A Vida no Centro

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Eles fizeram a metrópole: veja fotos do cotidiano do trabalho na São Paulo do século 20

Galeria de fotos históricas do Fundação Energia e Saneamento mostra a transformação de São Paulo ao longo do século passado

Acervo de fotos Fundação Energia e Saneamento: o cotidiano do trabalho em São Paulo

O desenvolvimento do setor energético pode ser considerado um dos pontos-chave das mudanças urbanas do século XX. E São Paulo, que deixou de ser uma pequena vila para se transformar em metrópole nesse período, foi um território importante desse processo no País.

Entre os pontos de destaque nessa história estão a inauguração da Usina Parnaíba, em 1901, a primeira hidrelétrica a gerar energia para a cidade de São Paulo; na década de 1920, o Projeto da Serra, que incluiu a retificação e alteração de curso do Rio Pinheiros; a construção da Hidrelétrica de Cubatão (atual Henry Borden), obras de grande complexidade que geraram impacto social e ambiental sem precedentes à época; na década de 1970, destaca-se a Usina Hidrelétrica Jupiá, construída de forma inédita, com emprego de tecnologia inteiramente nacional.

Nesta galeria de fotos históricas da Fundação Energia e Saneamento é possível conhecer cenas desse processo – especialmente dos trabalhadores do setor energético. A entidade contém em seu acervo documentos textuais, fotográficos, audiovisuais, depoimentos e objetos representativos dos trabalhadores que atuaram em áreas como construção, produção e manutenção de equipamentos, administrativa e de transporte, entre outras.

LEIA TAMBÉM
Há 100 anos, gripe espanhola matou 1% dos paulistanos. Leia entrevista com José Roberto Walker

Dentro desse acervo, existem documentos produzidos pelas empresas de energia do Estado de São Paulo como a Light, a Cesp, a City Santos e a Comgás e arquivos pessoais de engenheiros que desenvolveram e participaram da elaboração e execução de projetos de usinas hidrelétricas paulistas.

Veja as fotos históricas do cotidiano do trabalho na São Paulo do século 20.

Categorias e tags

Imagens
Clayton Melo

Clayton Melo

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero com MBA em Marketing pela FGV, é curador cultural, analista de tendências, com formação na Escola Panamericana de Artes, e palestrante – já falou em instituições como Facebook, Google Campus, Mackenzie, ESPM, Cásper Líbero, Anhembi Morumbi, Campus Party e Festival Path. É especialista no desenvolvimento de projetos digitais de conteúdo, com estratégias de construção de audiências e comunidades, e experiência em Storytelling (ESPM), Inbound Marketing, Growth Hacking e Planejamento de Conteúdo para SEO. Neste espaço, escreve sobre tendências urbanas, futuro das cidades, inovação e cultura.