A Vida no Centro

Arquitetura moderna
Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Prédios modernistas em imagens: veja fotos de ícones da arquitetura moderna

Série jornalística sobre arquitetura moderna produzida pelo A Vida no Centro, com apoio do Bem Viver General Jardim, agora traz fotos dos prédios mais interessantes do Centro. Veja o ensaio do fotógrafo Dubes Sônego

Quem anda pelo Centro de São Paulo, especialmente na região entre República e Vila Buarque, já deve ter vivido esta experiência: de repente, você dá de cara com um prédio incrível, com uma arquitetura impressionante. E se for um dia de céu azul, a reação só pode ser a de sacar o telefone celular e tirar uma foto. Foi para contar as histórias desses prédios, que revolucionaram a arquitetura e o modo de vida em São Paulo há 80 anos, e que até hoje continuam nos emocionando, que o A Vida no Centro fez a série jornalística Prédios Modernistas, projeto que contou com o apoio do Bem Viver General Jardim. E depois de textos contando as histórias de alguns desses ícones da arquitetura moderna, convidamos o jornalista e fotógrafo Dubes Sônego Jr para contar esta história em imagens.

Arquitetura moderna em imagens

Profissional com experiência na grande imprensa, Dubes foi editor da revista Época Negócios e já escreveu para diversas publicações, como Exame, Forbes e Vejinha, entre outras. Já fez coberturas, por exemplo, no Norte da África e no Oriente Médio. Um de seus projetos atuais como fotógrafo é documentar a relação entre a arquitetura e cidade.

“Alguns dos prédios modernistas de São Paulo se tornaram símbolos muito fortes da cidade. Sempre que ando pelo centro e observo a arquitetura, lembro da música A Briga do Edifício Itália com o Hilton Hotel. Admiro o olhar poético que Tom Zé tem sobre o caos da cidade. Nesse ensaio, tentei explorar alguns detalhes e novos ângulos para esses prédios já exaustivamente fotografados. Foi muito legal me sentir no lugar onde vários outros fotógrafos já estiveram e tentar mostrar os edifícios sob a minha ótica”, diz ele.
O próximo projeto é fotografar os prédios por dentro, ouvir as história de vida e os motivos que levam as pessoas a escolher esses edifícios como moradia. “Espero que este seja um ponto de partida. Vou começar agora a buscar pessoas dispostas a abrir suas casas para que eu possa fotografá-las”, afirma Dubes.

Veja as fotos de Dubes Sônego Jr. para o A Vida no Centro:

Leia aqui as matérias da série:

EDIFÍCIO ESTHER, O PRIMEIRO MODERNISTA DE SÃO PAULO. CONHEÇA A HISTÓRIA DO PRÉDIO E VEJA FOTOS

EDIFÍCIO EIFFEL, PRIMEIRO PRÉDIO DE LUXO DE NIEMEYER. CONHEÇA O EDIFÍCIO HISTÓRICO E VEJA FOTOS

CONHEÇA A HISTÓRIA DO EDIFÍCIO-SEDE DO IAB, UM EXEMPLO DO MODERNISMO; VEJA FOTOS

EDIFÍCIO PLANALTO: ARTACHO JURADO TRAZ COR AO MODERNISMO. CONHEÇA HISTÓRIA DO PRÉDIO E VEJA FOTOS

O projeto “Prédios Modernistas” tem o apoio do Bem Viver General Jardim, novo empreendimento da série de habitações sociais na região central da capital desenvolvida pela incorporadora Magik JC.