Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Evento comemora três anos da Banca Tatuí, espaço de publicações independentes no centro de São Paulo. Veja programação e horários
Uma rinha de quadrinistas, lançamento de livros, show, leilão de desenhos marcam a festa de três anos da Banca Tatuí, espaço de publicações independente na Rua Tatuí, neste sábado, dia 2 de dezembro.
A partir das 16h20, desenhistas como DW Ribatski, Felipe Nunes, Rodrigo Terra e Felipe Portugal farão disputas com papel e tinta na calçada ao lado da banca (Rua Barão de Tatuí, 275). Os artistas terão cinco minutos para criar uma arte conforme temáticas propostas pelo mestre de cerimônias, o quadrinista mineiro Marcos Batista. A curadoria é de Ramon Vitral, do site especializado em quadrinhos autorais Vitralizado. Quem quiser, poderá fazer um desafio na hora também.
As obras serão leiloadas depois no teto da banca, com lances a partir de R$ 1,99. Todo o dinheiro arrecadado será destinado ao autor do trabalho.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
A festa também comemora os cinco anos da editora Lote 42, responsável pela Banca Tatuí. Serão lançadas quatro publicações da casa:
– A Espetacular Clínica da Monga apresenta Caso Original – livro de Tai Cossich que faz uma narrativa gráfica a partir de uma sessão de psicanálise;
– Já Era – novela gráfica do quadrinista catarinense Felipe Parucci;
– Gogmagog!: Morris Cox e sua Gogmagog Press – de Gustavo Piqueira, primeiro livro da coleção Gráfica Particular;
– Mó Mistério – fanzine que reúne textos de grandes autores mortos, com ilustrações de Laura Teixeira.
Também estará em pré-venda o livro Mercúrio Cromo, coletânea de cartuns do quadrinista potiguar Aureliano Medeiros. Quem adquirir a obra durante a festa receberá em casa com frete grátis e ganhará um pôster. Um dos quadrinistas web mais conhecidos do Brasil, com mais de 220 mil seguidores, Aureliano produz cartuns autobiográficos, onde ele se retrata pelado, que misturam a confusão do cotidiano com conflitos entre cabeça e coração.
Leia também:
Como é tradição na Banca Tatuí, a festa terá música ao vivo no teto do espaço. O show deste sábado será com a banda Tríptico, formado por músicos colombianos que interpretam um repertório dançante e alegre de canções da América Latina e Caribe. A Banca Tatuí já sediou shows de artistas como Lucas Santtana, Tatá Aeroplano, Camila Garófalo, Mariana Degani, entre outros.
Fundada em dezembro de 2012, a Lote 42 se destaca no meio editorial por um ritmo parcimonioso de lançamentos, com um cuidado especial na edição de cada obra. Dois anos depois, a editora criou a Banca Tatuí, primeira banca de rua inteiramente dedicada a artistas independentes, com material de mais de 160 editoras. Uma das características marcantes do espaço é seu telhado, com um jardim que faz as vezes de palco durante datas especiais, como neste sábado.
Serviço
Festa de aniversário da Banca Tatuí e Lote 42
Quando: Sábado, 2 de dezembro, a partir das 16h20 (evento).
Onde: Rua Barão de Tatuí, 275
Gratuito
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup