Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
“O vidro na visão do passarinho” é o tema do espetáculo, que reúne 20 artistas circenses e 15 atores em noite de gala especial
Vinte artistas circenses e 15 atores participam das comemorações da Noite de Gala do Circo, neste sábado e domingo, dias 9 e 10 de dezembro, com entrada gratuita, no Theatro Municipal, numa experiência artística inédita.
O tema da encenação é “O vidro na visão do passarinho”. O espetáculo é estruturado em oito blocos temáticos com cerca de 90 minutos e propõe reflexões acerca do vidro, suas qualidades, simbologia e paradoxos. São eles: a criação do vidro, transparência, espelho, o vidro como separação, a solidão atrás do vidro, o vidro na visão do passarinho, a fragilidade do vidro e cacos de vidro.
O diretor teatral Nelson Baskerville assina a direção geral do evento, que conta ainda com a participação de Hugo Possolo na direção de circo. Hugo selecionou artistas de diversas habilidades, parte deles integrantes de importantes grupos para produzir um espetáculo contemporâneo e pulsante que dialogue profundamente com a cidade de São Paulo.
Nelson Baskerville, considerado um dos mais importante e atuantes diretores teatrais paulistanos, vencedor do Prêmio Shell 2010 de Melhor Direção pelo espetáculo “Luis Antonio-Gabriela”, considera o espetáculo “uma homenagem à cidade de São Paulo e aos artistas. Na frenética São Paulo, que a todo o momento se constrói e recontrói, o circo e seus artistas permanecem”.
Artistas multilinguagens
O palco do Municipal será preenchido pelos artistas propondo imagens, apresentando números, realizando cenas, interagindo com a cenografia, vídeos e trilha sonora numa representação múltipla da cidade que não para e em que tudo acontece simultaneamente. O circo e suas cores fazem um contrapondo à rotina da cidade.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
Entre as atrações está a Cia. ParaladosanjoS, que revisita uma de suas obras mais significativas: Crossroad – Contos Urbanos, que traz ao palco figuras do universo alternativo da cidade de São Paulo. Também serão realizados duos acrobáticos aéreos e coreografias coletivas como as cenas que acontecem em espaços simulados como um andaime e o metrô.
A cantora Virgínia Rodrigues, uma das mais respeitadas no circuito dos mais importantes festivais de jazz e world music mundo afora também participa da Noite de Gala do Circo.
Serviço:
Theatro Municipal de São Paulo – Praça Ramos de Azevedo (metrô Anhangabaú)
Quando: dias 9 de dezembro, 20h. Dia 10 de dezembro, 18h
Ingresso gratuito distribuído duas horas antes do início da sessão
Espetáculo com interpretação de Libras
Leia também:
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup