Blog da Denize Bacoccina

Denize Bacoccina é jornalista e especialista em Relações Internacionais. Foi repórter e editora de Economia e correspondente em Londres e Washington. Cofundadora do projeto A Vida no Centro, mora no Centro de São Paulo. Aqui é o espaço para discutir a cidade e como vivemos nela.

Como as pessoas se locomovem no Centro de São Paulo

Pesquisa Origem Destino, do Metrô, mostra que as pessoas viajam menos e, no Centro de São Paulo, andam mais de metrô e a pé do que de carro

Denize Bacoccina

Como você se locomove pela cidade? Se você, como eu, mora no Centro de São Paulo, é grande a chance de que faça a maior parte dos seus deslocamentos a pé, use o transporte coletivo para distâncias um pouco maiores e o carro apenas para viagens para fora da cidade.

Essa impressão, a partir das conversas com amigos e vizinhos, é confirmada pela pesquisa Origem Destino (OD), divulgada esta semana pelo Metrô. Realizada a cada de dez anos desde1967, a edição atual foi antecipada para mostrar as alterações no comportamento após a pandemia e se novos hábitos permaneceram desde então.

A OD 2023 mostra uma queda nas viagens por todos os tipos de transporte em relação à pesquisa anterior, realizada em 2017. Pela primeira vez na série histórica, caiu o volume de viagens. De 42 milhões de deslocamentos em 2017 para 35,6 milhões em 2023, uma queda de 15,1%.

E não é reflexo de uma redução na população, nos empregos ou na renda. Nesse período, a população da região metropolitana cresceu 2%, os empregos aumentaram 11,7% e a frota de automóveis teve alta de 22%. Já as matrículas escolares diminuíram 6,5%.

Aumentou também o índice de imobilidade (pessoas que não fizeram nenhuma viagem no dia útil anterior à pesquisa): de 29% em 2017 para 37% em 2023.

E quais foram os vetores desta mudança? Especialmente a pandemia, que acelerou o trabalho remoto, as compras online, o estudo por meio digital e reduziu as necessidades de deslocamentos pela cidade. O trabalho remoto ou híbrido, que antes da pandemia era praticamente inexistente, hoje responde por 12,7% do total. Entre as matrículas escolares, 91,2% estão no presencial, o que deixa outros 8% para o online.

Claro, ainda é uma minoria, mas ela já provoca mudanças também na dinâmica entre as regiões e ajuda a descentralizar a oferta de empregos.

A população da região metropolitana chegou a 21,2 milhões de habitantes. O número de empregos soma 10,466 milhões de empregos, com alta maior nas regiões Oeste e Norte da região metropolitana em relação à região Centro, onde está a capital. Uma descentralização muito bem-vinda, que reduz a necessidade de grandes deslocamentos para uma parte dos trabalhadores.

Como as pessoas se locomovem no Centro de São Paulo

Nos bairros centrais, como Sé, República, Santa Cecília, Bela Vista, Consolação e Liberdade, as famílias sem carro são a maioria. E o transporte coletivo, especialmente o metrô, é mais utilizado pelos moradores do que os meios individuais. Na média da região metropolitana, as famílias sem automóvel somam 43,9% do total em 2023, uma diminuição de 3,2 pontos percentuais em relação a 2017.

Na Sé, as famílias sem carro são 72%, e na República somam 71%. Na Santa Cecília 53% das famílias não têm carro e a locomoção a pé é a preferida dos moradores.

A locomoção a pé também é elevada em outros bairros centrais, já que a região oferece uma grande oferta de opções de compras, cultura, lazer e outras necessidades do dia a dia a uma curta distância. A pesquisa mostra que, na média, as pessoas preferem caminhar nos deslocamentos de até 6 km, e usam o transporte coletivo ou individual nas distâncias maiores.

Veja como as pessoas se locomovem nesses bairros centrais:

Transporte coletivo: 58%

Individual: 21%

Famílias sem carro: 72%

Meio principal: metrô 39%

República

Transporte coletivo: 54%

Individual: 21%

Famílias sem carro: 71%

Meio principal: metrô 33%

Santa Cecília

Transporte coletivo: 39%

Individual: 29%

Famílias sem carro: 53%

Meio principal: a pé 31%

Consolação

Transporte coletivo: 45%

Individual: 33%

Famílias sem carro: 46%

Meio principal: metrô 29%

Bela Vista

Transporte coletivo: 50%

Individual: 33%

Famílias sem carro: 48%

Meio principal: metrô 33%

Liberdade

Transporte coletivo: 50%

Individual: 26%

Famílias sem carro: 52%

Meio principal: metrô 36%

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