A Vida no Centro

Francine Costanti

Olhar literário

Francine Costanti é jornalista, e seus textos - na maioria sobre cultura e entretenimento - já passearam por algumas redações de portais e agências. Como inspiração pessoal, a ideia aqui é explorar a cena de música e literatura do Centro de São Paulo, desde os contos literários de Mário de Andrade até as letras de Emicida. Esse espaço é feito para e por todos. Por isso fique à vontade para deixar sugestões.

15 lugares para curtir sozinho no Centro de São Paulo

Quem disse que falta de companhia é motivo para não sair de casa? A blogueira Francine Costanti lista 15 lugares para curtir sozinho no Centro de São Paulo. Confira a lista

Você é do tipo que sempre arranja uma desculpa pra não sair de casa por falta de companhia? Pare já com isso! Existem ótimos lugares para curtir sozinho em São Paulo. E não há nada mais prazeroso do que acordar de manhã no fim de semana e curtir e explorar a cidade que a gente mora, e falo por experiência própria. Melhor ainda se você mora no Centro de São Paulo e pode andar para chegar aos locais. Enquanto caminha até sua rota, tente observar as pessoas, a arquitetura e as belezas que existem, o que é quase impossível enxergar com a correria que vivemos de segunda a sexta.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

Os lugares que eu selecionei, além de alguns serem gratuitos (ou por preços mínimos), são realmente os que eu mais frequento nos dias livres. Além de economizar você ainda pode apreciar vistas incríveis e ver a cidade de um jeito que nunca imaginou. Dica: leve livro ou fone de ouvido para embalar o passeio. O mais legal é que todos são perto um do outro.

Está com disposição para andar? Então coloque um par de tênis confortável e vamos lá:

Lugares para curtir sozinho no Centro de São Paulo

Sede do Sesc 24 de Maio, no centro de São Paulo

Sesc 24 de Maio

Inaugurado em agosto do ano passado, o prédio de 13 andares abriga exposições, cafés, restaurantes, salas de jogos, espaço para crianças e uma piscina no topo. Já viu que tem bastante coisa para ver, né? Aproveite a vista da cidade que é imperdível! Não deixe de provar o sorvete de iogurte (o preço também é sucesso)

Rua 24 de Maio, 109 – República – (11) 3350-6300
De terça a sábado das 9h às 21h
Domingo das 9h às 18h
Fecha às segundas

Galeria do Rock: prédio projeto em 1961 se mantém moderno e impressiona até hoje. Foto: Clayton Melo

Galeria do Rock: prédio projeto em 1961 se mantém moderno e impressiona até hoje. Foto: Clayton Melo

Galeria do Rock

Exatamente na frente do Sesc 24 de maio, o prédio foi construído em 1962 e sobrevive por conta dos milhares de amantes do bom e velho rock, que procuram discos, livros, camisetas, DVDs e bonecos. Enfim, um verdadeiro parque de diversões para quem gosta de música. No subsolo, dominam as marcas de hip hop, com roupas, acessórios e salões de cabelereiros.

Av. São João, 439 – República – (11) 3337-2361
Segunda a sexta das 10h às 18h30
Sábado das 10h às 18h
Fecha aos domingos

Quer ver fotos da Galeria do Rock? Clique aqui.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

Mercado Municipal

Mercado Municipal

Mercado Municipal (Mercadão)

Esse você já sabe que é feito para comer, certo? Também pode! Mas aproveite para conhecer frutas, legumes e verduras exóticas das bancas. É um passeio perfeito para sentir os aromas, sabores e cores da nossa culinária. E por que não repetir o famoso pastel de bacalhau? Um passeio tipicamente paulistano!

Rua da Cantareira, 306 – Centro – (11) 3313-3365
Todos os dias das 6h às 18h

Jardim da Biblioteca Mário de Andrade

Jardim da Biblioteca Mário de Andrade

Biblioteca Mário de Andrade

A primeira e principal biblioteca pública da cidade é um marco da arquitetura brasileira. Estudantes e estudiosos encontram mais de 3 milhões de obras. Um belo programa para se aprofundar na literatura e admirar espaços modernos. Do lado de fora há cadeiras para que os visitantes leiam os livros em meio às árvores do jardim.

Rua da Consolação, 94 – Consolação – (11) 3775-0002
Segunda a domingo das 8h às 22h

CCBB, prédio lindo com programação incrível

CCBB, prédio lindo com programação incrível

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

O edifício luxuoso de 1930 é dedicado a exposições tanto históricas como contemporâneas. Além disso, a arquitetura é incrível para tirar fotos. Se quiser tomar um cafezinho antes do passeio, experimente o bolo red velvet e o café com aroma de cardamomo. Uma delícia imaginar como era viver na década de 30.

Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – (11) 3113-3651
Segunda das 9h às 21h
Fecha às terças
Quarta a domingo das 9h às 21h

Feira da Liberdade

Gosta da cultura oriental? Então esse é o seu lugar! Entre bonsais, gatinhos e quimonos, é possível observar cada detalhe das cores do Japão. Os moradores locais, em sua maioria descendentes de japoneses, também saem para comer pratos típicos, como peixes, tempurá de legumes, guioza e o famoso bolinho de feijão. Vale a pena conhecer também o artesanato feito com muita delicadeza.

Av. da Liberdade, 365 – Sé – (11) 4339-1578
Sábados e domingos das 9h às 17h

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

Pinacoteca

Se você quer saber mais sobre a história do Brasil e do mundo, tire umas horas para contemplar obras originais de grandes artistas que moram na Pinacoteca. O lugar é imenso e cheio de luz vinda de todos os lados. O café no jardim é uma atração à parte e você ainda pode caminhar na Praça da Luz. Aos sábados a entrada é gratuita pra todos.

Praça da Luz, 02 – (11) 3324-1000
Quarta a segunda das 10h às 18h
Fecha às terças

Feira do Bixiga

Stands de móveis, objetos e roupas vintage são as principais estrelas desse espaço que, além de ser fixo na Praça Dom Orione, pode ser visto nas ruas ao redor. Muitas pessoas estendem suas cangas e vendem coisas bem interessantes por lá. Na praça, aprecie o espaguete com molho bolonhesa, que é de chorar de tão bom e custa muito pouco!

Praça Dom Orione – Bela Vista
Domingo das 8h às 17h30

Quer dicas de restaurantes no Bixiga? Aqui.

Ou então quer conhecer o lado mais cool do bairros, em para além dos restaurantes tradicionais? É aqui.

E pra ouvir um samba? Aqui

Centro Cultural Vergueiro (CCSP)

Misturando diversos tipos de artes: bibliotecas, espaços expositivos, cursos, teatros e cinema e shows, o espaço cultural é feito pra todos. Você sempre vai encontrar algo para fazer por lá. Na parte de baixo, há cafés, lanchonetes, lojas e espaço para música, mas se você quer tomar um solzinho, suba as escadas e vá até o jardim, que fica na cobertura. O pôr do sol no final da tarde é um espetáculo!

Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade- (11) 3397-4002
Terça a sexta das 10h às 20h
Sábado e domingo das 10h às 18h

Instituto Itaú Cultural

Instituto Itaú Cultural


Itaú Cultural

O espaço é bastante descolado e, através do que é chamado de “ocupações”, sempre muito bem produzidas e criativas, traz homenagens a grandes artistas de todas as áreas. Shows, teatros e mostras de cinema também fazem parte da programação.

Av. Paulista, 149 – Bela Vista – (11) 2168-1777
Terça a sexta das 9h às 20h
Sábado e domingo das 11h às 20h
Fecha às segundas

Vista de dentro do Mirante 9 de Julho

Vista de dentro do Mirante 9 de Julho

Mirante 9 de Julho

Está de bobeira num sábado a tarde? Vá admirar o mirante! Sente na enorme escada e assista à panorâmica incrível da famosa Avenida 9 de Julho. Muitos tipos de café, comidinhas gourmet e drinks também fazem parte do lugar, que exibe filmes ao vivo, shows e festas de música pop.

Praça Carlos Comenale, s/n – Bela Vista – (11) 3111-6330
Terça a domingo das 10h às 22h
Fecha às segundas

Casa das Rosas

Esse é um dos meus locais preferidos em toda a cidade! O casarão no estilo francês construído em 1935 concentra raros tipos de rosas no jardim. Dentro da casa há uma livraria, espaço para saraus de poesia e exposições voltadas para literatura. No espaço externo são exibidos filmes, eventuais shows e há um restaurante ao ar livre.

Av. Paulista, 37 – Paraíso – (11) 3285-6986
Terça a sábado das 10h às 22h
Domingo das 10h às 18h
Fecha às segundas

Conjunto Nacional (Livraria Cultura, café e terraço)

Ainda na Avenida Paulista, há um lugar não só com o intuito do consumo, mas também para quem ama conhecer novos livros. A Livraria Cultura tem uma das arquiteturas mais incríveis que você vai ver!

Av. Paulista, 2073 – Consolação – (11) 3179-0000
Segunda a sexta das 7h às 22h
Sábado e domingo das 10h às 22h

Caixa Cultural

Caixa Cultural

Caixa Cultural

Inaugurada em 1939 por Getúlio Vargas, a construção inclui exposições pontuais e concertos de música. Mas há algo raro ali que poucas pessoas conhecem, como móveis, equipamentos e ambientes originais, como a sala da presidência em que o próprio Getúlio ficava quando estava em São Paulo. Uma sala médica, espaços gigantescos que eram usados para reuniões e ainda objetos que eram usados para sorteios da Caixa Econômica Federal.

Praça da Sé, 111 – Sé – (11) 3321-4400
Terça a domingo das 9h às 19h
Fecha às segundas

Parque Trianon

No coração de São Paulo, o parque é muito visitado no fim de semana. Há crianças brincando por todo lado, casais sentados nos bancos de madeira e pessoas se refrescando do sol quente. É ideal para dar uma pausa durante o seu passeio. São 48 mil m² de luz, sombra, plantas raras e animais silvestres.

Rua Peixoto Gomide, 949 – Cerqueira César – (11) 3289-2160
Todos os dias das 6h às 18h