Mirante do Martinelli: veja fotos
Edifício de 30 andares no Centro permite uma vista privilegiada de São Paulo. Veja fotos
Sabia que muitos museus estão próximos das estações e podem ser visitados de trem? Confira alguns em São Paulo e nas cidades vizinhas atendidas pela CPTM
Não são poucos os museus instalados no Centro de São Paulo, onde se pode ver obras de arte de todos os tipos e vivenciar a intensa programação preparadas por eles. E muitas vezes sem gastar nada, já que todos os museus têm ingresso grátis pelo menos um dia da semana.
Alguns, no entanto, estão um pouco mais distantes do Centro – e demandam um pequena viagem. Que pode ser rápida e econômica se for feita de trem.
A CPTM preparou uma lista com museus perto das estações de trem na Grande São Paulo. Entre as opções, estão a Pinacoteca, o Museu de Arte Sacra, o Memorial da Resistência e o Museu da Casa Brasileira, que ficam próximos à Estação da Luz, das linhas 7-Rubi e 11-Coral, e não cobram entrada aos sábados.
Outras atrações são um pouco mais distantes, e precisam de baldeações e troca de estações. Mas isso não é problema, já que é possível chegar a elas pela estação da Luz, no Centro, que por sua vez pode ser acessada pelas linhas do metrô. Veja aqui o mapa da CPTM.
Confira os museus próximos às estações de trem e programe sua visita:
Guarda a memória da resistência e repressão políticas no Brasil republicano, por meio da preservação de parte do edifício que foi sede do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops-SP). Entrada gratuita.
Horário: de quarta a segunda, das 10h às 17h30.
Endereço: Largo General Osório, 66 – Santa Efigênia – São Paulo
Museu de Arte Sacra
Detém mais de 18 mil peças religiosas no acervo, remanescentes dos séculos 16 a 20. Aos sábados a entrada é gratuita.
Horário: de terça a domingo, das 9h às 17h.
Endereço: Av. Tiradentes, 676 – Luz – São Paulo
É um museu de artes visuais com ênfase na produção artística brasileira do século 19 à contemporaneidade. Aos sábados a entrada é gratuita.
Horário: de quarta a segunda, das 10h às 17h30, com permanência até as 18h.
Endereço: Praça da Luz, 2 – Bom Retiro – São Paulo
O antigo Museu Ferroviário Irineu Evangelista de Sousa (Barão de Mauá) é um centro de referência e preservação da memória ferroviária na cidade de Jundiaí. Entrada gratuita.
Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, com agendamento. Aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h.
Endereço: Av. União dos Ferroviários, 1.760 – Ponte de Campinas – Jundiaí
Fundado em 1975, nasceu da paixão de seu fundador, o professor Dimas de Melo Pimenta, por relógios, e hoje possui um acervo com cerca de 600 peças do mundo todo. Entrada gratuita.
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h, com agendamento.
Endereço: Av. Mofarrej, 840 – Vila Leopoldina – São Paulo
Também conhecido como Chalé Brícola, nele se encontram objetos, filmes, documentos e obras de arte que contam um pouco da história de Osasco. Entrada gratuita.
Horário: de segunda a sexta-feita, das 10h às 12h30 e das 13h às 16h30.
Endereço: Av. dos Autonomistas, 4.001 – Centro – Osasco
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
Museu da Casa Brasileira Foto: Chema Llanos
Dedica-se às questões da moradia brasileira pelo viés da arquitetura e do design, com exposições temporárias, debates e palestras para a comunidade. Aos sábados, domingos e feriados a entrada é gratuita.
Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h.
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano – São Paulo
Museu da Imigração Foto: Vanessa Canoso
Preserva a memória das pessoas que chegaram ao Brasil e o relacionamento construído, ao longo dos anos, com as diversas comunidades representativas da cidade e do estado. Aos sábados a entrada é gratuita.
Horário: de terça a sábado, das 9h às 17h, e domingo, das 10h às 17h.
Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Brás – São Paulo
Detém um dos maiores acervos zoológicos da América Latina, acerca da biodiversidade brasileira e global. Ingressos a R$ 10,00.
Horário: de quarta a domingo, das 10h às 17h, com entrada até as 16h30.
Endereço: Av. Nazaré, 481 – Ipiranga – São Paulo
O museu Doutor Octaviano Armando Gaiarsa conta aos visitantes a história de Santo André por meio de acervo com cerca de 70 mil itens, como objetos e fotografias, além de realizar exposições e ações educativas e culturais. Entrada gratuita.
Horário: de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30, e aos sábados, das 9h às 14h30.
Endereço: Rua Senador Fláquer, 470 – Centro – Santo André
Responsável pela manutenção da memória e pesquisa histórica de Mauá, com um acervo que inclui objetos, livros e fotografias, totalizando cerca de 10 mil itens. Entrada gratuita.
Horário: segunda a sexta, das 9h às 16h, e aos sábados, das 10h às 15h.
Endereço: Av. Doutor Getúlio Vargas, 276 – Vila Guarani – Mauá
O Museu Histórico Professora Guiomar Pinheiro Franco foi construído na segunda metade do século 18 e tem por objetivo mostrar o modo de vida de uma família nos séculos 19 e 20. Entrada gratuita.
Horário: de terça a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Endereço: Rua José Bonifácio, 202 – Centro – Mogi das Cruzes
Museu histórico e pedagógico que possui um acervo de utensílios e objetos antigos que remetem ao contexto histórico de Itaquaquecetuba. Entrada gratuita.
Horário: de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Endereço: Praça Padre João Álvares, 49 – Centro – Itaquaquecetuba
Leia também: QUER ANDAR? MAPA MOSTRA DISTÂNCIAS A PÉ ENTRE ESTAÇÕES DE METRÔ
VEJA FOTOS DO SESC AVENIDA PAULISTA: MIRANTE FICA NO PONTO MAIS ALTO DE SP
Edifício de 30 andares no Centro permite uma vista privilegiada de São Paulo. Veja fotos
Centro Histórico sedia dezenas de atrações no Festival de Natal, entre os dias 9 e 23 de dezembro de 2019. Confira programação
Maior projeto de arte urbana do mundo transforma o centro de São Paulo num aquário em meio a prédios históricos
Conheça a história do Parque Mário Covas, onde havia um casarão que foi frequentado por muitos artistas e intelectuais que fizeram a cultura do século 20
Espaços compartilhados caíram no gosto de startups, profissionais liberais e até de grandes empresas. Conheça opções de coworkings no Centro de São Paulo e veja fotos
Realizado em parceria com a STX, evento aconteceu no novo Ibis Styles Downtown, na Luz, e reuniu poder público, iniciativa privada e moradores
Veja a dica de caminhada por lugares que aliam arquitetura, história e outras atrações turísticas na região central de São Paulo
Com entrada gratuita, evento vai discutir o impacto das mudanças na região com alguns dos responsáveis por esse processo, como empreendedores da economia criativa, poder público e empresários; garanta sua vaga
Programação da Satyrianas 2019 também celebra também os 30 anos da Cia. Os Satyros, criadores do evento
Show de Mariana Aydar colocou todo mundo pra dançar forró em apresentação ao ar livre no Festival A Vida no Centro. Veja fotos
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup