Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
De bares intimistas a locais com vista privilegiada, veja as dicas de lugares na região central que têm aquele clima especial para você levar o crush
Por Ariane Cordeiro
Não sabe onde levar o crush no Centro de São Paulo? Preparamos uma lista com cinco opções de bares para quem quer impressionar, mas sem muito exagero. Afinal, o date pede um lugarzinho aconchegante e diferente para criar aquele clima especial!
As opções listadas são sugestões para uma boa noite de papo, regada a bons drinques e comidinhas. Vamos conferir as opções?
Com a fachada discreta, o Bar Fel tem um ambiente propício para impressionar. Um salão pequeno e aconchegante, com luz baixa e uma trilha sonora na medida para escutar a conversa entre os olhares no balcão. Além disso, a casa está localizada no pé do icônico Edifício Copan.
Para iniciar a noite, uma boa pedida é experimentar os drinques clássicos. A casa aposta em receitas antigas, dos anos 80 e 90, que nunca perderam o glamour. Entre as opções está o Clover Club (gim, Martini Extra Dry, limão, xarope de framboesa fermentado e clara pasteurizada) e o Alaska #1 (gim, xerez, licor e Angostura de laranja).
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
Dica: todo mês o Fel convida um chef renomado para servir suas criações no balcão. É uma opção diferente, principalmente se você for fã de uma gastronomia moderna e quiser aproveitar um precinho mais camarada. Cada opção é harmonizada com os coquetéis indicados pela head bartender do Fel, Michelly Rossi. A programação é divulgada nas redes nas sociais da casa.
Avenida Ipiranga, 200, Loja 69 (rua interna do Edifício Copan)
(11) 3237-2215
Aberto de segunda a quinta-feira das 19h às 0h45, às sextas-feiras das 19h à 1h45, e aos sábados, das 18h à 1h45.
Localizado em um pequeno imóvel, embaixo do prédio da balada Tokyo, o Sertó homenageia o Major Sertório, empresário e vereador do fim do século XIX que dá nome à rua onde o bar está instalado. A casa possui decoração acolhedora com luz baixa, composta por luminárias antigas, “cadeiras de vó” e televisores vintage. O cardápio é assinado pelo chef do Buffet Fasano, Marcelo Magaldi. As especialidades são os hambúrgueres, como o Aurora, que leva frango caipira empanado e frito, maionese com dijon e mel, fechado em um pãozinho de milho. Se você não quiser correr o risco de se lambuzar de molho logo num encontro romântico, sugerimos que prove as opções de entradas, petiscos e porções para acompanhar a prosa. Entre os mais pedidos está o Canastrão (pão de abóbora feito na casa, molho de tomatinhos e queijo serra da canastra) e os croquetes de mortadela com parmesão.
As estrelas da noite são os drinques. Há opções clássicas e versões autorais, que levam nomes divertidos e que homenageiam ruas e regiões do Centro, criados pelo consultor Jean Ponce, e executados pelo bartender Luiz Ayres Netto. Entre eles o General Jardim (com base de gin e fernet, mix de limões, xarope de capim santo e mate finalizado com arruda), Sertório (cachaça, limões taiti e siciliano, geleia de cupuaçu e licor Chartreuse amarelo) e Marquês de Itu (uísque Talisker, brandy de xerez, amaros e tintura de sal). Há também opções de cervejas nacionais e importadas. Para encerrar a noite na casa, experimente o Cannoli: mezzo nutella, mezzo doce de leite.
Rua Major Sertório, 106 – Vila Buarque
(11) 32315422
Aberto de segunda a sábado das 12h às 15h e das 18h à meia-noite. Dica: chegue cedo, pois a casa possui espaço limitado com 35 lugares.
Localizado no subsolo do Theatro Municipal, o bar valoriza a história e a arquitetura do local. A casa é liderada pelo empresário Facundo Guerra e tem carta especial de drinques e música instrumental. O nome Arcos surgiu em referência às estruturas do local. Na época da construção do espaço, em 1911, não existia cimento. Os arcos romanos sustentam a estrutura com as pedras ligadas por uma “argamassa” feita de conchas, gordura de baleia e areia. O local mantém o formato original e possui o espírito de taberna do século XIX, misturada a uma decoração moderna.
O bar é dividido em duas áreas de conveniência. Numa delas estão os balcões comunitários que são retro iluminados, dando um ar futurista ao local. Já a segunda área recebe o mobiliário, com sofás, poltronas e mesas. Há ainda um ambiente que ganhou uma piscina de bolinhas para ajudar na proposta mais descontraída do ambiente.
Um dos charmes é a carta de drinques, elaborada pela argentina Chula, do Florería Atlântico, em Buenos Aires. A barwoman, que trabalha no local, também assina a seleção de cervejas e vinhos do cardápio.
Praça Ramos de Azevedo, s/ nº (subsolo do Theatro Municipal)
(11) 2039-1250
Aberto de terça a sábado das 19h às 3h
Com a pegada moderninha, a casa pertence à dupla Ellen Milgrau, modelo, e Elisa Fernandes, primeira vencedora do programa Masterchef. Com luz baixa, mesas redondas com velas (dispostas no salão e na calçada) e ambientação vintage, com lamparinas e móveis rústicos, o Heute tem a proposta intimista, ideal para um encontro a dois, e é um dos novos points da badalada Santa Cecília.
O cardápio enxuto é assinado por Elisa e traz, entre os destaques, tábuas de charcutaria e queijos, servidos à noite, e tostadas e ovos beneditinos, oferecidos no brunch e no desjejum tardio. Para beber, cervejas artesanais e drinques clássicos como gin tônica e Aperol spritz.
Rua Aureliano Coutinho, 26 – Santa Cecília
Aberto de quinta e sexta-feira das 18h à meia-noite. Sábado, das 11h à meia-noite Domingos das 11h às 20h. Aos finais de semana é servido brunch, das 11h às 16h.
O bar tem uma vista privilegiada do Centro Histórico: nas laterais prédios antigos, ao fundo a Igreja e o Largo do Paissandu, e à frente o dourado viaduto Santa Ifigênia, rodeado abaixo pelo concreto e as árvores centenárias do Largo Santo Bento.
No terraço, a ambientação é feita por plantas, flores e uma pequena horta. Para beber, opções de drinques que levam xarope artesanal de hibisco ou gengibre ou a tônica artesanal, tudo feito na casa.
O Balsa Bar abre às quintas-feiras a partir das 18h. A portaria encerra os serviços às 22h e o bar funciona até as 23h30. É cobrada uma taxa de R$ 8,00, para permanência no local. A programação pode ser conferida pelas redes sociais do espaço.
Rua Capitão Salomão, 26 – 4° andar – Centro
S/ telefone
Programação disponibilizada na página do Facebook da Casa: www.facebook.com/balsa26/
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup