Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Sediada no Tubaína Bar e com entrada gratuita, série de encontros sobre jornalismo reúne especialistas durante o mês de setembro para discutir o presente e o futuro do mercado de mídia
A terceira edição do Clube da Imprensa, série de encontros que discute o presente e o futuro do jornalismo, começa nesta semana. Sempre às terças-feiras, os debates serão realizados nos dias 4, 11, 18 e 25 de setembro. O evento será realizado no Tubaína Bar, na Rua Haddock Lobo, 74. Todos os debates serão transmitidos ao vivo pelo Facebook do Clube da Imprensa e também no do A Vida no Centro , um dos parceiros de mídia do projeto. O Clube conta com o apoio institucional da Associação Nacional dos Editores de Revista (Aner) e mídia do Jornalistas & Cia e Portal Comunique-se.
O primeiro tema da nova temporada é: “Afinal, o que será das revistas?” O objetivo é refletir sobre o momento desafiador vivido pela mídia impressa, que tem sofrido bastante com os efeitos provocados pela tecnologia digital no modelo de negócios. O setor tem convivido com notícias de fechamento de revistas e dificuldades por parte de grandes companhias do mercado. Quais são os melhores caminhos para as revistas na era digital? Existem cases ou tendências nacionais e internacionais que os profissionais e publishers brasileiros devam seguir?
O painel contará com a participação de:
Paulo Camossa Júnior: Publicitário formado na Escola Superior de Propaganda & Marketing, foi profissional de mídia em agências por 29 anos. Passou por diferentes agências, como pela Lage Stabel/BBDO, MPM, Talent e FCB até chegar à AlmapBBDO, onde permaneceu por 17 anos – 14 deles como Diretor Geral de Mídia. Foi também Diretor de Marketing da Editora Abril. Em diversas ocasiões foi considerado Profissional de Mídia do Ano por diferentes entidades e publicações. Teve trabalhos premiados no Brasil e no exterior, deu aulas na ESPM e na UNIP e foi colunista de veículos do setor. É membro do Conselho Honorário do Grupo de Mídia São Paulo e, desde agosto de 2015, comanda a Piraporanó, empresa que dá suporte de Marketing Publicitário para produtores e autores de conteúdo, marcas e veículos de comunicação.
Helena Bagnoli – Historiadora e jornalista. Trabalhou na TV Cultura, na TVCableVisión e no Grupo Abril, onde por quase 18 anos dirigiu publicações, foi publisher das revistas de cultura e diretora-geral responsável por 50 marcas da Editora. De 2009 a 2013 foi presidente da MTV Brasil. Atualmente é publisher e diretora editorial da revista Bravo!
Hélio Gomes – Diretor de Mídias Digitais da Editora Três, que edita as revistas Istoé e Dinheiro, entre outras. Ex-diretor de redação e conteúdo da Trip, da Galileu e do Terra.
Clayton Melo – Jornalista com MBA em Marketing pela FGV, é cofundador do A Vida no Centro. Com 22 anos de carreira, muitos deles em redações, foi editor da revista Istoé Dinheiro e do jornal de economia Gazeta Mercantil, do site de tecnologia IDG Now e repórter do Meio & Mensagem, entre outros veículos.
O que é o Clube da Imprensa
O Clube da Imprensa é um projeto criado por um grupo de jornalistas: os criadores do A Vida no Centro, Denize Bacoccina e Clayton Melo, Hélio Gomes, Milton Gamez, Edson Franco, Marcia Minilo e Rica Ramos. Todos com grande experiência no mercado, em veículos como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Valor Econômico, Gazeta Mercantil, revistas IstoÉ e IstoÉ Dinheiro, Terra e BBC.
Os encontros começam com um happy hour, às 18h, com um som ambiente nas picapes. Por volta das 20h começam os debates. Como cortesia, o Tubaína Bar vai oferecer o segundo chopp – ou Tubaína – para quem for aos encontros.
Confira abaixo mais detalhes sobre a programação da terceira edição do Clube da Imprensa:
04/09 – Afinal, o que será das revistas?
O setor vem atravessando momentos difíceis, com fechamento de publicações, demissões e a necessidade de se reinventar na era digital. Quais as saídas? Quais as experiências de novos modelos de negócios estão sendo testadas e que podem apontar uma saída para esse mercado?
11/09 – A resposta da imprensa às fake news
Como os grandes veículos brasileiros e novas iniciativas independentes estão combatendo a praga das notícias falsas.
18/09 – A definir.
25/09 – Humor e jornalismo na era dos memes
O casamento ainda funciona neste século 21? É hora de fazer uma DR? Como a mistura entre informação e riso na imprensa brasileira transformou-se ao longo das décadas.
Mediador: Edson Franco
Sobre o Clube da Imprensa
O Clube da Imprensa é uma iniciativa colaborativa e voluntária, criada por um grupo independente de colegas jornalistas. A saber:
Denize Bacoccina – Cofundadora da plataforma A Vida no Centro e Country manager da Ruptly no Brasil. Ex-chefe da sucursal da IstoÉ Dinheiro em Brasília e ex-correspondente da BBC, em Londres e Washington.
Marcia Minillo – A fotógrafa está à frente do projeto Sampa Inesgotável. Tem passagens marcantes pelas editoras Três e Globo.
Clayton Melo – Cocriador do A Vida no Centro e curador da StartAgro. Ex-editor da Istoé Dinheiro, Gazeta Mercantil e IDG Now.
Edson Franco – Coordenador online do Canal Rural. Ex-gerente do Terra e ex-editor da Folha de S. Paulo e da Galileu.
Hélio Gomes – Diretor de mídias digitais da Editora Três. Ex-diretor de redação e conteúdo da Trip, da Galileu e do Terra.
Milton Gamez – Diretor de núcleo na Editora Três. Ex-editor da IstoÉ Dinheiro e ex-repórter d’O Globo e da Folha de S. Paulo.
Rica Ramos – Diretor de arte, luthier e artista gráfico. Ex-capista da IstoÉ e ilustrador do Valor Econômico.
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup