Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Prédio histórico no centro de São Paulo, Farol Santander, antiga sede do Banespa, pode ser visto num tour virtual enquanto está fechado
O Farol Santander São Paulo, no Centro Histórico de São Paulo, lançou um tour virtual por oito dos 18 andares do prédio histórico. O tour, que pode ser visto neste link, mostra o Hall de entrada; o Espaço Memória (2º ao 5º andar); além das exposições “Devaneios – Os Mundos de JeeYoung Lee” (22º andar) e “Constelação – Somos Todos Feitos de Luz” (23º andar). O Mirante do 26º e a sua vista da cidade também estão incluídos no tour virtual do Farol Santander.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
O prédio, aberto em 1947, tem sua fachada tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico). Foi construído para ser a sede do Banco do Estado de São Paulo (Banespa), e por isso era conhecido como Banespão, apesar de oficialmente batizado de Edifício Altino Arantes.
Em 1999, com a aquisição do Banespa pelo Santander, passou a ser propriedade do banco espanhol. Depois de alguns anos fechado, passou por uma grande reforma e foi reaberto como Farol Santander. Desde a reabertura, já recebeu 750 mil visitantes. Foi fechado à visitação na última semana de março, atendendo à legislação da quarentena.
Veja aqui as fotos do espaço e acompanhe abaixo a descrição:
Hall de entrada
O passeio online às instalações do Farol Santander começa pelo Hall de entrada, que conta com o famoso lustre de 13 metros de altura e pesa mais de uma tonelada.
Espaço Memória
No 2º andar, tombado pelo Patrimônio Histórico, há uma experiência imersiva com um ambiente audiovisual. A partir de uma linha do tempo interativa, o público pode conhecer o processo de construção do edifício, sua relação com a história da cidade e como se tornou um ícone para os paulistanos.
Já no 3º andar, igualmente tombado, é reproduzido o funcionamento de uma agência da época, a partir do final dos anos 40. Nos ambientes estão objetos como calculadoras, cadernetas, fichas de atendimento e documentos gerais, além de uma sonorização que completa a vivência temporal.
Na sequência do Tour Virtual, no 4º andar, há uma instalação permanente e exclusiva do Farol Santander, a obra Vista, desenvolvida pelo artista brasileiro Vik Muniz. O trabalho consiste em uma reprodução de diferentes ângulos da vista do mirante, feita com mais de 20 toneladas de sucatas produzidas na reforma do próprio edifício. São 6 painéis de 150×200 cm e 1 painel centra de 100×215 cm, reproduzindo a fachada do edifício vista de frente, que foram fotografados após o processo de construção.
No 5º andar, mais um tombado, as salas da presidência, diretoria e corredores preservam objetos e instalações que fazem parte da história do edifício. Lambris e mobiliários feitos artesanalmente e exclusivamente pelo Liceu de Artes e Ofício, em madeiras nobres como Jacarandá, podem ser vistos pelos visitantes online, que também encontram sonorização ambiente simulando reuniões e diálogos da época. O andar ainda tem duas salas com fotos de todos os presidentes do Banco do Estado de São Paulo e Santander.
Exposições de Arte Imersiva
Além dos espaços permanentes, estão no Tour Virtual do Farol Santander SP as exposições de arte “Devaneios – Os Mundos de JeeYoung Lee” e “Constelação – Somos Todos Feitos de Luz”; ambas apresentadas pelo Ministério da Cidadania e pelo Santander, via Lei de Incentivo à Cultura.
Ocupando o 22º andar, a mostra da artista sul-coreana JeeYoung Lee, inédita no Brasil, tem direção artística de Facundo Guerra e apresenta as instalações The Panic Room (O Quarto do Pânico) e My Chemical Romance (Meu Romance Químico).
Lee convida o público a entrar no universo de seus devaneios, transformando os visitantes em coautores, testemunhas e participantes de suas ideias. No tour, o público circula por um caminho pré-determinado no início, que leva de uma instalação para a outra. No último ambiente da mostra, estão expostas fotografias feitas pela artista, que evidenciam seus trabalhos.
No 23º andar, a exposição “Constelação – Somos Todos Feitos de Luz”, da artista visual croata Maja Petric, tem curadoria de Antonio Curti e apresenta uma nova visão de arte digital.
A mostra foi redesenhada com uma nova versão inédita e exclusiva para o Farol Santander São Paulo. Nela, Petric explora a junção de elementos tecnológicos à natureza e apresenta uma experiência imersiva que simula uma constelação.
Mirante do 26º
Assim como nas visitas presenciais, o passeio virtual pode ser finalizado no Mirante do 26º, também tombado pelo Patrimônio Histórico e que detém uma das vistas mais impactantes da cidade. O Mirante ganhou ainda uma unidade do Suplicy Cafés, que pode ser vista durante a visita online.
Leia também: MIRANTE DO MARTINELLI: VEJA FOTOS
MOSTRA SOBRE EGITO ANTIGO TRAZ MÚMIAS E SARCÓFAGOS AO CCBB. VEJA IMAGENS
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup