Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Vibrante, a Praça Roosevelt tem bares para diferentes tipos de público e ocasiões, do happy hour à balada. Confira os detalhes e aproveite
A Praça Roosevelt, point dos skatistas, dos teatros e local de várias manifestações culturais e de lazer a céu aberto no centro de São Paulo, é a região da boemia no centro de São Paulo. São mais de dez bares na Praça Roosevelt, com um perfil variado e acolhem a todos os públicos. Ponto de encontro de jovens e pessoas de todas as idades, a Praça Roosevelt é um conhecido ponto LGBTQIA+.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
Há opções de estabelecimentos para sentar numa mesa na calçada e tomar uma cerveja sossegado, outros que capricham nos petiscos e nos drinques. Nos dias quentes, as mesinhas na calçada são as mais disputadas. E, nos dias mais animados, o point é a própria calçada.
Os bares começam a funcionar no meio da tarde – alguns abrem ao meio-dia e servem almoço e fecham à 1h – quando uma parte dos frequentadores se muda para a escadaria da praça em frente. Em relação aos dias de funcionamento, alguns não abrem às segundas ou domingos, mas a maioria funciona todos os dias.
A relação neste post segue a ordem da localização dos bares na Praça Roosevelt, partindo da Rua da Consolação até a Rua Nestor Pestana.
E aí, preparado para a jornada etílica rooseveltiana?
Então lá vai!
Aberto em janeiro de 2018, o Tap Tap tem 16 torneiras, cada uma com um tipo diferente de cerveja, todas especiais. O bar surgiu com a ideia de ser o point na região da Praça Roosevelt para quem aprecia uma boa cerveja artesanal. As opções na casa mudam quase diariamente, sempre com uma boa curadoria. O bar não tem garçom – atendimento é feito no balcão. O local é pequeno, mas bastante agradável, com uma janelão de vidro que permite ver o movimento na Consolação. Para acompanhar as cervejas, sanduíches e porções.
Rua da Consolação, 455, na esquina da Praça Roosevelt
De segunda a quinta, das 17h à 1h, sexta a domingo a partir das 12h.
Bordega Nova Era
Bem pequeno, com algumas mesas no fundo e um movimento que se concentra na calçada, tem cervejas variadas e uma boa seleção de salgadinhos. Bom para um esquenta.
Praça Roosevelt, 276
Fecha terça. Nos outros dias, das 15h à 1h
Espetinho do Alex
O lugar mudou de dono e de nome, mas continua com o mesmo cardápio de salgados e espetinhos (muitas opções, como camarão, carne, medalhão de filé, linguiça apimentada e kafta), além de sanduíches e caldos. Tem mesas na calçada e um área interna grande, com várias mesas e um ambiente mais tranquilo para grupos ou para conversar.
Praça Roosevelt, 252
Aberto diariamente
O bar do Espaço Parlapatões agora é administrado pela Giostri Livraria, e conta com um cardápio mais completo, com cervejas, vinhos, destilados, petiscos, salgados, tapiocas e pratos quentes. A Giostri também faz a curadoria do palco, que antes a pandemia tinha shows de músicas de várias vertentes. A programação do palco e do teatro ainda não voltou.
Praça Roosevelt, 158
Aberto de terça a domingo a partir das 15h.
Inaugurado na mesma época em que a nova Praça Roosevelt, em 2012, o Lekitsch Bar tem na decoração um de seus diferenciais. O bar encolheu durante a pandemia, e ocupa agora metade do espaço, mas continua com a mesma decoração divertida entre o kitsch e o retrô, com elementos de pop-art e referências ao universo de Quentin Tarantino e Amy Winehouse. O menu tem pratos mais elaborados, petiscos, como bolinhos de mandioca, abóbora, polenta e bruschettas.
Praça Roosevelt, 142
Abre diariamente. A partir das 17h de segunda a sexta e a partir das 14h nos fins de semana.
Pick Your Beer, ou PYB, é um bar self-service, com 16 torneiras com cervejas, 14 delas com cervejas variados e duas com drinques, Aperol e Gin Tônica. Você compra um cartão com crédito, aciona a torneira e se serve com a quantidade que quiser, a partir de 100 ml. Como os copos são descartáveis, é possível também atravessar a rua e degustar a bebida na praça. E a ideia é justamente essa, promover uma integração entre o bar e a praça. Tem também lanches e porções com nomes que fazem referência à região, como Franklin´s Dog e Mandiopã Copanzitos. Tem torneira de água potável gratuita.
Praça Roosevelt, 124
Terça a quinta, das 16h à 1h, sexta das 13h às 3h e sábado e domingo das 13h às 3h.
Um dos mais tradicionais e frequentados da praça, o PPP, como é conhecido, costuma receber grupos de amigos que gostam de um bar animado para bater papo. A decoração faz o cliente pensar que está dentro de um antiquário e pode ficar horas só se distraindo com os objetos pendurados nas paredes e no teto. O ponto tem história. No final dos anos 1950 e início dos 1960, no mesmo local funcionava o Farney’s, que depois virou Djalma’s, atual Pinga, Papo e Petisco. E foi lá que, no dia 5 de agosto de 1964, Elis Regina fez seu primeiro show em São Paulo. Uma placa azul de memória lembra a história do lugar. Além das cervejas, o bar tem uma ampla carta de cachaças, puras e em combinações, como a de jambu.
Praça Roosevelt, 118
Aberto de terça a sábado, a partir das 18h
Com amplo espaço, aceita reservas e é um bom local para ir em grupos. Tem música com DJ no fim de semana.
Endereço: Praça Roosevelt, 100
Aberto de terça a domingo, a partir de 16h.
Inaugurado em 2013, o Bar Amigos do Zé, muito frequentado pelos moradores da região, tem a proposta de ser um lugar da camaradagem. O BaZ (fala-se bazê) é a sigla para o nome do bar. É cerveja gelada e bons petiscos em um ambiente bem descontraído, em uma das pontas da Praça Roosevelt. Atendimento sempre simpático dos donos, Zé e Amanda. O cardápio ficou mais incrementado nos últimos meses, com muitas opções de porções, hambúrgueres com hambúrguer artesanal empanado, ampla carta de drinques e caipirinhas. Serve almoço aos fins de semana.
Praça Roosevelt, 92
Aberto de terça a sexta a partir das 17h e sábado e domingo a partir das 12h.
O Bar e Cachaçaria Cuca Grande, conhecido como Bar do Fabinho, é um dos sobreviventes da antiga Roosevelt, anterior à criação da atual praça. Funcionando há cerca de 20 anos e com uma pegada underground, tem
Leia também: PRICELESS, O NOVO ROOFTOP DO SHOPPING LIGHT COM VISTA PARA O THEATRO MUNICIPAL
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup