Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Programação de shows se estende até o fim de semana. Confira aqui tudo o que vai rolar na festa dos 464 anos de São Paulo
Vários eventos, pagos e gratuitos, em local fechado e ao ar livre, comemoram o aniversário de São Paulo. Os 464 anos da cidade são celebrados no dia 25 de janeiro, mas alguns eventos continuam até o fim da semana. Fizemos uma seleção do que vai acontecer no centro de São Paulo.
A festa promovida pela Prefeitura terá 25 horas de programação, das 11h do dia 25 até o meio-dia do dia seguinte. Tem música para todos os gostos, de pop e sertaneja a música clássica no Theatro Municipal e Hip Hop na Praça da República.
O show de abertura é com a cantora Paula Fernandes, depois tem Letrux, Tulipa Ruiz, Raquel Virgínia e Thiago França fazendo um tributo à cantora Rita Lee, ícone do rock brasileiro, e ainda um Tributo a David Bowie com André Frateschi e Banda Heroes. À noite, o destaque é Anitta, às 23h15 e na sequência Banda Uó, Jaloo e banda Glória Groove e o grupo BaianaSystem com a cantora Karol Conka. Veja aqui a programação completa.
Gilberto Gil e a escola de samba Vai-Vai fazem show gratuito na esquina da Avenida São João com Ipiranga, a avenida mais famosa de São Paulo, imortalizada na canção Sampa, de Caetano Veloso. O evento é patrocinado pelo Bar Brahma, que fica na famosa esquina. Dia 25, das 14h às 20h.
Ali pertinho, no antigo centro financeiro de São Paulo, acontece a esperada inauguração do Farol Santander, o edifício Altino Arantes, conhecido como Banespão. O prédio, fechado desde 2015, será aberto à visitação no dia 26 totalmente reconfigurado como um centro de cultura, entretenimento e empreendedorismo, além de um mirante no 26º andar. Veja aqui mais detalhes e fotos.
O Ramona e a loja Endossa fazem uma festa aberta e gratuita, na calçada em frente aos dois estabelecimentos, na esquina da Avenida São Luiz com a Consolação. A edição verão do já clássico Romance em Durango. No dia 25, das 12h30 às 19h, a banda Electric Hendrix Tribute apresenta clássicos de Jimi Hendrix e Janis Joplin. Haverá ainda comidinhas e chope à venda no local.
O espetáculo Big Band Na Gaveta convida João Suplicy é a aposta da Caixa Cultural para a comemoração do aniversário da cidade. Os shows acontecem entre os dias 25 e 28 de janeiro, às 19h15, com entrada franca. Os artistas passeiam pelo swing, rock e blues, com muita leveza, naturalidade e alegria, apresentando um repertório completo com músicas de grandes artistas como Ray Charles Joao Bosco, Roberto Carlos, Baden Powell, Vinícius de Morais, Tom Jobim e Beatles, além de canções autorais de João Suplicy, lançadas em seu último disco “João” (2017).
No dia 26 de janeiro, às 16h, também com entrada franca, ocorre o Workshow – A História Social do Blues, que mostra a trajetória do negro americano, desde a escravidão até suas conquistas contra o preconceito e pelo reconhecimento de sua identidade perante o mundo inteiro, contada através de sua música, sem esquecer do Movimento Negritude e a influência de Martin Luther King. Quem apresenta essa história, é um dos principais fomentadores do Blues no Brasil, o gaitista e vocalista Paulo Gazela. Este evento, que também é gratuito, requer inscrição antecipada pelo fone (11) 3221-4400.
O Estação Cultura, novo espaço expositivo da Secretaria da Cultura do Estado, na Luz, recebe no dia 25 artistas para apresentações musicais que misturam o erudito, o contemporâneo e o experimental. A partir das 18h, começam as apresentações musicais de Stalkr, Loop B, e The Cross, projeto da pianista internacional Juliana D´Agostini e do produtor musical vencedor do Grammy Latino e Americano, Ruriá Duprat.
Quem comparecer ao local ainda pode ganhar um exemplar do Passaporte dos Museus, que têm informações sobre os museus Secretaria da Cultura do Estado e dá direito a uma entrada gratuita em todos eles.
Além das programações musicais, ao anoitecer haverá projeções visuais – mapping – do VJ Spetto, que promete contar a história da cidade em um show de luzes que serão refletidas no Complexo Cultural Júlio Prestes.
A Estação Cultura fica na Rua Mauá, 51, na região da Luz, ao lado da Sala São Paulo.
A Pinacoteca, que prorrogou até o dia 29 de janeiro a exposição “No subúrbio da modernidade – Di Cavalcanti 120 anos”, terá entrada gratuita neste dia. E ainda comemora o aniversário da cidade com uma apresentação do bloco afro Ilú Obá De Min, grupo formado exclusivamente por mulheres ritmistas, reverenciando e enaltecendo a cultura afro-brasileira, além de destacar a participação e força das mulheres no mundo. A apresentação será no dia 25, às 15 horas, no estacionamento da Pina Luz, com entrada gratuita. O local também terá, durante todo o dia, foodtrucks vendendo comidas e bebidas.
O CCBB traz uma grande retrospectiva da obra do artista nova-iorquino de ascendência afro-caribenha Jean-Michel Basquiat. A exposição abre neste dia 25 e fica em exposição até o até dia 7 de abril de 2018.
São mais de 80 peças, entre quadros, desenhos, gravuras e pratos pintados, a incrível coleção com inúmeras obras-primas do artista, que pertencem à coleção da família Mugrabi, dona das maiores coleções de Basquiat e de Andy Warhol, e traz obras de todas as fases do artista, que morreu jovem, aos 27 anos. Veja mais detalhes sobre a exposição.
Quem gosta de cinema também tem espaço na programação de aniversário de São Paulo. O CCBB faz uma homenagem ao compositor italiano Ennio Morricone que completa 90 anos em 2018, com uma mostra de 22 filmes entre os mais de 500 para os quais ele fez a trilha sonora. A mostra Sonora: Ennio Morricone fica em cartaz até o dia 19 de fevereiro, e a programação completa pode ser conferida aqui.
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup