Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Novo Pacaembu será totalmente reformado, com preservação dos espaços tombados do complexo esportivo inaugurado em 1940
O Estádio do Pacaembu está em reforma. O novo Pacaembu terá salão de eventos, restaurantes, cafés, terraço panorâmico e maior arena de eSports do mundo. O estádio, construído em 1940, será reaberto em 2024 com a estrutura em forma de ferradura restaurada, assim como o complexo esportivo. Mas o tobogã, construído depois e não incluído no tombamento, será demolido.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
No lugar do tobogã, que será demolido, será construído um prédio de cinco andares, que vai abrigar um centro de convenções e eventos e quatro subsolos de garagem. O prédio também terá um centro esportivo e a maior arena de eSports do mundo, com 2 mil lugares, especializada no gênero Battle Royale, onde até 100 mil pessoas podem jogar simultaneamente.
O térreo será aberto, com vista para o gramado, e uma praça interna de convivência com restaurantes, cafés e serviços. Também haverá restaurantes, café e áreas públicas na cobertura do edifício, que irá conectar as ruas Desembargador Paulo Passaláqua e Itápolis, na parte alta do estádio, mais próxima à Avenida Dr. Arnaldo.
O Museu do Futebol, que funciona embaixo da arquibancada do estádio, continuará funcionando durante as obras.
Veja imagens do novo Pacaembu
As obras de reforma começaram no dia 29 de junho, com a demolição do tobogã. Uma equipe de 30 pessoas vai trabalhar na demolição por um prazo estimado entre três e quatro meses. Sem o uso de explosivos, a demolição será feita com marteletes, escavadeiras e tesouras hidráulicas no corte das estruturas. A empresa diz que todo o entulho será enterrado na própria obra.
Na sequência, serão reformadas as arquibancadas laterais leste e oeste, criando novos espaços para eventos e hospitalidade. O clube poliesportivo também será totalmente restaurado, recuperando a arquitetura original, da década de 1940, e seguindo as diretrizes dos Conselhos de preservação do patrimônio histórico, já que a construção é tombada.
“Nosso desejo é manter viva a história do Pacaembu. Essa obra será executada com todo zelo e respeito ao patrimônio, orientada para o futuro, iniciando uma nova fase desse ícone de São Paulo. O projeto entregará aos paulistanos um espaço público mais democrático, plural e acessível, resgatando os pilares originais de cultura e lazer, além de potencializar o seu uso esportivo”, diz Eduardo Barella, CEO da Allegra Pacaembu, que tem a concessão da área por 35 anos. A concessionária prevê investir cerca de R$ 400 milhões na reforma. A reabertura está prevista para 2024, mas ainda não existe um cronograma mais definido.
As arquibancadas laterais (leste e oeste) serão inteiramente reformadas, com a criação de áreas internas, como as ocupadas pelo Museu do Futebol. Serão construídos novos equipamentos como banheiros e lanchonetes, além de espaços para outras programações, como a arena de eSports.
Estão previstas, ainda, a reformulação das áreas de imprensa, a criação de 25 camarotes e implantação do desenho universal para ampla acessibilidade aos espaços do Pacaembu. A fachada histórica do estádio e a arquibancada norte, localizada na curva da ferradura (setores verde e amarelo), serão totalmente restauradas.
O clube poliesportivo também passará por minucioso trabalho de restauro e recuperação das estruturas. O ginásio poliesportivo voltará a ter uma abertura na fachada norte e os arcos de madeira que compõem sua cobertura serão completamente recuperados, readquirindo o aspecto original. Já o de tênis também terá sua cobertura original recuperada e áreas internas completamente restauradas. A piscina, que permanecerá com acesso livre e gratuito aos paulistanos, contará com lanchonete, banheiros e vestiários renovados e arquibancada restaurada.
A quadra de tênis externa receberá uma nova abertura para o Boulevard, local onde hoje funciona o estacionamento e dará espaço a uma futura praça de convivência.
A expectativa da Allegra Pacaembu é receber um público de 7 mil pessoas por dia com o funcionamento de todos os espaços.
Leia também: BARES E RESTAURANTES DE IMIGRANTES QUE ESTÃO RENOVANDO A GASTRONOMIA DO CENTRO DE SÃO PAULO
CONHEÇA A HISTÓRIA DO ANTIGO HOTEL HILTON, O FAMOSO PRÉDIO REDONDO NO CENTRO
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup