Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
A Rua Souza Lima tem de cervejarias a bares com coquetelaria e restaurantes com mesas na calçada; A Vida no Centro foi lá e mostra como é o rolê
O rolê da vez é na Rua Souza Lima, na Barra Funda, coladinha no Campos Elíseos
Por Clayton Melo
@claytonmelo
@avidanocentro.sp
Atualizado em 19/01/2023
A região central de São Paulo tem sempre alguma novidade na cena gastronômica e boêmia. Um desses novos points é a Rua Souza Lima, que fica na Barra Funda, bem pertinho do Centro, (fica a menos de 10 minutos do metrô Marechal Deodoro). Uma rua tranquila, com jeitão de bairrinho, que aos poucos começa a se tornar uma região gastronômica descolada e vibrante, daquelas que, se você ainda não conhece, não pode deixar de visitar.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
O movimento por ali já vinha se criando pouco antes da pandemia. Agora, a Rua Souza Lima voltou com tudo, com novos espaços, e é um dos lugares mais interessantes do Centro para ir com os amigos e tomar uns drinques, almoçar ou jantar em restaurantes de cozinhas criativas ou só passar o tempo tomando umas cervejas na calçada (muitas delas artesanais de cervejarias da região, como a Barra Funda, por exemplo) e beliscando uns petiscos. Se quiser, pode até ir a uma loja colaborativa com artigos de decoração e moda. A rua tem opções de almoço para os dias de semana, happy hour e curtição no fim de semana.
A Vida no Centro visitou os lugares da rua e traz a relação para você se planejar e curtir.
A reportagem faz parte da série jornalística “Dicas A Vida no Centro – Campos Elíseos”.
Veja as dicas, compartilhe e aproveite!
Cervejaria Central
Para quem chega à Souza Lima vindo por baixo, margeando a linha do trem, o rolê na Souza Lima começa logo na esquina: o primeiro local é a Cervejaria Central, um brewpub que busca para unir comida com raízes na cultura brasileira e cerveja artesanal. Ela fica onde até 2021 funcionava o extinto Atlântica Kombucha.
Esta é uma nova unidade, aberta no segundo semestre de 2021, da Cervejaria Central que funciona na Rua Jesuíno Pascoal, na Santa Cecília. O local é amplo, com bastante espaço interno, mas com a vantagem de estar conectado à calçada por meio de portas amplas que ficam abertas.
Nessa parte externa também tem mesas ao ar livre e, quando está cheio (especialmente à noite nos dias quentes), as pessoas também costumam ficar em pé, na rua. O espaço costuma ter discotecagem e rodas de samba animadas. É um lugar para ir com a galera ou conhecer gente nova por lá. Aos sábados uma boa pedida é feijoada com cerveja.
Endereço: Rua Sousa Lima, 5
Funcionamento:
Quarta e quinta: 18h à 0h
Sexta das 18h à 0h30
Sábado das 16h à 0h30
Domingo das 16h às 22h
Instagram: centralbarrafunda
A Dama e os Vagabundos
Quer um boteco rock and roll com mesa na calçada, jeitão vintage e cerveja gelada? Então A dama e os vagabundos é um bar pra você chamar de seu. O local é uma boa sugestão pra uma cerveja antes do almoço pra ficar pensando melhor – ou também durante e pós-almoço. E também cai bem como happy hour ou à noite. O atendimento é camarada, e a casa tem variedade de porções e petiscos, churrasco e sanduíches, além de cervejas de garrafa. Boa parte dos pratos é feita na grelha, mesmo as opções vegetarianas. Além das mesas na calçada, também tem balcão e alguns lugares na parte interna.
Endereço: Rua Souza Lima, 43
Funcionamento:
Quarta à Sexta das 18h às 23h
Sábado das 15h às 23h
Domingo das 13h às 20h
Instagram: adamaeosvagabundosbar
Laskarina Boubolina Taberna
Mesinhas na calçada, um clima relax e despojado, propício para bons encontros e boas conversas. É essa atmosfera desse restô-bar que fica numa das esquinas da Souza Lima (ele ocupa o espaço onde antes funcionou a extinta Casa Del Fiore). O Laskarina Boubolina – nome inspirado numa pirata grega que lutou pela independência da Grécia –, traz opções de drinques autorais e clássicos, como o Red Snapper (Blood Mary preparado com Gin), e cervejas de garrafa.
O cardápio traz pratos como ossobuco com risoto milanês e vários petiscos, entres eles o bolinho de macaxeira com queijo meia cura e o croquete de bochecha de porco desfiada – há também opções veganas, como patacones e sanduíche de tofu à milanesa. Com atendimento gentil, é uma boa pedida para almoços que se estendem pela tarde aos sábados e domingos. Aceita reservas por meio do aplicativoGet In.
Endereço: Rua Souza Lima, 67
Funcionamento:
Quarta a sexta das 19h às 23h
Sábado das 13h às 23h
Domingo das 13h às 17h
Instagram: laskarinasaopaulo
Bandeira, Bandeira
O rolê da comunidade LGBT+ na rua é garantido pelo Bandeira, Bandeira. Aberto em junho deste ano, o bar funciona numa antiga fábrica de vidros e tem mesas na calçada. O local traz drinques clássicos, com nomes que remetem ao universo LGBT. Entre eles estão o Sapatrícia (vodca, licor de cranberry e limão) e o Larissinha (gim, maracujá, angostura e borda de melaço).
Endereço: Rua Souza Lima, 81
Funcionamento:
Quarta a sexta das 18h à meia-noite
Sábado das 16h à meia-noite
Domingo das 16h às 21h
Instagram: bandeirabandeirabar
Botequim da Barra
Com clima descontraído e animado, o Botequim da Barra é um misto de bar e lanchonete, com almoço, jantar, lanches e petiscos. Também tem espetos e porções para acompanhar a cerveja nas noites de sexta e tardes e noites de sábado. O lugar costuma ter música ao vivo, com música brasileira e pop rock.
Endereço: Rua Souza Lima, 138
Instagram: botequimdabarra
Trago Bar
Este é um dos bares mais conhecidos da nova cena boêmia da Barra Funda e arredores. Com um pequeno salão de paredes descascadas e decoração aconchegante, tem poucos lugares na parte de dentro (com assentos no balcão e no sofá), mas também tem a opção (muito agradável) das mesinhas na parte de fora do bar, que fica numa esquina. O ponto forte do Trago Bar são os drinques, com coquetéis clássicos e autorais.
Entre as opções está o Lagun, preparado com suco de limão taiti, xarope de extrato de gengibre e cerveja Lagunitas IPA. Do balcão, você pode ver os bartenders em ação e ainda trocar umas ideias porque o atendimento é camarada e sem afetação. Para comer, boas pedidas são o croquete de pastrami e o bolinho de risoto de abóbora recheado com bochecha de porco.
Endereço: Rua Souza Lima, 174
Funcionamento:
Quarta a sexta das 18h à meia-noite
Sábado das 14h à meia-noite
Domingo das 14h às 22h
Instagram: trago_bar
Es.trago Bar
Fundado pelos mesmos donos do Trago Bar, ele fica na outra esquina, bem em frente ao seu irmão mais velho. Abriu as portas em agosto de 2022 com a proposta de ser um bar mais despojado, com jeitão de boteco e boa música ambiente nas playlists, de rock a brasilidades. Serve cerveja de 600 ml, incluindo artesanais (como a Praya e a Barra Funda). O cardápio tem opções para “Começar o estrago” (como caipirinhas, entre elas a de caju com limão, ou batidas, como a de paçoca) ou “Consertar o estrago (as comidas, como saladas e pratos como o “Espaguete da vovó” e “Galeto). Assim como o Trago, tem lugares para ficar na parte interna e também nas mesas do lado de fora.
Endereço: Rua Souza Lima, 151
Funcionamento:
Terça e quarta das 18h à meia-noite
Quinta e sexta das 18h à 1h
Sábado das 14h à 1h
Domingo das 14h às 22h
Instagram: es.trago_bar
Mescla Restaurante
Restaurante liderado por Checho Gonzales, chef boliviano criador da Comedoria Gonzales, em Pinheiros, o Mescla é uma boa opção para almoços durante a semana toda. Tem um clima aconchegante, com cozinha aberta e algumas mesas compartilhadas, além do balcão – deste lugar, você poderá acompanhar de camarote a preparação do seu prato pelo próprio Checho. O cardápio traz, como opções de entrada, bolinho de batata, mexilhões empanados e porquinho empanado. Entre os pratos principais, gratinado de creme de milho, arroz de camarões com creme de mandioca e macarrão tostado. E para beber, diferentes opções de chopes e cervejas – neste último caso, tem sempre a “torneira convidada”, com uma cerveja artesanal diferente dependendo do dia. Para quem prefere sem álcool, tem kiro e sucos. Uma dica bacana é que o Mescla tem um parklet do outro lado da rua. Mas, como o espaço é pequeno, é bom chegar cedo se quiser aproveitar a área externa. O restaurante aceita reservars por este WhatsApp.
Endereço: Rua Souza Lima, 307
Funcionamento:
Segunda a quarta das 12h às 15h
Quinta das 12h às 15h e das 19h às 22h
Sábado das 12h às 22h
Domingo das 12h às 18h
Reservas: WhatsApp.
Instagram: mescla_restaurante
Chévere Cozinha e Bar
As empanadas do chef Erik Fernandes, do Empanadas La Cholita, são o carro-chefe deste bar especializado em comida latina. Além das empanadas e saltenhas (experimente a tradicional, de carne, maravilhosa), tem também especialidades de outros países da região, como choripan, tacos e arepas.
Endereço: Rua Souza Lima, 321
Instagram: cheverecozinhaebar
Funcionamento: Quarta: 12h às 15h – 18h às 21h
Quinta: 12h às 15h – 18h às 22h
Sexta: 12h às 15h – 18h às 23h
Sábadao: 12h às 23h
Domingo: 12h às 21h
Frágula
Aberto em dezembro, o Frágula é mais novinho dos bares da região, montado por Daniel Joshua Lima, Roberta Pompone e o DJ Click. É, basicamente uma balada, com pista de dança no mezanino e mesas na calçada. A arquitetura é retrofuturista e, seguindo a tendência da região, o bar é petfriendly.
No cardápio, cervejas, drinques, clássicos como Negroni e Fitzgerald e autorais, e porções como coxinhas, risoles e croquetes.
Instagram: @fragulabar
Rua Sousa Lima, 328
Funcionamento:
Quarta e quinta: 19h à 00h
Sexta e sábado: 19h às 03h
Domingo: 13h às 22h
Acervo Mantovani
Entre uma cerveja e um drinque, um prato ou petisco nos bares da rua, você também pode aproveitar para dar uma olhadinha na Acervo Mantovani, que fica em frente ao Mescla. É uma loja colaborativa de design autoral, roupas, acessórios e artigos de decoração.
Endereço: Souza Lima, 300 A
Funcionamento:
Quinta das 12h às 17h30
Sexta a domingo das 11h às 17h30
Instagram: acervo.mantovanni
LEIA TAMBÉM AS OUTRAS MATÉRIAS DA SÉRIE “DICAS A VIDA NO CENTRO-CAMPOS ELÍSEOS
Cultura no Campos Elíseos: conheça espaços e museus para você visitar no bairro e arredores
De Campo Redondo a Campos Elíseos: a história da criação do primeiro bairro planejado de São Paulo
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup