Viaduto Santa Efigênia passa por reforma. Prefeitura diz que vai manter desenho do mosaico do piso
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
O antigo Hotel Hilton, construção icônica da Avenida Ipiranga, nº 165, hoje abriga o Tribunal de Justiça de São Paulo
Se você já passou pela Avenida Ipiranga, na região Central, com certeza reparou em um prédio redondo que fica exatamente em frente ao Edifício Copan. O antigo Hotel Hilton – que hoje abriga alguns gabinetes dos desembargadores do Tribunal de Justiça – não chama a atenção apenas dos pedestres e carros, mas também pode ser visto de cima em muitas chamadas e propagandas da TV. Quer saber mais sobre a história desse ícone da arquitetura paulistana? A gente te conta!
Projetado pelo casal de arquitetos Maria Bardelli e Ermanno Siffredi e inaugurado em outubro de 1971, o edifício do Hotel Hilton – rede hoteleira que já era referência em diversos países – tinha como objetivo ser o primeiro hotel de luxo da cidade de São Paulo.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
Mesmo depois de ter passado para outros proprietários, o local ainda conserva no 10º o jardim assinado por Burle Marx e também uma piscina – hoje desativada – projetada por Oscar Niemeyer. Por anos, essas áreas foram frequentadas por personalidades nacionais e internacionais que lá se hospedavam.
Além disso, o famoso prédio redondo ficou muito popular na época por conta do “The London Tavern”, uma discoteca com serviço de bar completo, que fervia aos fins de semana, se tornando um ponto de encontro dos jovens de São Paulo.
Enfim, um lugar com toda a estrutura necessária para merecer o título de cinco estrelas.
Decadência e mudança de endereço
Como ficava localizado em uma região de muito movimento e de efervescência cultural e industrial, o hotel Hilton começou a ter demandas de grandes empresas que usavam os espaços para festas, jantares e encontros.
Com o tempo, os proprietários notaram a mudança no perfil de uso do prédio – considerado apenas para eventos específicos e não mais para receber hóspedes, que era o objetivo inicial.
Em 2004, o Hilton foi desativado, ficando quase três anos vazio e, em 2007, foi transferido para o bairro do Morumbi, onde está até hoje. A construção luxuosa, com piscina, academia e restaurantes, é sempre uma das primeiras escolhas de hóspedes famosos quando estão em São Paulo.
O hotel Hilton hoje
Em 2007, o antigo hotel Hilton passou por uma grande reforma e foi entregue ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, onde hoje trabalham alguns desembargadores das Câmaras de Direito Público. Estima-se que a obra custou cerca de R$10 milhões.
Por serem espaços tombados pelo patrimônio histórico, a fachada, a piscina e o jardim do 10º andar continuam originais. A reforma foi feita apenas na parte interna da construção. Os apartamentos agora dão lugar aos gabinetes, a área dos chuveiros se transformou em armários de processos e cada desembargador ocupa três quartos.
Infelizmente, apenas os trabalhadores têm acesso à parte interna do prédio. Mas, se você quiser dar uma olhada de perto, é só programar um passeio pela Avenida Ipiranga, porque a fachada está impecável desde sua inauguração!
Leia também: CONHEÇA A HISTÓRIA DO MISTERIOSO CASARÃO QUE SOBREVIVE NA AVENIDA PAULISTA
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Love Cabaret, na Rua Araújo, quer se tornar um "parque de diversões para adultos" e mostrar diversidade de corpos
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Veja a relação de filmes para conhecer São Paulo a partir de múltiplos olhares; lista traz longas-metragens de ficção e documentários, e algumas obras podem ser vistas no YouTube
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
Restauro não é só arquitetônico, mas também dos usos, diz Frederico Lohmann, superintendente do Cultura Artística sobre café, livraria e restaurante que serão instalados dentro do espaço aumentando o movimento durante o dia na Nestor Pestana
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup