A Vida no Centro

Museu Arte Sacra - Jornada do Patrimônio 2019
Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Jornada do Patrimônio 2019: roteiros para conhecer a história de São Paulo

Conheça imóveis tombados por dentro e faça passeios que permitem conhecer a história da cidade. Veja programação completa da Jornada do Patrimônio 2019

A Jornada do Patrimônio 2019 – Memória Paulistana será realizada nos dias 17 e 18 de agosto, com mais de mil atividades em cerca de 500 pontos da cidade, a maior deles no Centro. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, convida a população para conhecer e explorar os pontos históricos e de memória e identidade da cidade.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

A Jornada do Patrimônio deste ano será a maior desde a sua criação, em 2015, e traz mais de 400 roteiros históricos, 300 visitas a imóveis tombados, 210 oficinas e 50 sessões de cinema do Circuito Spcine, com documentários realizados com investimento da Secretaria da Cultura para o programa “História dos Bairros de São Paulo”.

A ação especial Expedição Fotográfica no Triângulo SP será lançada em 10 de agosto e desbrava o Centro Histórico, num roteiro formado pelo Largo São Bento, Largo São Francisco e Igreja Ordem Terceira do Carmo. Durante o passeio, historiadores narram curiosidades e histórias sobre cada local, enquanto os fotógrafos auxiliam nos registros.

festa de lançamento desta edição do evento será realizada no Beco do Pinto, dia 16, a partir das 18h, com a Pratododia All Stars, que apresenta um repertório de reggae, ritmo registrado como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Jornada do Patrimônio 2019

Entre os destaques da programação está o Grande Cortejo da Memória Paulistana, que no sábado (17) percorre o Triângulo SP, criando um roteiro de memória conduzido pelo ator Pascoal da Conceição que entra em cena como Mario de Andrade e apresenta personagens históricos, interpretados por grandes nomes da dramaturgia brasileira.

Com direção artística de Georgette Fadel e dramaturgia de Bernardo Galegale, o espetáculo traz Beth Araújo como Marquesa de Santos, Kelly Campelo como Anita Malfatti, Cassio Scapin como Adorinan Barbosa, Laila Garin como Elis Regina, Leopoldo Pacheco como Plinio Marcos e Fernando Sampaio como Piolin, Aílton Graça como Tebas, arquiteto negro e autor de alguns projetos como a torre da primeira catedral da Sé e elementos decorativos da fachada da Igreja da Ordem Terceira do Carmo.

Os teatros independentes registrados pelo Conpresp como patrimônio imaterial da cidade oferecem 30 atividades entre oficinas e bilheteria, além de intervenções artísticas gratuitas. Veja os destaques.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Exposição Fotográfica #expediçãoglobo

17.8 a 31.8

As imagens feitas pelos fotógrafos que participam da Expedição Fotográfica Globo, no dia 10 de agosto, podem ser conferidas na Expedição Globo na Jornada do Patrimônio, localizada na Praça do Patriarca, de 17 a 31 de agosto.

Museu de rua

17.8 a 28.9

O Museu da Cidade de São Paulo apresenta a nova edição do Museu de Rua, projeto Idealizado por Júlio Abe Wakahara na década de 1980. O projeto traz um conjunto de totens em locais estratégicos do triângulo histórico da cidade de São Paulo, com fotos e informações sobre a história dos logradouros de São Paulo. O projeto cria uma nova camada de relação do Museu da Cidade com o público, que extrapola a comunicação das salas expositivas e publicações para as ruas.

Curadoria: José Henrique Siqueira.

Exposição (re)conheça seus bens culturais

01.8 – 21.8

Com ilustrações de Augusto Figliaggi, a mostra “(re)conheça seus bens culturais” abrange cinco exposições que apresentam bens culturais que valorizam o patrimônio histórico e cultural nas diversas regiões da cidade e suscitam as memórias destes bens e a importância deles para a cidade de São Paulo.

Em parceria com o Metrô SP, a mostra apresenta imóveis tombados e monumentos organizados nas cinco regiões macro da cidade, com objetivo de criar relações de pertencimento entre a população e os bens protegidos nos diversos territórios da cidade de São Paulo.

A mostra conta com pesquisa de Alice Almeida, textos de Walter Pires e Fátima Antunes, e coordenação geral de Higor Advenssude e profissionais do Departamento do Patrimônio Histórico.

OUÇA O PODCAST DO A VIDA NO CENTRO
A retomada do espaço público e a caminhabilidade, com José Armênio e Mauro Calliari

Caixa Educativa Jornada do Patrimônio

A caixa educativa “Jornada do Patrimônio” cria relações de pertencimento da população com os bens protegidos nos diversos territórios da cidade de São Paulo e promove formação e conscientização de forma lúdica.

Organizada a partir de bens culturais de cada uma das cinco regiões da cidade, a caixa é composta por um jogo da memória com imóveis tombados, um jogo de dominó com monumentos, cartas com perguntas sensibilizadoras sobre território e memória e pranchas com fotografias e textos para pesquisa.

É uma ferramenta que (re)apresenta o patrimônio histórico e cultural da cidade para novos públicos, em especial para os frequentadores das bibliotecas, centros culturais, casas de cultura e museus da Secretaria Municipal de Cultura.

O projeto coordenado por Higor Advenssude conta com pesquisa e textos de Alice Américo, Walter Pires e Fátima Antunes; design gráfico de Leila Zelic e ilustrações de Augusto Figliaggi.

As caixas estarão disponíveis nos equipamentos da SMC.

Praça do Patriarca

Tuíster da cidade

17.8 – 10h

Praça do Patriarca

A caixa educativa “Jornada do Patrimônio” cria relações de pertencimento da população com os bens protegidos nos diversos territórios da cidade de São Paulo e promove formação e conscientização de forma lúdica.

Organizada a partir de bens culturais de cada uma das cinco regiões da cidade, a caixa é composta por um jogo da memória com imóveis tombados, um jogo de dominó com monumentos, cartas com perguntas sensibilizadoras sobre território e memória e pranchas com fotografias e textos para pesquisa.

É uma ferramenta que (re)apresenta o patrimônio histórico e cultural da cidade para novos públicos, em especial para os frequentadores das bibliotecas, centros culturais, casas de cultura e museus da Secretaria Municipal de Cultura.

O projeto coordenado por Higor Advenssude conta com pesquisa e textos de Alice Américo, Walter Pires e Fátima Antunes; design gráfico de Leila Zelic e ilustrações de Augusto Figliaggi.

Biblioteca Mário de Andrade

Bike Tour • Concentração na lateral da biblioteca, pela entrada da Rua da Consolação • Saídas sábado e domingo, 9h, 11h, 13h e 15h

Por dentro da Biblioteca Mário de Andrade • Sábado, 10h • Até 25 pessoas

Visitas guiadas na Biblioteca Mario de Andrade • Concentração em frente a Estátua da Leitura, no hall da Rua da Consolação • Saídas sábado e domingo, 10h e 14h

Visitas guiadas na Praça Dom José Gaspar • Concentração no hall de entrada da Rua da Consolação • Saídas sábado e domingo, 11h30 e 15h30

Oficina de Fotografia: Pauliceia Desvairada – Por dentro da Biblioteca Mário de Andrade • Concentração na hemeroteca • Sábado e domingo, das 15h às 18h

Sarau do Binho • Local: Sala Tula Pilar Ferreira • Sábado, 16h

Entre a memória e o patrimônio: Biblioteca Mário de Andrade • Local: Hall da estátua • Sábado e domingo, das 08h às 20h

Coral Paulistano – Concerto de Música Brasileira – regência Naomi Munakata • Domingo, 15h

Roda de samba: Chapinha do Samba da Vela • Local: Terraço • Domingo, 16h

Theatro Municipal e Praça das Artes

Visita guiada • Sábado, 10h, 11h, 13h e 14h

Concerto Espanhol com regência de Alessadro Sangiorgi e solista Catalina Cuervo | Theatro Municipal/Orquestra Sinfônica Municipal • Sábado, 17h e Domingo, 12h

Concerto de Música de Câmara | Sala do Conservatório/Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo • Domingo, 12h

Solar da Marquesa de Santos

Monólogo “Marquesa de Santos: Verso & Reverso” • Sábado, 10h

A Marquesa de Santos, Domitila de Castro do Canto e Melo (1797-1867), tem um enfrentamento com o seu biógrafo e com os espectadores.

Lançamento da reedição do livro “Titília e o Demonão”, de Paulo Rezzutti • Sábado, 11h

Obra reúne mais de 90 cartas inéditas trocadas entre o imperador D. Pedro I e a sua célebre amante, a Marquesa de Santos.

OFICINAS

O Solar da Marquesa e as memórias de Domitila • Sábado 10h

Mapas e patrimônio: referências e metodologia • Sábado, 10h

Mapas do invisível: memória das sociabilidades paulistanas – parceria entre o Museu da Cidade de São Paulo e SENAC • Sábado 13h

Imaginando a história de São Paulo: a pintura “Fundação de São Vicente”, de Benedito Calixto • Sábado, 13h

Camadas de um mesmo lugar • Domingo 10h e 14h

Vila Itororó

Intervenção Artístico-Cultural “Reintegração de Posse”

A intervenção “Reintegração de Posse” reunirá, nos espaços do Canteiro Aberto da Vila Itororó, uma exposição iconográfica sobre o ensaio “Suas outras memórias” e sobre o conto “A casa de Fayola”. Além disso, durante os horários de visitação ao pátio de casas, serão encenadas as peças teatrais “A casa de Fayola” e “Cidade Submersa”, seguidas de debate com autores e elenco.

Abertura da exposição sábado, 9h

Visitação ao Pátio de Casas, com encenação da peça “Cidade Submersa” (acompanhada de debate), sábado e domingo, 14h

Concepção: Abílio Ferreira e Jorge Peloso

Fotografia: Alícia Peres | Elenco: Camila Andrade

Produção: Impulso Coletivo

Oficina “Conservação de madeiras – Técnicas de conservação e manutenção baratas e viáveis” • Sábado, 10h

Oficina “Xilo na Vila” • Sábado, 14h

Otis Trio • Domingo, 13h

Oficina “Prospecção estratigráfica na Vila Itororó” • Domingo, 14h

Centro Cultural Olido

Sabadão Olido Tony Hits, seu Osvaldo Pereira e DJ Charles Team • Sábado, 15h

Festa Vintages • Domingo, 15h

Centro de Memória do Circo

Oficinas 17.8 – 14h30

Arquitetura nômade circense

Bordados circenses

Cenografia com materiais reciclados

Demonstração de desenho de circo

Demonstração de tabuletas circenses

Malabares: Bambolê

Malabares: Bolas

Malabares: Claves

Malabares: Contato

Sombrinhas de balas de coco

Circuito SPcine

Sábado, 17h

  • Os tempos da Aclimação
  • Vale do Anhangabaú – Sala de visitas de São Paulo
  • Bixiga: a Bela Vista do palco brasileiro
  • 25 de Março: caixa mágica

Domingo, 17h

  • Doces Lembranças – Histórias saborosas do Pari
  • Pompéia e Vila Romana – A geografia de caminhos diferentes
  • Santa Efigênia e seus pecados
  • Santana em Santana

Imóveis históricos

Arquivo Histórico Municipal

Oficina “Caminhos digitais: preservação e difusão de documentos históricos através da informatização de acervos” • Sábado, 16h

Associação dos Advogados de São Paulo

Horário de funcionamento: sábado, 9h-17h • Até 10 pessoas

Batalhão Tobias de Aguiar – ROTA/SP

Visita guiada sábado e domingo, 10h e 16h • Até 30 pessoas

Casa da Imagem

Visita educativa às histórias e memórias da cidade de São Paulo • Sábado 10h e 14h

Em busca de representações indígenas na cidade de São Paulo • Domingo 14h

Casa de Dona Sebastiana de Souza Queiroz

Visita guiada sábado e domingo, 11h,13h e 15h • Até 20 pessoas

Casa de Dona Yayá

Visita guiada sábado e domingo, 12h • Até 20 pessoas

Casa Mário de Andrade

Visita guiada sábado e domingo, 11h e 15h • Até 20 pessoas

Passeio “Cidade, memória e patrimônio: encontro com a Barra Funda” • Sábado, 10h-14h

Casa Ranzini

Oficina “Sob as cores das aquarelas de Thomas Ender” • Sábado, 10h

Oficina “Bordado e memória na casa florentina” • Sábado e Domingo, 10h

Oficina “Bordado patrimônio ” • Sábado, 10h e Domingo, 14h

Castelinho da Rua Apa

Oficina “Caderno de memórias” • Sábado, 10h

Oficina “O inventário como recurso da educação patrimonial” • Sábado, 13h

Oficina “São Paulo das estórias, lendas e causos” • Sábado, 16h

Oficina “Stickers territoriais” • Domingo, 13h

Oficina “Imãs patrimoniais” • Domingo, 15h

Centro Cultural Banco do Brasil

Visita guiada sábado e domingo, 12h e 17h • Até 20 pessoas

Oficina “Cartografia dos fluxos” • Sábado e Domingo, 10h e 14h

Centro Cultural Correios São Paulo

Visita guiada domingo, 10h, 11h e 12h • Até 50 pessoas

Centro Histórico e Cultural Mackenzie

Visita guiada sábado, 10h, 11h, 14h e 15h • Até 50 pessoas

Chácara Lane

6º Sarau LGBT “Patrimônio LGBT” • Sábado 14h

Visita educativa às histórias e memórias da cidade de São Paulo • Domingo 10h e 14h

Círculo Esotérico Comunhão Pensamento

Visita guiada sábado e domingo, 10h • Até 15 pessoas

D’Ouro Antigo

Visita guiada sábado, 9h e 17h • Até 15 pessoas

Drosophyla Bar

Visita guiada domingo, 13h, 15h e 17h • Sem limite de visitantes

Edifício Esther

Oficina “Patrimônio modernista: certo ou errado?” • Sábado, 14h e Domingo, 9h

Edifício Martinelli

Visita ao terraço • Sábado e domingo, 11h-18h30 • Até 15 pessoas por visita

Edifício Matarazzo – Sede da Prefeitura de São Paulo

Visita guiada sábado e domingo, 11h-18h30 • Até 10 pessoas por visita

Edifício Sampaio Moreira – Sede da Secretaria Municipal de Cultura

Visita guiada com a Arquiteta Valéria Valeri • Sábado e Domingo, 11h-13h

Edifício São Nicolau

Oficina “Ponto médio: conciliando preservação do patrimônio com usos no presente” • Sábado, 16h

Edifício Sé – Caixa Cultural de São Paulo

Visita guiada sábado 10h e domingo 16h • Até 30 pessoas

Edifício Vila Penteado – FAU/USP

Visita guiada sábado e domingo, 10h, 11h, 14h e 15h • Até 20 pessoas

Estádio do Pacaembu – Museu do Futebol

Visita guiada sábado 11h • Até 20 pessoas

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos – Largo do Paissandú

Visita guiada sábado 9h e 15h e domingo 9h e 13h • Até 15 pessoas

Igreja das Chagas do Seráfico Pai São Francisco

Visita guiada sábado e domingo, 9h-17h • Até 20 pessoas

Igreja de Santo Antônio

Visita guiada sábado 10h, 11h, 14h e 15h • Sem limite de visitantes

Igreja Evangélica Luterana de São Paulo

Visita guiada sábado 11h e 14h e domingo 11h • Até 20 pessoas

Liceu Coração de Jesus

Visita guiada sábado 9h, 11h, 14h e 16h • Até 25 pessoas

Memorial da Resistência de São Paulo – Estação Pinacoteca

Visita guiada sábado e domingo, 14h • Até 80 pessoas

Memorial de Luta pela Justiça

Visita guiada sábado 12h, 14h e 16h • Até 50 pessoas

Museu da Energia de São Paulo

Oficina de Fotografia: Linguagem e abordagem – Bom Retiro ontem e hoje • Sábado, 11h

Visita temática:  O trabalho moldando a cidade • Sábado, 14h15

Museu da Língua Portuguesa

Visita guiada sábado e domingo, 11h e 13h • Até 20 pessoas

Oficina “O lambe-lambe e a cidade” • Domingo, 14h

Museu de Arte Sacra de São Paulo

Visitação sábado e domingo, 9h-17h

Oficina “Fotografia de Pinhole” • Sábado, 11h

Museu Judaico de São Paulo – Templo Beth-El

Visita guiada domingo 12h • Até 30 pessoas

Museu da Memória do Bixiga

Oficina de criação de narrativas do patrimônio • Sábado, 10h

Oficina “Fotografias & Afetos: preservação digital das memórias familiares” • Sábado, 10h e Domingo, 15h

Museu da Santa Casa de São Paulo

Visita guiada sábado e domingo, 10h e 16h • Até 40 pessoas

Oficina “Roda dos expostos de São Paulo” • Sábado, 9h

Oficina “Contação de histórias paulistanas” • Sábado, 14h

Parque Jardim da Luz

Oficina “Fotógrafos de jardim – histórias do passado, retratos do presente • Sábado, 9h e Domingo, 15h

Palacete Conde de Sarzedas

Visita guiada sábado e domingo, 10h, 13h e 15h • Até 100 pessoas

Palácio da Justiça do Estado de São Paulo

Visita guiada sábado e domingo, 11h, 14h e 16h30 • Até 120 pessoas

Exposição “Memorial da inclusão: os caminhos da pessoa com deficiência” • Sábado e domingo, 10h-18h

Palácio das Indústrias – Catavento Cultural

Visita guiada sábado, 11h e 15h • Até 20 pessoas • Inscrições prévias a partir de 12 de agosto no site

Palácio do Comércio – FECAP

Visita guiada sábado, 9h-12h e domingo, 9h-15h • Sem limite de visitantes

Paroquia Nossa Senhora da Conceição – Santa Ifigênia

Visita guiada sábado, 9h, 10h, 11h e 13h • Até 20 pessoas

PUC/SP – Antigo prédio do Instituto Sedes Sapientiae

Visita guiada sábado, 11h e 13h • Até 30 pessoas

Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

Visita guiada sábado e domingo, 10h e 16h • Até 40 pessoas

Secretaria Estadual de Esportes

Visita guiada domingo, 10h, 11h e 12h • Até 50 pessoas

Shopping Light

Visita guiada sábado, 10h-17h e domingo, 12h-17h • Até 30 pessoas

Ateliê Ana Geraldes

Oficina “Ateliê livre em acrílico sobre tela” • Sábado, 10h e 14h

Biblioteca Monteiro Lobato

Trocando letras • Sexta, 9h

O mundo das maravilhas de Monteiro Lobato • Sexta, 8h. Sábado e domingo, 10h

Memórias paulistanas de Tatiana Belinky • Sábado, 9h • Até 15 pessoas

Regência orquestral – aula/ensaio • Sábado, 10h e 14h

Casa de Portugal

Visita guiada sábado, 14h-17h • Sem limite de visitantes

Catedral Evangélica de São Paulo

Visita guiada sábado, 10h e domingo, 14h • Até 20 pessoas

Complexo Cultural Funarte/SP

Visita guiada sábado e domingo, 14h-16h • Até 30 pessoas

Oficina “O lambe-lambe e a cidade” • Domingo,14h

Escola da Cidade

Visita guiada domingo, 13h • Até 30 pessoas

Oficina “Museus de memória: São Paulo e América Latina” • Sábado,14h

Mesa “Memória, Direito e Consciência” • Sábado, 11h-13h

Mesa “O edifício da Escola da Cidade e a Vila Buarque – ontem e hoje” • Domingo, 11h-13h

Estúdio 334

Oficina de cartaz lambe-lambe para o bairro Cambuci • Sábado,15h

Galpão Casa 1

Visita guiada sábado e domingo, 11h, 13h e 15h • Até 60 pessoas

Itaú Cultural

Visita guiada às exposições “Espaço Olavo Setubal”, “Ocupação Lydia Hortelo” e “Ocupação Vladmir Herzog” • Sábado e domingo, 11h30 e 17h • Até 25 pessoas

Largo do Arouche

Oficina “Arouche para quem? Patrimônio em disputa” • Domingo, 14h

Mirante Nove de Julho

Visita guiada sábado e domingo, 11h • Até 10 pessoas

Museu da Diversidade Sexual

Visita guiada sábado e domingo, 10h e 14h • Até 30 pessoas

Ocupação 9 de julho

Oficina cartografia da experiência: ocupando e construindo o território • Sábado,15h

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Oficina de rimas – “Patrima Cultural” • Sábado,13h

O Andar

Oficina caderno de colagem com memórias paulistanas • Sábado, 11h e 14h

Santuário São Francisco

Horário de funcionamento: 9h-17h

TEATRO DE ARENA EUGENIO KUSNET

Visita guiada sábado e domingo, 14h-16h • Até 30 pessoas

USINA PAULISTANA DE ARTES

Oficina “Origens do Samba Rock” • Sábado, 13h

Oficina “Os cantos dos povos da cidade: patrimônio imaterial” • Sábado, 14h

Oficina “Vida de gado. Povo marcado, povo feliz! A cena teatral do nordeste na São Paulo de todos nós” • Sábado, 14h

Oficina “Somos todos migrantes” • Sábado, 16h

SESC-SP

AVENIDA PAULISTA

Roteiro “Memórias Ocultas” • Sábado e domingo, 11h

Intervenção artística “Arquivo Afetivo: Quais memórias você guarda?” • Sábado e domingo, 10h30-14h30 • Até 200 pessoas por seção

Oficina “Patrimônio Sketch: O futuro é agora!” • Sábado e domingo, 14h30-17h30 • Até 20 pessoas por seção

Intervenção artística “O Poeta e a Poetisa – Fragmentos da Avenida Paulista” • Sábado e domingo, 15h e 17h • Até 100 pessoas por seção

BOM RETIRO

Roteiro “O grande quarteirão” • Sábado, 14h e domingo, 11h • Até 20 pessoas

CARMO

Roteiro “Descolonização do olhar” • Sábado, 10h • Até 20 pessoas

Centro de Pesquisa e Formação

Oficina “Avenida Paulista:  3 séculos em 3 quilômetros” • Domingo, 10h-13h • Até 30 pessoas

CONSOLAÇÃO

Tradição e Memória do Samba de Roda, com Grupo Garôa do Recôncavo • Sábado, 14h • Até 250 pessoas

Roteiro “Patrimônio Imaterial na Casa Mestre Ananias” • Domingo, 9h • Até 40 pessoas

Teatros
programação dos grupos de teatro registrados como patrimônio imaterial ou com selo de valor cultural

Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona (Avenida São João, 128 – Centro)

Sábado, 20h • Distribuição de ingressos para o espetáculo “Roda Viva”

Companhia do Feijão (Rua Dr. Teodoro Baima, 68 – República)

Sábado, 21h • Distribuição de ingressos para o espetáculo “Cabaré Coliseu”

Os Satyros (Praça Franklin Roosevelt, 134 – Bela Vista)

Sábado, 21h • Distribuição de ingressos para o espetáculo “Mississipi”

Companhia Pessoal do Faroeste (Rua do Triunfo, 301 – Luz)

Domingo, 18h • Distribuição de ingressos para o espetáculo “Brancos ou Malvados ou Ensaio Sobre os 3 Porquinhos”

Núcleo do 184 (Teatro Studio Heleny Guariba) (Praça Franklin Roosevelt, 184 – República)

Domingo, 18h • Distribuição de ingressos para o espetáculo “Trinta Anos Esta Noite ou O Espelho Negativo”

Commune Coletivo Teatral (Rua da Consolação, 1218 – Consolação)

Domingo, 20h • Distribuição de ingressos para o espetáculo “Na Cama com Moliére”

Companhia Teatro do Incêndio (Rua Treze de Maio, 48 – Bixiga)

Domingo, 20h • Distribuição de ingressos para o espetáculo “São Paulo Surrealista”

Teatro Ágora (Rua Rui Barbosa, 664 – Bela Vista)

Domingo, 20h • Distribuição de ingressos para o espetáculo “Horácio”

Roteiros de memória

A cidade e os cortiços: o bairro Santa Ifigênia

Ponto de Encontro: Largo do Paissandu • Sábado, 10h

A zona do meretrício do Bom Retiro: confinamento e prostituição (1940-1953)

Ponto de Encontro: Sesc Bom Retiro • Sábado, 11h e 13h

Afluentes do Anhangabaú – Entre Histórias e Cantos

Ponto de Encontro: Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista) • Sábado e Domingo, 17h

Afinal: o que guardamos no cemitério?

Ponto de Encontro: Portão do Cemitério da Consolação • Sábado e Domingo, 14h

Afro Sampa Walking Tour

Ponto de Encontro: Escadaria da Catedral da Sé • Sábado, 13h

Arquirolê na Jornada do Patrimônio

Ponto de Encontro: Theatro Municipal • Sábado, 14h

Arquitetura da preservação – pequenas visitas a grandes edifícios

Ponto de Encontro: Condomínio Edifício Louvre (Avenida São Luís, 192 – República) • Sábado, 10h

Arquitetura Moderna

Ponto de Encontro: IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil/São Paulo • Sábado, 10h e 14h

Arquitetura Modernista & Contemporânea na Paulista

Ponto de Encontro: Instituto Moreira Salles • Sábado, 9h e 19h | Domingo, 10h e 20h

Arte-Circuito Sé

Ponto de Encontro: Praça do Patriarca • Sábado e Domingo, 13h

Artistas Italianos nas Praças de São Paulo

Ponto de Encontro: Theatro Municipal • Sábado, 10h

As marcas da industrialização no bairro do Brás

Ponto de Encontro: Metrô Pedro II • Sábado, 10h

As memórias em disputa: negros e japoneses na Liberdade

Ponto de Encontro: Metrô Liberdade • Domingo, 14h

As primeiras igrejas de São Paulo

Ponto de Encontro: Santuário São Francisco (Largo São Francisco, 133 – Sé) • Domingo, 9h e 14h

Avenida Paulista – Coração Paulistano

Ponto de Encontro: Metrô Consolação • Domingo, 10h

Avenida Paulista: memória das transformações da metrópole paulistana

Ponto de Encontro: Portão 4 do Parque Trianon (ao lado do monumento do bandeirante Anhanguera) • Domingo, 10h

Avenida Paulista: passo a passo, prédio a prédio

Ponto de Encontro: Praça Oswaldo Cruz • Sábado, 9h e 14h

Avenida Paulista: Uma história além dos barões do café

Ponto de Encontro: Casa das Rosas • Domingo, 10h

Bastidores do Bom Retiro: Recomeçar e Resistir

Ponto de Encontro: Metrô Luz • Sábado, 10h

Bela Vista: Sobrepondo o Passado

Ponto de Encontro: Metrô Brigadeiro • Sábado e Domingo, 14h

Bike Tour na Avenida Paulista

Ponto de Encontro: Avenida Paulista, 2355  – Consolação • Domingo, 9h

Bike Tour no Centro Velho de São Paulo

Ponto de Encontro: Avenida São João, 1140 – Campos Elíseos • Domingo, 9h

Bom Retiro arquitetônico e gastronômico

Saídas do Metrô Tiradentes e Luz • Sábado, 13h30

Brás, Bixiga e Barra Funda: um percurso no tempo e espaço paulistano

Ponto de Encontro: Teatro Oficina • Sábado e Domingo, 9h

Caça aos monumentos – o patrimônio escondido no Parque Buenos Aires

Ponto de Encontro: Monumento “Homenagem ao Tango”, no interior do Parque Buenos Aires • Domingo, 10h30

Caminhada Cultural – As mais belas pinturas das Igrejas Coloniais de São Paulo

Ponto de Encontro: Largo São Francisco • Sábado e Domingo, 9h

Caminhada São Paulo Negra

Ponto de Encontro: Igreja Santa Cruz da Alma dos Enforcados • Domingo, 10h

Caminhos da Arquitetura Moderna no Centro Novo

Ponto de Encontro: Praça Ramos de Azevedo, 131 – República • Sábado e Domingo, 10h

Caminhos Improváveis pelo Centro de São Paulo

Ponto de Encontro: Edifício Copan • Sábado 9h

Casas operárias e palacetes

Ponto de Encontro: Sesc Florêncio de Abreu • Sábado e Domingo, 10h

Cemitério da Consolação, outras memórias

Ponto de Encontro: Portão de entrada do Cemitério da Consolação • Sábado, 15h

Centro Novo e os sabores paulistas premiados

Ponto de Encontro: Theatro Municipal • Sábado e Domingo, 9h

Comércio, imigração e moradia nas margens do centro: a história da ocupação da Rua 25 de Março e proximidades

Ponto de Encontro: Mercado Municipal – Portão 8 • Sábado, 14h

Culturas de rua e história do centro

Ponto de Encontro: Saída do Metrô Anhangabaú • Sábado e Domingo, 9h e 15h

Da Belle Époque aos anos 50 – arquitetura, costumes e culinária no centro novo

Ponto de Encontro: Paróquia Nossa Senhora da Consolação • Sábado, 14h

Da literatura de Alcântara Machado para o patrimônio edificado paulistano

Ponto de Encontro: Teatro Oficina • Sábado, 9h

De espaços de violência a lugares de memória da ditadura militar

Ponto de Encontro: Escola da Cidade • Sábado, 14h

Deriva da Luz Vermelha

Ponto de Encontro: Praça Roosevelt • Sábado e Domingo, 21h

Desenhos na Cidade: arredores do Centro Velho

Padaria Santa Teresa • Domingo, 9h

Desenhos na Cidade: Campos Elíseos

Ponto de Encontro: Palácio dos Campos Elíseos • Sábado, 9h

Deslizando pela cidade: o olhar e a prática do skate de rua no centro de São Paulo

Ponto de Encontro: Marco Zero na Praça da Sé • Domingo, 9h

Do suingue ao Samba Rock

Ponto de Encontro: Galeria Olido (Cinema) • Sábado, 16h

Dos Índios, Café e Afins

Ponto de Encontro: Páteo do Colégio • Domingo, 9h e 14h

Eixos de memória e desenvolvimento

Ponto de Encontro: Metrô Luz • Sábado, 10h

Em breve: a Cinelândia Paulistana, ontem e hoje

Ponto de Encontro: Largo do Paissandu • Sábado, 14h

Em Busca dos Modernistas: História, Arte e Literatura pelas ruas do centro

Ponto de Encontro: Café Girondino • Domingo, 10h

Entre a várzea e o Planalto: Retóricas pedestres e imaginários urbanos

Ponto de Encontro: Paróquia Nossa Senhora Achiropita • Sábado, 9h

Entre o Planalto e a várzea: Retóricas pedestres e imaginários urbanos

Ponto de Encontro: Mosteiro de São Bento • Domingo, 9h

Entre tecidos e armarinhos: a história da 25 de março

Ponto de Encontro: Esquina da Rua 25 de Março com a Ladeira Porto Geral • Domingo, 11h

Estilos Arquitetônicos no Centro Histórico

Ponto de Encontro: Centro Cultural Banco do Brasil • Sábado, 10h

Forças do Bixiga: memória e resistência no bairro da Bela Vista

Ponto de Encontro: Galpão Casa 1 (Rua Adoniran Barbosa, 151 – Bela Vista) • Sábado e Domingo, 15h

FREE WALK TOUR

Ponto de Encontro: Metrô Anhangabaú • Sábado, 15h

FUTEBOL: curiosidades e personagens do Centro Velho, por Charles Miller

Ponto de Encontro: Viaduto do Chá, em frente ao prédio da Prefeitura Municipal • Domingo, 10h

FUTEBOL: na trilha dos campeões de 1902, por Charles Miller

Ponto de Encontro: Praça Roosevelt, na escadaria próxima à esquina da Rua Nestor Pestana • Sábado, 9h

FUTEBOL: suas origens no Bom Retiro, por Charles Miller

Ponto de Encontro: Saguão de entrada da Estação da Luz • Sábado, 14h | 16h

Galerias modernas do Centro

Ponto de Encontro: Theatro Municipal • Sábado, 11h

Higienópolis – Prédios e Padarias

Ponto de Encontro: Rua Dona Veridiana, 268 – Higienópolis • Sábado e Domingo, 9h

Jardim da Luz: memória, identidade e patrimônio cultural paulistano

Ponto de Encontro: Jardim da Luz • Sábado, 10h

Largo do Paissandu, onde o circo se encontra – Milton Fabbri

Ponto de Encontro: Galeria Olido (Centro de Memória do Circo) • Sábado, 13h

Largo do Paissandu, onde o circo se encontra – Ranny

Ponto de Encontro: Galeria Olido (Centro de Memória do Circo) • Sábado, 13h

Largo do Paissandu, onde o circo se encontra – Tabajara

Ponto de Encontro: Galeria Olido (Centro de Memória do Circo) • Sábado, 13h

LAVAPÉS

Ponto de Encontro: Subestação Miguel Reale • Sábado, 16h

Lendas Paulistanas

Ponto de Encontro: Biblioteca Mário de Andrade • Domingo, 12h

Literatura e cidade: a São Paulo de Madame Pommery

Ponto de Encontro: Theatro Municipal • Sábado 14h | Domingo, 11h

Mama África – Novos Imigrantes

Ponto de Encontro: Metrô Sé • Sábado, 10h

Mapas e Patrimônio: Roteiro da Resistência

Ponto de Encontro: Centro Universitário Maria Antônia • Domingo, 10h

Memória estudantil: A luta contra a ditadura na Maria Antônia

Ponto de Encontro: Centro Universitário Maria Antônia • Domingo, 10h

Memórias e sociabilidades LGBTI no Centro de São Paulo

Ponto de Encontro: Escola da Cidade • Sábado, 14h

Memórias Glamourosas da Avenida Paulista

Ponto de Encontro: Metrô Paulista • Domingo, 17h

Memórias Negras no Centro de São Paulo

Ponto de Encontro: Igreja Santa Cruz da Alma dos Enforcados • Sábado, 13h

Monumentos italianos e a constituição do patrimônio paulistano

Ponto de Encontro: Theatro Municipal • Sábado e Domingo, 15h

No Caminho do Lavapés Tem…

Ponto de Encontro: Largo do Cambuci • Sábado, 11h e 13h

O bairro negro da Liberdade: do Largo da Forca às lutas pós-abolição

Ponto de Encontro: Igreja Nossa Senhora do Carmo • Domingo, 10h

O Jardim da Luz e suas memórias

Ponto de Encontro: Entrada do Jardim da Luz • Sábado, 10h e 14h

O novo papel das Igrejas do triângulo central na nova formação da área do centro

Ponto de Encontro: Metrô São Bento • Sábado, 10h e 15h

O PARI COM SUAS CASAS, FÁBRICAS E GULOSEIMAS

Ponto de Encontro: Pinacoteca • Domingo, 10h

O Tempo e o Cão – documentário cênico em canteiro aberto

Ponto de Encontro: Vila Itororó Canteiro Aberto • Sábado, 17h

OS MORADORES ILUSTRES DE SÃO PAULO E SEU REPOUSO FINAL NO CEMITÉRIO DA CONSOLAÇÃO

Ponto de Encontro: Cemitério da Consolação • Sábado, 13h

Oscar Niemeyer no Centro de São Paulo

Ponto de Encontro: Edifício Copan • Sábado, 9h

Ouvindo Jornadas

Ponto de Encontro: Tribunal de Justiça • Sábado e Domingo, 9h e 14h

PAISSANDU – MIX DE ARTES, CULTURAS, RELIGIOSIDADE E ENTRETENIMENTO

Ponto de Encontro: Theatro Municipal • Domingo, 15h

Paissandu – mix de cores, saberes e sabores

Ponto de Encontro: Escadaria do Theatro Municipal • Sábado, 9h

Passeios IAB/SP

Ponto de Encontro: IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil/São Paulo • Sábado, 13h

Patrimônio Construído da Luz

Ponto de Encontro: Pinacoteca • Sábado 11h e 14h e Domingo 11h e 12h

Patrimônio Histórico na Liberdade – um legado de diferentes povos

Ponto de Encontro: Igreja São Gonçalo • Domingo, 9h

Patrimônio industrial e urbanização nos bairros da Luz, Bom Retiro e Campos Elíseos

Ponto de Encontro: Metrô Tiradentes • Domingo, 10h

Pernaltada Turística – Bixiga e Vila Itororó

Ponto de Encontro: Escadaria do Bixiga (Rua 13 de Maio) • Domingo, 14h

Pernaltada Turística – Roteiro realizado sobre as Pernas de Pau

Ponto de Encontro: Praça da Sé • Sábado, 16h

PERSPECTIVAS OCULTAS ATRAVÉS DAS PORTAS E JANELAS DO BOM RETIRO…QUEM TE VIU, QUEM TE VÊ?

Ponto de Encontro: Museu de Arte Sacra • Sábado, 9h,

Praça da Sé pelo Poeta Guilherme de Almeida

Ponto de Encontro: Catedral da Sé • Domingo, 14h

Práticas e memória negra no bairro da Liberdade

Ponto de Encontro: Escola da Cidade • Sábado, 14h

Referências Culturais e o Processo de Gentrificação do Centro de São Paulo

Ponto de Encontro: Largo Marechal Deodoro • Sábado, 14h e Domingo, 15h

Rolê

Ponto de Encontro: Esquina da Rua Peixoto Gomide com a Rua Frei Caneca • Sábado e Domingo, 21h

Roteiro dos Equipamentos de Cultura do Bixiga

Ponto de Encontro: Bixiga Coworking (Rua Dr. Luís Barreto, 263 – Bela Vista) • Sábado e Domingo, 10h

Rua São Bento: Transformações e persistências na paisagem urbana

Ponto de Encontro: Santuário São Francisco • Sábado, 11h

Sabores de todos os cantos

Ponto de Encontro: Largo São Bento • Sábado, 9h

Samba, suor e cerveja apresenta a Fábrica do Samba em São Paulo

Ponto de Encontro: Fábrica do Samba • Sábado e Domingo, 17h

SAMPA VERDE – Trilha do Pau-Brasil e Museu Geológico na zona oeste

Ponto de Encontro: Catracas do Metrô Barra Funda • Domingo, 11h

São Paulo Antiga – 1862- 2019

Ponto de Encontro: Praça do Patriarca • Sábado, 10h e Domingo, 15h

São Paulo AUDIOVISUAL

Ponto de Encontro: Edifício Conde Prates, Rua Líbero Badaró • Sábado, 10h

São Paulo dos Árabes

Ponto de Encontro: Metrô Sé • Sábado e Domingo, 10h

São Paulo, vestígios da cidade negra

Ponto de Encontro: Metrô Liberdade • Sábado, 10h

São Paulo: cidade de barro

Ponto de Encontro: Páteo do Colégio • Sábado, 9h

Sobre trilhos

Ponto de Encontro: Escola da Cidade • Domingo, 14h

Teatros e cenografias

Ponto de Encontro: Teatro de Arena Eugênio Kusnet • Sábado e Domingo, 10h

TEBAS, O ARQUITETO: Protagonismo negro no triângulo histórico de São Paulo

Ponto de Encontro: Igreja Nossa Senhora da Boa Morte • Sábado, 9h

Territórios Negros na Santa Ifigênia em São Paulo

Ponto de Encontro: Praça Antônio Prado • Sábado, 10h e 13h

Tour Cafés Sampa

Ponto de Encontro: Metrô São Bento (praça de alimentação) • Sábado, 10h e 18h | Domingo 10h

Tour Gastronômico e Arquitetônico no Bom Retiro: Encontro de vários povos

Ponto de Encontro: Metrô Tiradentes • Sábado, 13h

Trilhando o Minhocão. Por que não?

Ponto de Encontro: Paróquia Nossa Senhora da Consolação • Domingo, 14h

Um lugar chamado Tiradentes

Ponto de Encontro: Igreja Santa Cruz da Alma dos Enforcados • Sábado e Domingo, 10h

VENHA CONHECER O PIQUES: A região que explica São Paulo

Ponto de Encontro: Largo da Memória • Domingo, 9h

Visita Guiada ao Conjunto Franciscano

Ponto de Encontro: Santuário São Francisco • Sábado, 14h

Vivências negras na metrópole

Ponto de Encontro: Igreja Santa Cruz da Alma dos Enforcados • Sábado e Domingo, 9h

Vozes Femininas no Cemitério da Consolação

Ponto de Encontro: Entrada Principal do Cemitério da Consolação • Sábado e Domingo, 10h

Walk’n Roll Memories Tour

Ponto de Encontro: Galeria do Rock • Sábado, 17h

Roteiro Gastronômico

BAR GUANABARA (Avenida São João, 128 – Centro)

CANTINA CASTELÕES (Rua Jairo Góes, 126 – Brás)

Apresentando o passaporte da jornada, ganhe um canole

CARLINO (Rua Epitácio Pessoa, 85 – Vila Buarque)

15% de desconto nos pratos do cardápio à la carte

EMPÓRIO CHIAPPETTA (Mercado Municipal. Rua da Cantareira, 306 – Centro)

EMPÓRIO SYRIO (Rua Comendador Abdo Schahin, 136 – Centro)

MERCEARIA LA ROMANA (Praça da Sé, 92 – Centro)

PADARIA ANA NERI (Rua Dona Ana Neri, 938 – Cambuci)

PADARIA BASILICATA (Rua Treze de Maio, 614 – Bela Vista)

PADARIA italianinha (Rua Rui Barbosa, 121 – Bela Vista

PADARIA santa tereza (Praça Doutor João Mendes, 150 – Sé)

PADARIA SÃO DOMINGOS (Rua São Domingos, 330 – Bela Vista)

PANIFICADORA 14 DE JULHO (Rua 14 de Julho, 92 – Bela Vista)

10% de desconto no restaurante e padaria

PONTO CHIC (Largo do Paissandu, 27 – República)

Bauru Amigo: 50% de desconto no segundo Bauru

REI DO FILET (Praça Júlio de Mesquita, 175 – Santa Ifigênia)

10% de desconto nos pratos