Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
A Vila Itororó, localizada no bairro da Bela Vista, região central da cidade de São Paulo, foi erguida ao longo do século 20 e logo tornou-se marco das mudanças da cidade e de sua arquitetura. A iniciativa foi de um comerciante descendente de portugueses, Francisco de Castro, nascido em Guaratinguetá, no interior do Estado.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
Considerada a primeira vila urbana de São Paulo, a Vila Itororó foi construída a partir de material de demolição do antigo Teatro São José, como é o caso das colunas gregas e outros elementos encontrados ali. Trata-se de uma obra com muitas características inéditas, uma construção pioneira no Brasil realizada com material “reciclado”. A vila é formada por um palacete e mais de 20 casas no seu entorno.
Na época da construção, o Riacho Itororó passava por ali, daí o nome da vila. O local, no início considerado elegante por seus bailes e festas, devido à boa relação de Francisco de Castro com a elite paulistana da época. Porém, com o tempo Francisco começou a se afundar em dívidas e teve seu patrimônio tomado por credores. Aos poucos, o local começou a ser invadido por outras pessoas e transformou-se em um grande cortiço.
Após a morte de Francisco de Castro e sob a gestão de diferentes entidades, a Vila Itororó foi ganhando puxadinhos e mais famílias passaram a ocupar o local. Em 2006 o espaço foi decretado como área de utilidade pública e em 2009 a Justiça deu a posse para o Município de São Paulo.
A vila passou por um processo de desapropriação dos moradores que só finalizou em 2011. Hoje, a Vila Itororó é tombada como patrimônio pelo Conpresp e pelo Condephaat e está em processo de restauro desde 2015.
O que nem todos sabem, é que é possível visitar o canteiro de obras e conhecer mais a fundo a história do local. Durante as obras, foram feitas muitas descobertas: pinturas originais, ladrilhos, pisos e materiais reaproveitados.
O projeto de restauro da Vila é muito interessante, pois ao invés de acontecer a portas fechadas, o canteiro de obras é aberto desde o início do processo e existe um experimento de centro cultural no meio do canteiro, com participação de outros pesquisadores.
Veja no vídeo abaixo outras curiosidades sobre a Vila Itororó e as imagens que fizeram a sua história. Como a piscina, que foi a primeira piscina particular em São Paulo.
Leia também: PALACETE, COLÉGIO DE FREIRAS, ESTACIONAMENTO: A HISTÓRIA DO PARQUE AUGUSTA
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup