Festival: programação infantil tem circo-teatro, passeios e história lúdica
Programação infantil gratuita no Centro Histórico: é a chance de levar as crianças para conhecer a história de São Paulo de forma lúdica no Festival A Vida no Centro
Além de shows, debates e passeios para pessoas de todas as idades, o Festival A Vida no Centro tem uma programação infantil pensada especialmente para os pequenos, para que eles visitem o Centro de São Paulo e conheçam a história da cidade – e do Brasil – de maneira lúdica e divertida. Para isso estão previstos passeios que incluem brincadeiras e contação de histórias.
A arena infantil vai funcionar no domingo, dia 10, das 10h às 16h, com várias atrações para crianças. O ponto principal é a Praça Antônio Prado, e algumas atividades incluem caminhada nas ruas próximas, no Centro Histórico. Toda a programação é gratuita.
O tour infantil “Pais e filhos descobrindo o Centro Histórico” será realizado pelo projeto Caminhos do Triângulo, criado há seis anos, a partir do encontro de Guias de Turismo dispostos e apaixonados pela história e patrimônio da cidade de São Paulo. O grupo desenvolve roteiros diários dentro da região do Triângulo Histórico – formado pela Praça da Sé, Largo São Francisco e Largo São Bento, com o propósito de contar a história da cidade através de construções, monumentos e pontos turísticos.
Os roteiros têm a duração de duas horas. Durante o festival, os roteiros serão gratuitos, por ordem de chegada no ponto de encontro, no coreto da Praça Antônio Prado.
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que fica a dois quarteirões da Praça Antônio Prado, na Rua Álvares Penteado, 112, também terá uma programação especial neste dia, com visitas guiadas ao prédio da instituição, um edifício construído em 1901 que em 1927 foi reformado e virou uma luxuosa agência do Banco do Brasil. Em 2001, virou centro cultural. O CCBB terá visitas guiadas pelo interior do seu prédio, no sábado e domingo, com intérprete de Libras, em dois horários, às 12h e 17h.
A agência cultural Gente Que Produz também traz à Praça Antônio Prado o circo teatro “A cenoura gigante”, um espetáculo infantil com música e teatro, que vai envolver a todos os presentes, não importa a idade.
Toda a programação é gratuita e tem classificação livre. Haverá ainda distribuição gratuita de pipoca e algodão doce.
Veja a programação:
Tour infantil “Pais e filhos descobrindo o Centro Histórico”
Domingo, dia 10
Das 10h às 12h
Ponto de Encontro: Praça Antônio Prado
O tour é feito especialmente para a criançada e suas famílias, tendo início e fim na Praça Antônio Prado, ponto de destaque no Triângulo Histórico de São Paulo. O percurso passa por pontos importantes como Largo São Francisco, Solar da Marquesa, Pátio do Colégio, Rua XV de Novembro, icônicos centros culturais e muito mais, além de conhecer um pouco mais sobre personagens históricos surpreendentes em meio a brincadeiras.
Este roteiro será conduzido pela Guia de Turismo Taís Freitas.
Garanta sua vaga com inscrições prévias neste link.
Contação de História
O Enigma do Sonho do Imperador
Domingo, dia 10, às 10h
Baseada no livro História Secreta do Brasil, de Claudia Bernhardt de Souza Pacheco, a história conta, de forma lúdica, a ligação do enigma do sonho de Nabucodonosor, com o descobrimento do Brasil, a fundação da Cidade de São Paulo, e o sonho do ideal milenarista do Quinto Império.
Por Alexsandra Mauro, jornalista e psico-sócio-terapeuta, especialista em gestão de conflitos, contadora da Associação Viva e Deixe Viver.
Circo Teatro
Sinira Antonieta em: A Cenoura Gigante
Domingo, dia 10, às 11h
Palco-tablado na Praça Antônio Prado
Sinira Antonieta é uma palhaça curiosa que, junto com seu amigo músico e o amigo fantoche contam histórias que encantam e divertem a todos.
A Palhaça Sinira Antonieta traz uma mala com objetos que dão vida aos personagens da história “A cenoura gigante”: a história de um fazendeiro que planta uma cenoura que cresce até ficar gigante. Para tirá-la da horta será necessário a ajuda de toda a família e também dos animais.
Nesta adaptação, em que o menor dos ajudantes pode fazer a diferença, a grande lição é a cooperação de todos. Inspirado livremente no clássico conto russo “O nabo gigante” de Aleksei Tolstói. Produção da agência cultural Gente que Produz. Apresentação de Kelly Lasser e Levi Estevão.
Derivas da Memória
Sábado, dia 9 e domingo, dia 10
Das 12h às 16h
Ponto de partida: CCBB – Rua Álvares Penteado, 112 e Praça Antônio Prado
A partir de narrativas de diferentes culturas presentes no Centro Histórico de São Paulo o Programa CCBB Educativo propõe uma deriva por alguns monumentos da região central paulistana que contam e representam narrativas fictícias e reais da colonização da cidade. No trajeto sugerido, os educadores estarão presentes em duas paradas: na Praça Antônio Prado e no CCBB. O público será instigado a transitar por esses espaços, observar, dialogar e registrar por meio de fotos e vídeos com duração de até 1 minuto, indícios de diversos processos de ocupação presentes na atualidade.
MiriM – Mostra Nacional de Teatro para Crianças Grandes e Pequenas
Local: área externa do CCBB
Sábado, 9 de novembro, às15h30
“Era Uma Vez: Contos, Lendas e Cantigas” (RS)
Em sua primeira edição, a mostra acontece na área externa do CCBB e apresenta ao público infantojuvenil e adulto quatro espetáculos inéditos na capital paulista, além de oficinas e uma mesa de debate. Reunindo grupos brasileiros de diferentes Estados, contou em setembro e outubro com a participação da Cia PeQuod – Teatro de Animação (RJ), com o espetáculo “Ovelha Negra”, e com o grupo Teatro Faces (MT), com o espetáculo “Pedro Malasartes e o Couro Misterioso”. Segue com o grupo Rococó Produções (RS), com o espetáculo “Era Uma Vez, Lendas e Cantigas”; e o grupo Ateliê Voador (BA), com o espetáculo “A Mulher que Matou os Peixes”. Idealização de MoviCena Produções e curadoria de Dib Carneiro Neto.
CCBB
Visitas guiadas ao edifício-sede do CCBB
Sábado, dia 9 e domingo, dia 10
Às 12h e 17h
Com Libras
Rua Álvares Penteado, 112
Visita guiada pelo interior do edifício, um dos mais bonitos da região e totalmente preservado. Junto com a história do prédio, conta-se a história de São Paulo, a importância do ciclo do café e o início da industrialização. Haverá intérprete de Libras.
Veja aqui a programação completa do Festival A Vida no Centro.