Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Imagens mostram o que aconteceu com vários prédios históricos nos últimos 100 anos. Alguns sobreviveram, outros não
São Paulo mudou muito durante o século 20. A cidade que no início dos anos 1900 apenas começava a se expandir para além do Vale do Anhangabaú chegou ao século 21 como uma das maiores metrópoles do mundo. Neste processo, prédios foram demolidos, arranha-céus foram erguidos, a cidade se verticalizou e a paisagem tanto da região central quanto de vários bairros mudou bastante.
Olhando fotos antigas de São Paulo, o jornalista Ismael Pfeifer e sua filha, a fotógrafa Natália Pfeifer, decidiram matar a curiosidade sobre o destino de lugares e prédios antigos e verificar, em imagens, o quanto a cidade realmente mudou.
Pesquisaram fotos de 1916 na internet e refizeram as fotos dos mesmos lugares no ano passado. O resultado pode ver visto no vídeo SP, 100 anos depois, que coloca lado a lado as imagens de 1916 e 2016.
O vídeo surpreende, contrariando o senso comum de que São Paulo não respeita sua memória e põe abaixo seus prédios antigos sem a menor cerimônia. Alguns prédios de fato foram substituídos, especialmente em regiões mais novas da cidade, como a Avenida Paulista. Mas outros, principalmente no centro, estão praticamente intactos – apenas com árvores mais crescidas ao redor. É o caso do Theatro Municipal, Mosteiro de São Bento e outros.
“Tem prédios históricos preservados, mas o cenário urbano está muito alterado, como era de se esperar”, diz Ismael. “Mas não tivemos como objetivo a crítica. Era mesmo tentar revisitar o passado arquitetônico da cidade por meio do olhar fotográfico”, afirma.
Leia também:
Quer conhecer mesmo o centro de São Paulo? Que tal um passeio a pé?
Visita guiada: conheça o jardim suspenso do Edifício Matarazzo
O vídeo cumpre esse papel de mostrar as mudanças nesta paisagem urbana. “É muito curioso pisar no mesmo lugar em que fotógrafos estiveram há um século e contrapor a visão deles com a paisagem atual”, diz Ismael, já antecipando que pretende fazer uma sequência, visitando outros locais para analisar o tamanho da mudança.
Assista ao vídeo e veja o que mudou em 100 anos:
https://home/avidanocentro/sites/avidanocentro.com.br.youtube.com/watch?v=UYwMQoej_0Y&feature=share&app=desktop
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup