A Vida no Centro

Tayana Santos

Pílulas Paulistanas

Paulistana, Tayana Santos é formada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero, com especialização em marketing. Atuou mais de dez anos na área de comunicação em empresas multinacionais e Museu de Arte moderna de São Paulo. Morou em Chicago e Washington DC (EUA). Em 2017, mudou o rumo da sua carreira e tornou-se guia de turismo, com objetivo de mostrar os detalhes e locais que passam despercebidos até pelos moradores da cidade. Aqui, compartilha suas “Pílulas Paulistanas” com curiosidades sobre São Paulo.

Quando for ao bairro da Liberdade, olhe pro chão e se surpreenda

Entenda o significado das calçadas japonesas, que guardam muito da tradição, da cultura e da história do bairro da Liberdade

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

O bairro da Liberdade é muito conhecido pelos restaurantes e lojas de produtos orientais, além da forte presença de imigrantes asiáticos na região. O que nem todos sabem é que existe um detalhe tão importante do bairro, que às vezes passa despercebido e se encontra bem abaixo dos nossos pés: as famosas calçadas japonesas!

Formada por ladrilhos em preto e branco com o desenho do mitsudomoe, símbolo da religião xintoísta. O formato é de três vírgulas rodopiantes. Nas artes marciais, representa a força. Diz a lenda no Oriente que aquele que tivesse esse símbolo sobre a pele teria uma força concebida pela natureza.

O xintoísmo, junto com o budismo, são as duas principais religiões do Japão. O termo xinto quer dizer “caminhos dos deuses”. O xintoísmo é a religião mais antiga do país, ao contrário de outras crenças, não possui um fundador específico, livro sagrado, dogmas ou código moral.  Acredita-se que todas as forças e os elementos da natureza, como árvores, rios, pedras e animais, são habitados por deuses, ou “kami”. O praticante se familiariza e se integra à natureza, num relacionamento de intimidade, de reciprocidade, sabendo que dela ele tira seu sustento e, portanto, deve retribuir de alguma forma.

Outro símbolo japonês encontrado no Bairro da Liberdade é o grande pórtico (Torii) de nove metros de altura, localizado na Rua Galvão Bueno.  Ele foi construído à imagem e semelhança dos portais existentes na entrada dos santuários xintoístas do Japão. É como um portal que divide o mundo material do mundo divino. O Torii é feito de madeira, formado por duas colunas ligadas por duas vigas. Para os japoneses, ao passar pelo torii, a pessoa está entrando em um ambiente sagrado.

O grande pórtico (Torii) de nove metros de altura é outro símbolo do bairro da Liberdade

A Liberdade é realmente um pedaço do Japão na cidade de São Paulo, atualmente um dos principais pontos de visita para turistas e paulistanos!

Confira no vídeo abaixo outros detalhes e o significado da calçada japonesa.

Leia também:
Compras na Liberdade: um roteiro para encontrar o que você precisa (ou nem sabia que precisava)