terça a sábado, das 10h às 19h.
Mahá Mistura Criativa
No térreo do Edifício Itália, tem um amplo salão, dividido em várias salas, com ambientes decorados com motivos brasileiros. Uma das salas com uma sinalização de coworking, uma senha para quem quer usar o espaço para, além de tomar um café e comer uma coisinha, variar o ambiente do home office. Além de pão de queijo, quiche e outras comidinhas de café, tem um cardápio de almoço.
Avenida Ipiranga, 360.
Por um Punhado de Dólares
Também conhecido como PPD, transformou-se num point de descolados da região, com seus cafés coados, sanduíches e bolos. Tem gente que vai trabalhar, outros vão pra relaxar ou ainda para encontrar os amigos. O bolo de chocolate, servido com uma dose de espresso e calda quente é o destaque. Vende também café em pó ou grãos para levar para casa, em várias versões de sabor e intensidade.
Ao lado, tem a padaria PPD Pão e vinho, que funciona das 10h à meia-noite, e além de vender pães artesanais, serve algumas receitas e taças de vinho no local.
Rua Nestor Pestana, 115
Calçadão
Sesc 24 de Maio
O prédio que já foi sede das lojas Mesbla ficou mais de uma década em reforma até abrir como Sesc 24 de Maio em 2017 e transformar aquela região do calçadão. São dois cafés, um no subsolo e outro no 11º andar, este com uma vista para a região e um espelho d´água que faz a alegria das crianças no verão. O cardápio tem o básico: café espresso, bolos, sanduíches e alguns doces, sempre com alta qualidade e preços abaixo do mercado. O espaço é amplo e ideal para aquele dia que você quer trabalhar fora de casa sem precisar consumir e sem ser importunado a desocupar a mesa para outro cliente. E ainda tem água filtrada gratuita.
Rua 24 de Maio, 109
Leia também: CONHEÇA A HISTÓRIA DO CENTRO NOVO DE SÃO PAULO, A REGIÃO DA REPÚBLICA