A Vida no Centro

Laercio Cardoso de Carvalho

Histórias de São paulo

Laercio Cardoso de Carvalho é guia de turismo cadastrado desde 1983. Com bastante vivência no Centro, criou vários roteiros temáticos e é o guia da Caminhada Noturna desde o seu início, em 2005. É professor no Senac nos cursos de formação de Guia de Turismo e nas Faculdades da Maturidade na PUC e na UNIP. Palestrante, é autor do livro "Quando Começou em São Paulo? 458 respostas pelo Guia de Turismo Laercio Cardoso de Carvalho”.

Uma galeria de arte a céu aberto com as esculturas em locais públicos

Esculturas em locais públicos permitem conhecer a obra de artistas famosos em um passeio pela cidade. Veja onde elas estão

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Cada vez mais se solidifica o conceito “São Paulo, galeria de arte a céu aberto”. No centro da cidade isso fica ainda mais evidente, como mostramos em outras postagens. Ali, diante do nosso olhar estão trabalhos de artistas consagrados, tanto nas paredes quanto sob nossos pés. Pinturas, mosaicos, grafites e esculturas em locais públicos fazem parte dessa galeria.

Leia também: PORTINARI, DI CAVALCANTI, CLAUDIO TOZZI. VEJA OBRAS DE ARTISTAS CONSAGRADOS NAS PAREDES DO CENTRO

PISANDO EM ARTE: CONHEÇA OBRAS DE ARTE NO CHÃO

ARTE NO ALTO: OBRAS DE ARTISTAS NOS PRÉDIOS DO CENTRO DE SÃO PAULO

Na cidade de São Paulo estão expostos mais de 400 monumentos em espaços públicos, sem contar os que estão em jardins particulares como na Santa Casa de Misericórdia, nos jardins da Assembleia Legislativa, nas estações do Metrô ou nos cemitérios. Em bronze, granito, mármore, ferro ou madeira, apresentam os mais diversos temas. Alguns foram instalados com o objetivo de embelezar a cidade, como o “Índio Caçador”, de João Batista Ferri, desde 1940 na Avenida Vieira de Carvalho.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

Mas a maior parte deles teve como objetivo homenagear alguém ou algum acontecimento histórico. Nos dias atuais, o homenageado pode continuar sendo querido pela população ou não é mais, como aconteceu com alguns. Independente disso, ali está  uma obra de arte, muitas vezes vencedora de um concurso, e a maioria delas de artistas famosos, nacionais ou estrangeiros.

Índio Caçador, na Avenida Vieira de Carvalho

Entre os artistas famosos com obras na região central podemos citar:

Victor Brecheret

Autor de “Mulher Após o Banho” no Largo do Arouche desde 1941 e do “Monumento a Duque de Caxias”, com 48 metros de altura, na Praça Princesa Isabel, inaugurado em 25 de agosto de 1960, o maior monumento equestre nas Américas e o segundo maior do mundo.

Galileo Ememdabili

É autor do monumento ao “Dr. Pereira Barreto”, na Praça Marechal Deodoro. É dele também o grandioso monumento a Ramos de Azevedo, implantado em 1934, desmontado em 1967 e instalado em 1973 em frente à Escola Politécnica na Cidade Universitária. Fora da região central, é de sua autoria o grandioso “Obelisco Mausoléu aos Heróis de 1932”, o mais alto em São Paulo, com 72 metros.

Bruno Giorgi

Esculpiu em pedra a estátua do poeta Dante Alighieri, com as dimensões de 4m x 1,20m x 0,85m. Foi instalada na Praça d. José Gaspar em 1955.

Alfredo Chesciatti 

Artista com muitas obras consagradas no Brasil. Em São Paulo criou o monumento ao Patriarca da Independência, José Bonifácio, na praça que o homenageia, presente da comunidade sírio libanesa nos 150 anos da Independência do Brasil. Feita em bronze, mede 3,5 m de altura e pesa cerca de 3 toneladas. A base que a sustenta mede 2 metros e é feita de raro granito verde originário de Ubatuba.

Júlio Guerra
Artista santamarense (quando ele nasceu Santo Amaro era município) autor do famoso monumento ao bandeirante “Borba Gato”. Na região central é de sua criação o “Monumento à Mãe Preta,” no Largo do Paissandu, ao lado da igreja da Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Em bronze fundido e patinado, medindo 2,20 m x 2,60 m x 1.60 m, está sobre um pedestal de granito. Consta a seguinte inscrição, apagada com o tempo: “Escravidão de Amor, a criar os filhos alheios, rasgou qual pelicano as maternais entranhas e deu à Pátria livre em  holocausto, os seios”. Implantada no dia 23 de janeiro de 1955 finalizando as festividades do Quarto Centenário de São Paulo.

Murilo Sá Toledo

É o autor do monumento ao apóstolo Paulo localizado na Praça da Sé. Uma réplica em tamanho reduzido foi ofertada ao Papa pelo cardeal de São Paulo. Murilo Sá Toledo é o autor de um conjunto de esculturas representando trabalhadores. Cozinheira, faxineiras, jardineiros,  garis, estão homenageados na Praça Marechal Deodoro. Apresentam algo inédito, pois além de retratar pessoas simples, estão no nível do jardim, sem pedestal, algo comum em outras cidades como no Rio de Janeiro, mas inédito em São Paulo. Um outro monumento em bronze “Contando a Féria”, retrata meninos trabalhadores, engraxate negro e jornaleiro branco, obra de Ricardo Cipiccia, instalada em 1950  na Praça João Mendes, num pedestal de granito.

Padre José de Anchieta, na Praça da Sé

Ainda na região central temos obras grandiosas de artistas famosos mas hoje praticamente desconhecidos.

Luigi Brizolara

É autor do “Monumento a Carlos Gomes”, um conjunto de esculturas encomendadas pela colônia italiana para celebrar os 100 anos da Independência do Brasil. Carlos Gomes, nasceu no Brasil, mas  estudou e se consagrou na Itália, criando várias óperas famosas. Junto à calçada na lateral do Teatro Municipal ergue-se a escultura de Carlos Gomes em bronze. Ao lado dele, em mármore Carrara, duas esculturas, uma alegoria à Música e outra à Poesia. Descendo as escadas, esculturas em bronze representam óperas de Carlos Gomes. Há ainda um monumento à República Brasileira e à “Casa Real de Savoia” que reinava na Itália nesse época (1922)

Antonio Carlos Gomes, na Praça Ramos, ao lado do Teatro Municipal

Nicolina Vaz de Assis

É autora de outra fonte monumental, em mármore Carrara. Fica na Praça Júlio Mesquita. No cemitério da Consolação há mais duas  belas esculturas de Nicolina.

Amadeo Zani

É dele o conjunto escultórico em bronze “Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo” instalado em 1925 em frente ao então Palácio do Governo, atualmente Pátio do Colégio. Também são dele a herma homenageando Caetano de Campos, implantada em 1930 em frente ao Colégio e o busto a Cesário Mota Júnior, de 1909, na Praça da República.

Raphael Galvez

A pedido da comunidade espanhola esculpiu em bronze a estátua do escritor espanhol Miguel de Cervantes. Está instalada desde 1947 no jardim junto à entrada da Biblioteca Mário de Andrade.

José Cucê

É o autor do monumento  a Luiz de Camões, ofertado pela comunidade luso-brasileira, instalado em 1942 nos jardins da Biblioteca Mário de Andrade. Também é dele a estátua em frente à igreja de Santa Cecília homenageando D. Duarte Leopoldo e Silva, e a estátua em homenagem a Ruy Barbosa, em bronze sobre pedestal em granito, inaugurada em 1930 nos jardins do Vale do Anhangabaú.

Na Praça da República estão vários bustos e hermas homenageando pessoas ligadas ao ensino, pois ali funcionava Escola Normal Caetano de Campos.

Estátua no Largo do Arouche

O mesmo aconteceu no Largo do Arouche, em frente à Academia Paulista de Letras, que recebeu bustos de vários autores.

A Menina e o Bezerro, no Largo do Arouche

Onde fica ainda mais claro conceito de galeria de arte a céu aberto é na Praça da Sé. Inclusive a imprensa na época chamava o espaço de  “o museu das esculturas”. São 14 obras de artistas contemporâneos, em diversos materiais. Em 1979 a Emurb fez um edital exigindo obras com bastante volume, em materiais diversos, que pudessem ficar expostas ao tempo.