Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Programação de inauguração do Sesc 24 de Maio, dias 19 e 20 de agosto, tem várias atrações gratuitas, muitas delas ao ar livre
O Sesc 24 de Maio, o novo ponto cultural do centro de São Paulo, preparou uma programação especial de inauguração, gratuita, para o fim de semana dos dia 19 e 20 de agosto. Entre as atividades, uma leitura dramática de Nelson Rodrigues com Fernanda Montenegro, show de Martinho da Vila ao ar livre e uma exposição sobre São Paulo, além de oficinas e vivências com medalhistas olímpicos, espetáculos para crianças e intervenções circenses.
Além do prédio do Sesc, a programação se estenderá para todo o entorno, com atividades em locais como a Praça da República, entorno do Theatro Municipal, Praça do Patriarca e Largo do Paissandu.
Entre os destaques da programação especial de inauguração está a leitura dramática de textos de Nelson Rodrigues, por Fernanda Montenegro, que também fala de sua convivência com o dramaturgo. Retirada de ingressos na central de atendimento, dias 19 e 20/8, 13h, limitado a 1 ingresso por pessoa. A apresentação será às 19h no sábado, dia 19, e às 16h no domingo, dia 20.
A exposição “São Paulo não é uma cidade – Invenções do Centro”, com curadoria de Paulo Herkenhoff e Leno Veras, ocupará os 1300 m² do quinto andar do prédio, apresentando uma leitura do centro de São Paulo mostrando toda sua complexidade e diversidade a partir dos contextos da história da arte, da arquitetura, do urbanismo, da indústria, do comércio e dos lugares emblemáticos, assim como sobre as pessoas, ofícios, saberes e cotidianos dessa composição urbana.
Haverá também apresentações musicais em ruas próximas, como Cortejo com Músicos de Rua, grupo de 18 artistas com repertório que mistura ritmos como baião, forró, xote e marchas, além de emboladas e repentes (saída da Praça do Patriarca no sábado das 16h e no domingo às 11h), Encontro do Samba com Maracatu (saída da Praça da República, no sábado, às 14h).
LEIA TAMBÉM:
A Fanfarra Paulistana, banda itinerante composta por instrumentos de sopro e percussão apresentando músicas que retratam a cidade de São Paulo, como “Sampa” (Caetano Veloso), “Ronda” (Paulo Vanzolini) e “São Paulo, São Paulo” (Premê). Saída do Theatro Municipal, no sábado às 12h30 e domingo às 13h30.
No dia 20, domingo, o show “Martinho Rap Samba Rock”, encerra a programação inaugural. Em palco montado na esquina das ruas 24 de Maio com Dom José de Barros, o sambista Martinho da Vila recebe o rapper Rashid e os integrantes do Clube do Balanço, Tereza Gama e Marco Matolli.
O teatro do Sesc vai receber ainda o Balé da Cidade de São Paulo. Já para as crianças, a unidade receberá o espetáculo “O Dragão de Fogo”, com tradução em libras. Os fãs das artes circenses poderão acompanhar os espetáculos “Impossível Alerta: Contém Mágica” (Grupo Fundo Falso) e “Vaiqueuvoo” (Cia. Irmãos Sabatino).
Os apreciadores de cinema também terão espaço, com o projeto Cine Piano, em que o pianista, compositor e produtor Tony Berchmans interpretará ao vivo trilhas de filmes de Charles Chaplin e Buster Keaton enquanto as imagens são projetadas numa tela, no teatro do Sesc.
Clique aqui para ver a programação completa.
SESC 24 DE MAIO
Endereço: Rua 24 de Maio, 109
Fone: (11) 3350-6300
Horário: terça a sábado, das 9h às 21h. Domingos e feriados, das 9h às 18h.
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup