A Vida no Centro

Minhocão, a praia do paulistano Foto Adriano Choque
Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

“Parque Minhocão: Uma Retrospectiva do Presente”. Veja fotos

Fotografias de frequentadores mostram o dia a dia do elevado, espaço utilizado pelos carros durante a semana e como área de lazer nos fins de semana. Veja as imagens

Construído pelo então prefeito de São Paulo Paulo Maluf, em 1971, o Minhocão foi considerado pelo governo da época uma grande obra de engenharia, que faria a ligação entre as zonas leste e oeste da cidade evitando os semáforos do centro da cidade. Para os moradores da região cortada por ele, por outro lado, marcou o início da degradação, com carros passando a poucos metros das janelas de centenas de residências.

Ainda em 1976 ele passou a ser fechado para os carros à noite, e os horários de fechamento foram sendo gradativamente ampliados. Atualmente, o Elevado Presidente João Goulart (nome que no ano passado substituiu o do presidente da ditadura Costa e Silva) transforma-se no Parque Minhocão das 21h30 às 6h30, durante a semana, e nos fins de semana a partir das 15h de sábado.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

Leia também:  7 DICAS PARA APROVEITAR MELHOR O PARQUE MINHOCÃO

A oficialização do local como parque ocorreu neste ano, mas a adoção do espaço como área de lazer é bem mais antiga. É ali que moradores do entorno e de outros bairros da cidade correm, andam de bicicleta, de skate ou simplesmente ocupam um lugar ao sol.

A exposição Parque Minhocão: Uma Retrospectiva do Presente, organizada pela Associação Parque Minhocão mostra um pouco do dia a dia do local quando está fechado aos carros. As imagens são de frequentadores do elevado como Adriano Choque, Davi de Lacerda, Felipe Morozini, Lena Kilina (performer russa), Luciana Alexandrino, Norma Bonacorso, Pietro Sargentelli, Felipe Rodrigues entre outros.

Veja aqui algumas fotos da exposição:

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro