Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Fizemos uma curadoria de bares para happy hour no Centro de São Paulo, com dicas de lugares para ir a pé – e seguir para o próximo se o bar estiver cheio ou muito vazio.
Sempre que chega a sexta-feira bate aquela vontade de esticar a noite e chamar todo mundo para um happy hour, né? E quem trabalha no Centro não precisa sair correndo do trabalho para casa. São inúmeras as opções na região para uma esticada com os amigos.
Para te ajudar, fizemos uma listinha de bares para happy hour no Centro de São Paulo, com dicas de lugares para ir a pé – e seguir para o próximo se o bar estiver cheio ou muito vazio. E se não for sexta-feira? Não tem problema. O importante é juntar os amigos e a vontade de bater-papo, espairecer depois de um dia de trabalho ou se animar para começar bem a semana.
E com esta listinha na mão você ainda pode se tornar o novo guia do grupo, aquele que sabe todos os lugares bacanas para levar a galera. Todos esses lugares costumam ser bem animados, com bons drinques, música e petiscos.
Um dos bares que mais traduz a cara do Centro de São Paulo (apesar de ser filial de um bar na Vila Madalena). Além de estar no coração da cidade, traz aquele clima boêmio de décadas passadas. Com decoração e fotografias de época, o boteco já foi premiado como melhor bar e happy hour por servir cerveja bem gelada e porções de bolinhos de feijoada, picanha fatiada e pastéis. Fica sempre bem animado nos finais de tarde e início da noite.
Praça Antônio Prado, 33 – Centro
Segunda das 12h às 21h
Terça das 12h às 22h
Quarta a sexta das 12h às 23h
Sábado das 12h às 18h
Domingo das 12h às 17h
Telefone (11) 3107-0123
Ao final da rua em que está o CCBB você já consegue ver esse simpático bar/restaurante. A temática do bar é futebol, com camisas, fotos de times, bandeiras e objetos ligados ao esporte. À noite a especialidade da casa é o bom chope, caipirinhas de frutas, uísque e catuaba. Eles também servem um almoço delicioso!
Rua Álvares Penteado, 221
Segunda a quarta das 11h30 às 22h
Quinta das 11h30 às 22h30
Sexta das 11h30 às 23h
Sábado e domingo é fechado
Telefone (11) 3106-4701
Na esquina da Avenida Ipiranga com a Avenida São João, esse bar tem história. Fundado em 1948 já passou por muitos episódios e foi cenário de encontros que reuniam intelectuais e personalidades importantes da capital como Adoniran Barbosa, Orlando Silva e Jânio Quadros. Mesmo depois de todo esse tempo, o bar continua com o cardápio tradicional, com chope bem gelado. Tem uma área na calçada que é perfeita para um fim de tarde.
Av. São João, 677
Segunda a sexta das 11h30 à 1h
Sábado das 11h30 às 2h
Domingo das 11h30 à meia-noite
Telefone (11) 2039-1250
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
Na Praça Dom José Gaspar, atrás da Biblioteca Mário de Andrade, é um lugar perfeito para reunir os amigos – ou mesmo para se sentar no balcão sozinho – e apreciar o movimento no fim de tarde. Com um cardápio de drinques modernos ou clássicos, como caju amigo, e de petiscos como minissanduíche de língua, tem ainda chope IPA e cervejas tradicionais. Algumas noites têm exibição de filme no telão ou música ao vivo. A decoração remete aos anos 1960, quando o bar era reduto da boemia e de intelectuais e frequentado por artistas como Caetano Veloso e Chico Buarque. Aos domingos, serve brunch.
Praça Dom José Gaspar, 42 – República
Segunda a sábado das 12h às 0h
Domingo das 10h às 17h
Telefone (11) 3159-0219
Esse é um dos lugares mais lotados do centro, com a música ao vivo. Na sexta, o samba comanda o ambiente. Tem uma área fechada coberta, mas as mesas se espalham mesmo é na Praça Dom José Gaspar, embaixo das árvores centenárias do local. Figuras ilustres do samba são frequentadoras assíduas do local. O cardápio com comidas típicas de boteco sugere uma lista grande cachaças do Brasil inteiro. Dica: experimente a cachaça de jambú.
Praça Dom José Gaspar, 86 – República
Segunda a sábado das 12h à meia-noite
Domingo é fechado
Telefone (11) 3259-7959
Prestes a completar o primeiro ano de aniversário, o Orfeu é um sucesso total, com as mesas da calçada lotadas todos os dias da semana. Com cara de boteco gourmet, o restaurante traz no cardápio pratos com toque baiano e contemporâneo que vão de sanduíches até peixes e filet mignon. A dica aqui é pedir uma porção de linguiça com farofa e vinagrete e um mojito bem gelado. Tem também cervejas tradicionais, de garrafas grandes.
Av. Ipiranga, 318 – 3 (na rua interna do Copan)
Terça a sexta das 12h à meia-noite
Sábado das 12h30 à meia-noite
Domingo das 13h às 18h30
Telefone (11) 3129-9531
Pensa num bar quem tem tudo e mais um pouco no cardápio, um misto de restaurante, bar de vizinhança e padaria. O Bar do Copan reúne pessoas de diferentes estilos, pratos variados, porções e drinques especiais e é ideal para um grande grupo de pessoas. Há muitas mesas tanto do lado de dentro e outras fora e ao ar livre. O pastel da casa é a atração principal. Experimente também as caipirinhas de frutas e a porção de provolone.
Av. Ipiranga, 324. Bloco C. Loja 1 (na rua interna do Copan)
Segunda a quarta das 6h à meia-noite
Quinta das 6h às 1h
Sexta e sábado das 6h às 2h
Domingo das 9h às 22h
Telefone (11) 3129-7695
Além de cervejas artesanais o forte do bar da chef Janaina Rueda são as caipirinhas. Juntando sabores tropicais com cachaça da melhor qualidade, o bar atrai muita gente que adora se juntar nas mesas do lado de fora, na calçada do Copan. Dali dá para ver o movimento na Avenida Ipiranga sem estar propriamente na rua, já que trata-se de uma rua interna do edifício. No cardápio, minicoxinhas e canapés, excelentes.
Edifício Copan – Av. Ipiranga, 200
Segunda a sexta das 12h às 23h
Sábado das 12h à 0h30
Domingo das 12h às 17h30
Telefone (11) 3257-2016
Bar e restaurante com um cardápio variado e moderno, com opções que vão de hambúrguer a pratos e petiscos com um toque asiático. O cardápio de bebidas é amplo, com cervejas, drinques e coquetéis. Atendimento excelente, com salão interno e mesas na calçada.
Rua da Consolação, 204
Segunda das 12h às 15h30
Terça e quarta das 12h às 16h
Quinta a sábado das 12h à meia-noite
Domingo das 12h às 16h
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
Um dos pioneiros com cozinha e drinques mais sofisticados no Centro de São Paulo, a casa está no local desde 2012. Tem ambiente informal e um cardápio de pratos, drinques e petiscos inovadora. Entre os destaques, croquete de arraias e tartar de cevadinha, além de hambúrgueres. Entre os drinques, o destaque é o Bloody Mary com duas fatias de bacon crocante, além dos coquetéis exclusivos. Tem um salão envidraçado com vista para a rua e mesas na calçada.
Av. São Luís, 282
Segunda e terça das 12h à meia-noite
Quarta a sábado das 12h às 2h
Domingo das 12h30 às 18h30
Gosta de pesquisar e experimentar cervejas diferentes? Aqui eles têm 16 torneiras com cerveja artesanal de todo o país, com um cardápio que muda a cada semana e traz explicações detalhadas a respeito de cada cerveja, com indicação do produtor e as características de cada rótulo. Para acompanhar a degustação das cervejas, peça uma porção de pan tumaca, torradas com molho de tomate fresco, ou um dos sanduíches especiais.
Rua da Consolação, 455 (na esquina com a Praça Roosevelt, ao lado da igreja)
Diariamente das 12h à 1h
Telefone (11) 98477-8849
O bar criado para homenagear o Major Sertório, empresário e vereador do fim do século 19 que dá nome à rua onde o bar está instalado tem decoração acolhedora e cardápio que remete à geografia da região. Tem as batatas Bento Fritas e Rego Fritas, o sanduíche Cortiço e os hambúrgueres República, Santa Ceci, Marco Zero, além de sobremesas. O cardápio traz ainda chope, cervejas importadas e drinques clássicos e autorais, com nomes divertidos. Excelente trilha musical.
Rua Major Sertório, 106
Segunda a sábado das 12h às 15h e das 18h às 23h
Leia também: CONHEÇA TODOS OS BARES DA PRAÇA ROOSEVELT, O POINT DA BOEMIA NO CENTRO DE SÃO PAULO…
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup