Viaduto Santa Efigênia passa por reforma. Prefeitura diz que vai manter desenho do mosaico do piso
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
SP na Rua e a Semana da Música Eletrônica, no Centro Cultural Olido, são algumas das atrações no Mês da Cultura Independente, em setembro
O Mês da Cultura Independente (MCI), promovido pela Secretaria de São Paulo durante o mês de setembro, apresenta cerca de 500 atividades em mais de 100 pontos da cidade, ocupando ruas e espaços culturais da cidade. Boa parte dessa programação acontece no Centro, em locais como o Centro Histórico e Centro Cultural Olido.
O evento reúne artistas da cultura independente de diversas linguagens, com shows, peças de teatro, mostras de cinema, debates, seminários, encontros literários e oficinas.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
Um dos destaques da programação é o SP na Rua, evento que ocupa as ruas do Centro histórico de São Paulo com dez horas de manifestações artísticas, musicais e performáticas de coletivos urbanos, intervenções musicais e DJs. Este ano, o SP na Rua também abraça o Dia Municipal da Música Eletrônica de São Paulo, que ganha um palco dedicado à data. O MCI traz ainda, no Centro Cultural Olido, a Semana da Música Eletrônica, com diversas atividades entre os dias 22 e 29.
Confira a programação completa no site da Secretaria de Cultura.
SP NA RUA
Na noite do dia 28 para o dia 29 de setembro, mais de 60 atrações acontecem em 16 pontos de festas espalhados pelo centro da cidade. Ao todo, são oferecidas dez horas de manifestações artísticas, musicais e performáticas.
Trazendo tanto coletivos que estão começando agora quanto aqueles que são os mais expressivos e atuantes da cidade, o SP NA RUA deste ano ocorre no perímetro do centro novo: nos calçadões da República, do Largo do Paissandu à Praça Dom José Gaspar e de uma ponta a outra da Rua Barão de Itapetininga.
Entre os destaques, está o palco Dia da Música Eletrônica, com curadoria de Claudia Assef, e a Calefação Tropicaos e Ondas Tropicais: Homenagem a Sonia Abreu, primeira DJ brasileira, morta em 2019.
Programação completa:
Ponto 1 – Endereço RUA 24 DE MAIO, 62 – 22h às 6h
Terremoto
+
África Mãe do Leão
+
Zion Gate
Ponto 2 – Endereço RUA 24 DE MAIO, 247 – 22h às 6h
Feminine HI-FI
+
Pata Do Leão
Ponto 3 – Endereço RUA BARÃO DE ITAPETININGA, 298 – 20h às 6h
Batekoo
+
Chernobyl
+
Bandida
Ponto 4 – Endereço RUA 7 DE ABRIL, 386 – 20h às 6h
Desculpa Qualquer Coisa
+
Mel
+
Baile do Risca Fada
Ponto 5 : Endereço RUA DOM JOSÉ DE BARROS, 40 – 55 – 20h às 6h
Trava Bizness
+
Coletivo Amem
+
House of Zion
+
Azagatcha
Ponto 6: Endereço RUA BRÁULIO GOMES, 36 – 22 – 20h às 6h
Fiebre En la Selva
+
Pratododia All Stars
+
Baile dos Ratos
Ponto 8 – Endereço PRAÇA DAS ARTES – 20h às 6h
Poros
+
Capslock
+
Caldo
Ponto 9 – Endereço PRAÇA RAMOS – 22h às 6h
Vampire Haus
+
Techno de Rua
+
Ghost + Jaca
Ponto 10 – Endereço RUA BRÁULIO GOMES, 163 – 20h às 6h
Calefação Tropicaos e Ondas Tropicais: homenagem à Dj Sonia Abreu (1951-2019)
Tata Ogan
+
Jai Mahal
+
Arthur Veríssimo
+
Theo Werneck & Fernando Figueiredo b2b (Banda do 4o Mundo)
+
Ezê Mattos & Chris Prado b2b
+
DJ Robertinho
Ponto 11 – Endereço RUA MARCONI, 82 – 20h às 6h
Helipa LGBT
+
Crash Party
+
Perifa no Toque
Ponto 12 – Endereço RUA BARÃO DE ITAPETININGA, 78 – 20h às 6h
Mamba Negra
+
Blum
+
Marsha!
+
Sintética
Ponto 13 – Endereço RUA CONSELHEIRO CRISPINIANO X SETE DE ABRIL – 20h às 6h
Applebum x Batalha Dominação
+
SKrrr
+
Grajaú Rap City x Arena do Flow
Ponto 15 – LARGO DO PAISSANDÚ – 20h às 8h
DIA DA MÚSICA ELETRÔNICA
Cashu
+
Ella de Vuono
+
Márcio Vermelho
+
Andrea Gram
+
Mau Mau
+
Davis
+
Akin
+
Cashu
+
Tessuto
Ponto 16 – VITRINE GALERIA OLIDO – Endereço AVENIDA SÃO JOÃO, 473 – 20h às 6h
Veneno
+
Apartamento 21
+
A Onda Errada
+
Roda de Sample
AUDIOVISUAIS – 20h às 6h
Coletivo Coletores apresenta Graffiti Digital Cidade Risco – Endereço Rua Dom José de Barros, 40-55
Irmãs Lumièrra – Endereço Rua 7 de abril, 210-230
Estúdio Laborg apresenta Orl_02 – Endereço Rua Barão de Itapetininga x Rua Dom José de Barros
Imersão Urbana – Endereço Rua Barão de Itapetininga, 26
ADESÕES
Ponto 7 – Endereço PRAÇA DOM JOSÉ GASPAR – 20h às 6h
Palco Mandíbula
Miria Alves
+
Bailão de Dois
+
Solta o Bass
+
Puro Sulco
+
Mari Boaventura
+
Rude
+
Lado B do Ben
+
GTA
+
Rolex
Ponto 14 – Endereço RUA DOM JOSÉ DE BARROS, 301 – 20h às 6h
QUARTINHO VOID
Nana Kohat
+
Atzok
+
ccccchaves
+
DKPVZ
+
KENY/
+
Letricia
+
Babylon by Gus
MAQUIAGEM
VIVÊNCIA MAKE GUERRILHA
Coordenada pelas artistas Ramirona e Alma Negrot, a vivência utiliza a maquiagem como ferramenta de autoconhecimento e poder. A atividade não faz distinção de gênero, sexualidade, idade ou formação social. Nos encontros, alternam-se momentos (per)formativos, expositivos e práticos, que abrem o debate sobre desdobramentos históricos e contemporâneos relacionados à identidade de gênero, terrorismo urbano e subjetividades do corpo, por meio de técnicas de caracterização e conceitos de maquiagem contrários às visões normativas sobre beleza e padrões estéticos.
Centro Cultural São Paulo – Sala de Debates (Piso Caio Graco)
De 21 a 29/9. 3ª a 6ª, das 18h às 20h. Sáb. e dom., das 15h às 18h.
Grátis. Inscrição: 1º a 15/9 (preencher formulário)
CINEMA
MOSTRA DE FILMES DE MÚSICA ELETRÔNICA
O cineasta e escritor Lufe Steffen assina a curadoria da Mostra de Filmes de Música Eletrônica, exibida em setembro na sala Spcine Olido. A programação é gratuita e apresenta, em todas as segundas-feiras do mês, os filmes: “A Volta da Pauliceia Desvairada” (2012), de Steffen (dia 2) / “Curtas – A Noite Eletrônica dos Anos 2000”, com as produções “Condessa” (2000), de Dacio Pinheiro e Denis Rodriguez; “São Paulo 2000” (2000), de Dacio Pinheiro, Daniel Zanardi e Rodrigo Garcia Dutra; “LCD 32:59” (2003) e “Carnaval” (2006), ambos de Dacio Pinheiro; “Y” (2013), de Dacio Pinheiro e Stefan Fahler (dia 09) / “O Que É Nosso – Reclaiming The Jungle” (2014), de Jerry Clode, Murilo Yamanaka e Allyson Alapont (dia 16) / “A Orquestra Invisível e Outros DJs Pioneiros do Brasil” (2004), de Keke Toledo e Rica Mentex (dia 23). No dia 30, o encerramento da Mostra traz um debate entre Steffen, Claudia Assef (diretora do Centro Cultural Olido e autora do livro “Todo DJ Já Sambou”) e Erika Palomino (diretora do Centro Cultural São Paulo e autora do livro “Babado Forte”).
Centro Cultural Olido – Sala Spcine Olido
Dias 2, 9, 16, 23 e 30/9 (debate), às 20h. Livre. Grátis
MÚSICA
SEMANA DA MÚSICA ELETRÔNICA
No último domingo de setembro, comemora-se o Dia Municipal da Música Eletrônica e o Centro Cultural Olido e sua Galeria do DJ prepararam uma semana inteira de atrações. Entre os dias 22 e 29, a programação conta com festas, painéis de debate, mostra de filmes, exposição de fotos e workshops. Na abertura do evento, às 15h, o Domingo Delas recebe DJs mulheres de várias épocas e estilos. O encerramento das comemorações conta com uma grande festa de música eletrônica em frente ao Olido, no Largo do Paissandu.
Centro Cultural Olido – Galeria do DJ
De 22 a 29/9, diversos horários. Grátis
Leia também: OS NOVOS BARES E RESTAURANTES DE IMIGRANTES QUE ESTÃO RENOVANDO A GASTRONOMIA DO CENTRO DE SÃO PAULO
CONHEÇA OS NOVOS BARES E RESTAURANTES QUE ESTÃO BOMBANDO NO CENTRO DE SP
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Love Cabaret, na Rua Araújo, quer se tornar um "parque de diversões para adultos" e mostrar diversidade de corpos
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Veja a relação de filmes para conhecer São Paulo a partir de múltiplos olhares; lista traz longas-metragens de ficção e documentários, e algumas obras podem ser vistas no YouTube
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
Restauro não é só arquitetônico, mas também dos usos, diz Frederico Lohmann, superintendente do Cultura Artística sobre café, livraria e restaurante que serão instalados dentro do espaço aumentando o movimento durante o dia na Nestor Pestana
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup