Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Despertar a memória afetiva, conhecer o patrimônio histórico e atribuir novas imagens ao Centro Novo de SP embalados pelo movimento mais humano, o andar a pé
A imagem que fazemos da cidade é resultado do misto de uma experiência sensorial e racional, em especial durante o deslocamento por seus caminhos quase sempre tortuosos. Observamos, sentimos e elaboramos o ambiente na medida em que fruimos pelo espaço público.
No CalçadaSP estamos sempre pensando em como construir novas formas de experimentar a cidade. Descobrimos as Calçadas, mas também queremos saber o que as pessoas possuem de referências afetivas relacionadas aos lugares da cidade e o que mais podemos agregar como valor para despertar uma nova relação com o espaço público. O afeto é fundamental para a percepção do urbano e novos pontos de referência podem desenhar caminhos nunca antes imaginados.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
Por isso gostamos tanto da Jornada do Patrimônio como forma de sensibilizar o cidadão para a importância do conhecimento e da preservação do patrimônio. Iniciada na França em 1984, a Jornada de Portas Abertas inspirou outros países a adotarem iniciativas semelhantes. Foi oficializada em 1991 pela Comunidade Europeia, quando adotam a designação de Jornadas Europeias do Patrimônio.
Em 2015, o Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo promoveram a 1a Jornada do Patrimônio Paulistana. Por aqui ela é assim definida:
“A Jornada do Patrimônio tem como principal objetivo estimular a população a reconhecer os patrimônios históricos e culturais paulistanos, que tratam da memória e identidade dos diferentes grupos sociais presentes na cidade.”
Composta por atividades que acontecem concomitantemente em vários locais e horários durante o final de semana, sua agenda múltipla e diversa incentiva o deslocamento para a realização de visitas a diferentes locais de preservação patrimonial, além da possibilidade de participar em oficinas e rodas de conversa. Tudo para proporcionar novas experiências com a cidade, além de criar memória afetiva com os espaços e lugares.
Com o tema Memória Paulistana, a edição de 2019 da Jornada do Patrimônio em São Paulo (a ser realizada dias 17 e 18 de agosto) oferece a modalidade Roteiros de Memória trazendo passeios culturais que envolvem a visita orientada a imóveis, edificações e espaços com valor cultural, histórico, arquitetônico e urbanístico.
Roteiro de Memória do CalçadaSP
Não podíamos ficar de fora dessa edição. Para isso, mapeamos os edifícios do período Moderno de São Paulo (1930 a 1968) que foram tombados pelo Patrimônio Histórico e montamos um percurso que passa por edifícios modernos e arquitetura eclética. O trajeto é todo plano, o que facilita o caminhar, e articulado com grandes áreas abertas.
Clique aqui para ver o mapa em detalhes.
Mais do que arquitetura e fachadas, desfrutaremos das histórias e curiosidades além de, claro, chamar a atenção para o chão que conduz até eles. É no impacto lúdico e afetivo que refletiremos sobre o quanto cidade e cidadãos valorizam e preservam o bem que nos forma e transforma: o patrimônio.
SERVIÇO
DATA: 17/08 (sab) e 18/08 (dom)
HORÁRIO: 10h00 (procure chegar com 10 min de antecedência)
PONTO DE ENCONTRO: Praça Ramos De Azevedo, 131 – Casas Bahia – em frente ao Theatro Municipal.
INSCRIÇÕES REQUERIDAS PELO EMAIL: wans.spiess@gmail.com
Siga o CalçadaSP no Instagram (www.instagram.com/calcadasp) e use #calçadasp para compartilhar suas fotos, elas podem fazer parte da galeria de calçadas do projeto.
Leia também: JORNADA DO PATRIMÔNIO 2019: ROTEIROS PARA CONHECER A HISTÓRIA DE SÃO PAULO
PRÉDIOS MODERNISTAS EM IMAGENS: VEJA FOTOS DE ÍCONES DA ARQUITETURA MODERNA
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup