Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Sesc anuncia novas unidades no Centro: Sesc 14 Bis e Sesc TBC na Bela Vista e sede administrativa no antigo Mappin
O Centro de São Paulo vai ganhar mais três unidades do Sesc. O prédio sede da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) será transformado no Sesc 14 Bis. O antigo TBC, Teatro Brasileiro de Comédia, na Rua Major Diogo, na Bela Vista, também vai virar uma unidade do Sesc. E o antigo prédio do Mappin, na Praça Ramos, será a nova sede do Sesc São Paulo, onde ficará a diretoria e as áreas administrativas.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
O diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, anunciou nesta terça-feira, 23 a instalação de 12 novas unidades no Estado de São Paulo nos próximos dez anos, além de reforma e expansão de outras sete. Na capital, haverá ainda unidades em Sapopemba, São Miguel Paulista (zona leste), Casa Verde e Pirituba (zona norte),
O Sesc 14 Bis é o que ficará pronto em menor prazo, porque o prédio já está em atividade e já tem dois andares ocupados pela instituição, que continuarão no local: o Centro de Memórias do Sesc e o Centro de Pesquisa e Formação. O Teatro Raul Cortez, com capacidade para 513 lugares, também passa a ter a sua programação gerida pelo Sesc.
O edifício João Brícola, em frente ao Theatro Municipal, antiga loja do Mappin, será a nova sede administrativa do Sesc São Paulo, hoje instalada no Belenzinho. A reforma do prédio completo ainda deve demorar, mas o térreo já será aberto ao público nos próximos meses. Danilo Miranda destacou a importância desse ponto para a cidade. “É um endereço icônico de São Paulo, em frente ao Theatro Municipal, uma das esquinas mais movimentadas do mundo em termos de pedestres”, disse. Ainda não existe projeto para a reforma, que ele adiantou que será um desafio, dada a idade e a localização do prédio.
SAIBA QUEM FOI JOÃO BRÍCOLA, QUE DÁ NOME AO PRÉDIO QUE VAI VIRAR UM NOVO SESC
A futura unidade do Sesc TBC – Teatro Brasileiro de Comédia, viabilizada em parceria com a Funarte (Fundação Nacional de Artes), que cedeu o prédio ao Sesc por 35 anos, com possibilidade de renovação. O TBC marcou a história das artes cênicas nos anos 1950 e 1960, e o prédio foi tombada nos anos 1980.
Também no Centro, continuam as obras da unidade do Parque Dom Pedro II, em frente ao Mercado Municipal, no Brás, e que terá 30 mil metros quadrados, com previsão de abertura somente em 2025.
Danilo Miranda comentou o longo prazo de conclusão de várias unidades, cujas obras se arrastam há vários anos. Disse que as construtoras, de um modo geral, têm atrasado as obras alegando dificuldades com custos e fornecimento de material. Em alguns, a construtora encarregada da obra foi trocada.
Novas unidades do Sesc no Centro
Sesc 14 Bis
Rua Dr. Plinio Barreto, 285, Bela Vista
Ainda sem projeto
Área total construída: 20.404 metros quadrados
Abertura dos primeiros andares: segundo semestre de 2023
Término das obras: 2026
Sesc Parque Dom Pedro II
Praça São Vito, s/n, Brás
Projeto: Una BV Arquitetos
Arquitetos: Fábio Valentin e Fernanda Barbara
Construtora: Jota Ele Construções Civis S.A.
Área total construída: 30.645 metros quadrados
Término das obras: segundo semestre de 2025
Sesc TBC – Teatro Brasileiro de Comédia
Rua Major Diogo, 315, Bela Vista
Projeto: Liba Arquitetura
Arquiteto Alexandre Liba
Construtora: a contratar
Área total construída: 4.428 metros quadrados
Término das obras: primeiro semestre de 2029
Sede Sesc São Paulo – Edifício João Brícola
Praça Ramos de Azevedo, 131, República [centro]
Sem projeto
Área total construída: 15.000 metros quadrados
Término das obras: 2027
Abertura do pavimento térreo: segundo semestre de 2023
Leia também: UM LISTÃO DE FILMES PARA CONHECER SÃO PAULO DE UM JEITO DIFERENTE
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup