Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Diálogos A Vida no Centro (dia 26 de setembro) terá talk show com Mauro Calliari, Mestre em Urbanismo e autor do livro “Espaço público e urbanidade em São Paulo”; veja a programação completa e como se inscrever gratuitamente para o evento
O quê: 2º edição do Diálogos A Vida no Centro (“A retomada do espaço público”)
Data: 26 de setembro
Horário: das 19h30 às 22h
Endereço: Praça Roosevelt, 210 (SP Escola de Teatro).
Entrada: gratuita mediante inscrições antecipadas por meio deste link.
“Sim, algo de novo está acontecendo com as pessoas nas grandes cidades. O interesse em retomar espaços públicos parece ser parte de um movimento global”. Quem diz isso é Mauro Calliari, administrador de empresas formado pela FGV, com MBA pela Universidade Bocconi, em Milão, e mestrado em Urbanismo pelo Mackenzie, em seu livro “Espaço público e urbanidade em São Paulo”(BEI Comunicação). Ele vai falar mais sobre esse tema no 2º Diálogos A Vida no Centro: A Retomada do Espaço Público, encontro de debates e networking que vai ser realizado nesta quarta-feira (26 de setembro), das 19h30 às 22h, na SP Escola de Teatro (Praça Roosevelt, 210).
Mauro será o convidado do talk show que vai abrir o evento. Mediado pelo jornalista Clayton Melo, confundador do A Vida no Centro, o papo tem como intenção refletir sobre a ocupação do espaço público em São Paulo, que vive um momento caracterizado pela busca da rua – por um universo cada vez maior de pessoas – como um local de encontro, diversidade, caminhadas, bicicletas e manifestações.
No livro “Espaço público e urbanidade em São Paulo”, fruto da dissertação de mestrado de Mauro, o autor analisa a difícil relação da cidade com seus espaços ao longo da história e a volta do desejo de reapropriação nos últimos anos. O especialista aponta diversos indícios de revalorização do espaços públicos em São Paulo, como a efervescência do Carnaval, aumento do uso de bicicletas e a ressignificação de espaços como o Minhocão, hoje um oficialmente um parque e utilizado pela população para se passear, praticar esportes, diversão e convivência.
“O espaço público deveria ser o ponto de partida para o planejamento de uma cidade, e não aquilo que sobra de área livre depois da construção de todos os novos prédios. Não precisamos de mais lugares fechados; podemos fazer compras nas ruas, andar na rua, encontrar gente ao acaso na rua”, escreve Mauro no livro. “A parte mais importante está acontecendo agora: a vontade das pessoas de ir às ruas, andar, passear e construir uma cidade melhor”.
Doutorando em História do Urbanismo na FAU-USP, com uma pesquisa voltada à relação do pedestre com a cidade, Mauro Calliari também é autor do blog Caminhadas Urbanas, no Estadão, que procura trazer o ponto de vista de quem anda na cidade para a discussão das políticas públicas. Também é palestrante em diversas instituições e membro fundador da ONG Cidade a pé.
O Diálogos A Vida no Centro é organizado pelo A Vida no Centro, hub de inovação e cultura do Centro de São Paulo criado pelos jornalistas Denize Baccocina e Clayton Melo, e será sediado na SP Escola de Teatro, na Praça Roosevelt, 210. A iniciativa conta com apoio do Restaurante Apfel e da SP Escola de Teatro.
Veja a programação completa da 2º Edição do Diálogos A Vida no Centro
19h30: Boas-vindas
20h às 21h: Talk show
Mauro Calliari: Administrador de empresas, mestre em urbanismo e responsável pelo blog “Caminhadas urbanas”, no portal do jornal O Estado de S.Paulo. Autor do livro “Espaço Público e Urbanidade em São Paulo”.
Mediação: Clayton Melo, jornalista e cofundador do A Vida no Centro. Com MBA em Marketing pela FGV e passagens por diferentes veículos de imprensa – foi editor da revista Istoé Dinheiro, do jornal de economia Gazeta Mercantil e do site IDG Now!, entre outros. É um dos curadores do Festival Path, evento anual de inovação e criatividade.
21h às 22h – Debate: “A Retomada do espaço público”, com a participação de:
* Denize Bacoccina(moderadora): Jornalista, é cofundadora do A Vida no Centro. Trabalhou no jornal Estado de S.Paulo, na BBC Brasil – onde foi correspondente em Londres e Washington – e foi chefe da sucursal da Istoé Dinheiro em Brasília.
* Alê Youssef: Diretor da Casa do Baixo Augusta e do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, colunista da rádio CBN e mestre em filosofia política e gestor cultural.
*Mariane Broc: Sócia- diretora da Places for us, a primeira consultoria de Place Branding do Brasil. Jornalista com 20 anos de experiência na imprensa, com passagens pelos principais veículos da mídia televisiva. Atua com gestão de marcas na CEB+D Branding e Design e, na Places for us, coordena projetos de engajamento junto a comunidades durante o processo de pesquisa.
* José Police Neto: Vereador, é autor do Estatuto do Pedestre, estudioso das questões de mobilidade urbana e um dos autores da lei do Parque Minhocão.
* Luis Eduardo Brettas: Superintendente na SP urbanismo, coordena projetos de grande porte, como Praça da Sé, Praça da República, Parques Lineares, Copa do Mundo, Calçadões e Anhangabaú, entre outros.
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup