Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Construído para o quarto centenário de São Paulo, Hotel Jaraguá foi o mais luxuoso da cidade na época em que foi inaugurado
Quem entra no Hotel Jaraguá hoje em dia, não percebe que está em um lugar histórico. Apesar dos sinais de fora do edifício, arquitetura modernista típica dos anos 1950 e um painel de Di Cavalcanti em plena fachada, sem dúvidas o Jaraguá é um dos hotéis mais famosos do centro de SP.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
E tudo começou quando o arquiteto alemão Franz Heep incrementou o projeto encomendado pela família Mesquita para abrigar a nova sede do jornal O Estado de S. Paulo e o Hotel Jaraguá.
A prefeitura e o governo do Estado ofereceram isenção fiscal para os hotéis que fossem inaugurados na celebração do quarto centenário de São Paulo, e assim surgiu também o Hotel Ca’d’Oro e o Othon Palace. Mas o Jaraguá assumiu então a posição de melhor hotel da cidade, que até 1954 tinha sido do Hotel Esplanada, inaugurado em 1923.
Com sua localização estratégica, o Hotel Jaraguá tornou-se um dos símbolos da modernidade em São Paulo. No mesmo ano da sua inauguração em 1954, foi o palco do 1º Festival Internacional de Cinema, tornando-se um reduto de intelectuais e artistas de renome internacional, como Jeffrey Hunter, Edward G. Robinson, Erich Von Stroheim, Walter Pidgeon e Marjorie Prado. Praticamente todas essas celebridades hospedaram-se em uma das 22 luxuosas suítes do hotel, que contava ainda com outros 164 apartamentos.
Até o final dos anos 1970, o hotel foi símbolo de glamour. A mudança de gestão e o surgimento de novos hotéis na cidade anunciavam as dificuldades nas décadas de 1980 e 1990. Com a morte de José Tjurs, seu fundador, e o aparecimento de concorrentes internacionais, o hotel fechou suas portas em 1998.
No mesmo ano os novos proprietários propuseram reformar completamente o interior do hotel, aproveitando o processo de requalificação da área central. O edifício foi tombado parcialmente pelo DPH e Condephaat, protegendo sua fachada, murais e pinturas.
Veja no vídeo abaixo, porque famosos e presidentes como Mick Jagger e Fidel Castro quando passavam por São Paulo escolhiam o Hotel Jaraguá.
Leia também: CONHEÇA A HISTÓRIA DE TEBAS, ARQUITETO NEGRO, ESCRAVIZADO, QUE GANHA ESTÁTUA NA PRAÇA DA SÉ
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup