Festas de fim de ano espalham Covid na bolha da classe média
Foi justamente na região do centro expandido, de classe média, com IDH alto, que a Covid mais cresceu nos últimos meses. Foto: Fotos Públicas
Vibrante, a Praça Roosevelt tem bares para diferentes tipos de público e ocasiões, do happy hour à balada. Confira os detalhes e aproveite
A Praça Roosevelt, point dos skatistas, dos teatros e local de várias manifestações culturais e de lazer a céu aberto no centro de São Paulo, é a região da boemia no centro de São Paulo. Vibrante, a praça tem pelo menos 12 bares, que apresentam um perfil variado e acolhem a todos os públicos. Há opções de estabelecimentos para sentar numa mesa na calçada e tomar uma cerveja sossegado, outros que capricham nos petiscos e nos drinques e alguns com música ao vivo num volume que não atrapalha o bate-papo. Tem até karaokê e mesa de bilhar. Nos dias quentes, as mesinhas na calçada são as mais disputadas. Quem não consegue acaba ficando em pé mesmo.
LEIA TAMBÉM
5 CAFÉS PARA REUNIÕES DE TRABALHO NO CENTRO DE SÃO PAULO
CONHEÇA OS BARES QUE ESTÃO AGITANDO A NOITE NA GALERIA METRÓPOLE
Todos os bares começam a funcionar no final da tarde ou à noite e fecham à 1h – quando boa parte dos frequentadores se muda para a escadaria da praça em frente. Em relação aos dias de funcionamento, alguns não abrem às segundas ou domingos. Por isso é recomendável que você se certifique desses detalhes no Facebook (clique no nome do bar na lista abaixo) do estabelecimento antes de se programar, pois pode eventualmente haver alterações no horário de funcionamento.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
A relação neste post segue a ordem da localização dos bares na Praça Roosevelt, partindo da Rua da Consolação até a Rua Nestor Pestana.
E aí, preparado para a jornada etílica rooseveltiana?
Então lá vai!
Tap Tap
Aberto em janeiro de 2018, o Tap Tap tem 16 torneiras, cada uma com um tipo diferente de cerveja. O bar surge com a ideia de ser o point na região da Praça Roosevelt para quem aprecia uma boa cerveja artesanal. As opções na casa mudam quase diariamente. “Terminou um barril, a gente já coloca um tipo diferente. Temos uma ampla variedade de marcas e tipos”, diz Leandro Gonçalves, que montou o Tap Tap com Carlos Lima. O bar não tem garçom – atendimento é feito no balcão. O local é pequeno, mas bastante agradável, com uma janelão de vidro que permite ver o movimento na Consolação. Para acompanhar as cervejas, sanduíches e porções.
Endereço: Rua da Consolação, 455, na esquina da Praça Roosevelt
Funcionamento:
Segunda: das 16h à 1h
Terça a sábado: das 12h à 1h
Domingo: 12h às 21h
Bar Espetinho do Miro
Quem não gosta de um bom petisco entre uma cerveja e outra num happy hour ou no esquenta da balada? Como o nome sugere, o Espetinho do Biro, que tem mesas na calçada e também na parte interna, é repleto de opções de espetinhos (camarão, carne, medalhão de filé, linguiça apimentada e kafta), além de sanduíches e caldos. O acompanhamento pode ser com cervejas de garrafa grande, long neck, lata ou caipirinhas.
Endereço: Praça Roosevelt, 252
Aberto diariamente
Desde 1968 o seu Renato Orbetelli mantém sua barbearia e tabacaria no mesmo ponto, o número 230 da Praça Roosevelt. E, mais de 40 anos depois, o estabelecimento se transformou no gastrobar Vinil Retrô Cafeteria e Tabacaria, mantendo ainda a tabacaria na entrada do bar. Vale passar por lá lá. Clima agradável, mesinhas na calçada para tomar cerveja com os amigos e boa gastronomia. Com preços amigáveis, o Vinil Retrô é o único lugar da Roosevelt que serve refeições no jantar – o cardápio é variado, com massas, panquecas, sopas e escondinhos. No ambiente interno, que conta com iluminação charmosa e aconchegante, os espaços são mais reservados e próprios para boas conversas.
Endereço: Praça Roosevelt, 230
Aberto diariamente
Quer matar a larica antes de ir para a balada? No La Barca, o ponto forte são os salgadinhos. Logo na entrada já se vê a estufa sempre cheia de coxinhas, esfihas e outros assados, inclusive vegetarianos e veganos. O bar não tem site nem Facebook.
Endereço: Praça Roosevelt, 226
Aberto diariamente
Restaurante Los Rolos
No mesmo endereço do Vinil Retrô funciona – durante o dia – o Los Rolos, de comida colombiana. Com pratos de todas as partes da Colômbia, o restaurante ficou durante cinco anos na Rua Aurora e se mudou para a Praça Roosevelt em fevereiro. Tem café da manhã, almoço e, à tarde, é uma opção para uma cervejinha e um sanduíche de arepa, por exemplo. Os fundadores – o colombiano Juan Carlos e a brasileira Vera Barbosa – estão lá todos os dias e são muito simpáticos e atenciosos.
Endereço: Praça Roosevelt, 230
Aberto de terça a domingo, das 9h às 17h
Vai ao teatro e quer tomar uma cerveja ou matar a fome antes? Pequeno, o bar dos Satyros é perfeito para isso. No balcão, no saguão, tem diferentes tipos de salgados e vários tipos de cerveja, de garragas grandes e litrão. Do lado de fora também tem mesinhas, que ultimamente tem fica bem concorridas.
Endereço: Praça Roosevelt, 134
Aberto de terça a domingo
O bar do Espaço Parlapatões agora é administrado pela Giostri Livaria, e conta com um cardápio mais completo, com cervejas, vinhos, destilados, petiscos, salgados, tapiocas e pratos quentes. A Giostri também faz a curadoria do palco, que tem shows de músicas de várias vertentes.
Endereço: Praça Roosevelt, 158
Aberto de terça a sexta e aos domingos das 15h às 23h e aos sábados das 15h à 1h.
Inaugurado na mesma época em que a nova Praça Roosevelt, em 2012, o Lekitsch Bar tem na decoração um de seus diferenciais. Ela mistura o kitsch e o retrô, com elementos de pop-art e referências ao universo de Quentin Tarantino e Amy Winehouse. O menu tem saladas caprese com molho de mostarda e mel, cuzcuz paulista de frango com salada verde e ceviche, além de petiscos, como bolinhos de mandioca, abóbora, polenta e bruschettas. Nos fins de semana, também abre para almoço, com um cardápio mais enxuto de pratos.
Endereço: Praça Roosevelt, 142
Aberto de terça a domingo a partir das 18h. Sábados e domingos a partir das 13h
O BAB Bar, antigo Bambolina, honra a origem palestina do proprietário, Salim Mhanna, no cardápio de delícias árabes. Falafal, shawarma, charutinho de uva e pastas árabes autênticas estão entre as opções do cardápio, que tem ainda cervejas variadas e drinques como Aperol e Gin Tônica. . Atrai um público diversificado, com forte presença LGBT. Tem algumas mesas na calçada e mesas grandes, com bancos, estilo refeitório, na área interna.
Endereço: Praça Roosevelt, 124
Aberto diariamente.
Um dos mais tradicionais e frequentados da praça, o PPP, como é conhecido, costuma receber grupos de amigos que gostam de um bar animado para bater papo. A decoração faz o cliente pensar que está dentro de um antiquário e pode ficar horas só se distraindo com os objetos pendurados nas paredes e no teto. O ponto tem história. Nos final dos anos 1950 e início dos 1960, no mesmo local funcionava o Farney’s, que depois virou Djalma’s, atual Pinga, Papo e Petisco. E foi lá que, no dia 5 de agosto de 1964, Elis Regina fez seu primeiro show em São Paulo. Além das cervejas, o bar tem uma ampla carta de cachaças, puras e em combinações, como a de jambu.
Endereço: Praça Roosevelt, 118
Aberto de terça a sábado, a partir das 18h
Decoração descolada, é uma mistura de bar e balada, com DJ em alguns dias da semana. Tem cervejas de garrafa, drinques e destilados. Entre as comidinhas, caldos, escondidinho, bolinhos de mandioca, arroz, abóbora e outros.
Endereço: Praça, 108
Aberto de terça a domingo, das 17h à 1h da manhã
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
Um bar que alia boemia, arte e cultura. O Mr. Cult é para quem gosta dessa combinação – que tal uma cerveja ou um drink ao som de um MPB? Com amplo espaço, aceita reservas e é um bom local para ir em grupos. É um bar animado, mas sem perder o clima aconchegante. Às sextas e sábados têm música ao vivo.
Endereço: Praça Roosevelt, 100
Aberto de terça a domingo a partir das 17h
Inaugurado em 2013, o Bar Amigos do Zé tem a proposta de ser um lugar da camaradagem. É cerveja gelada e bons petiscos em um ambiente bem descontraído, em uma das pontas da Praça Roosevelt. Tem boas porções, e o melhor pastelzinho da praça. O BaZ (fala-se bazê) é a sigla para o nome do bar.
Endereço: Praça Roosevelt, 92
Aberto de terça a domingo
Bar e Cachaçaria Cuca Grande (Bar do Fabinho)
O Bar e Cachaçaria Cuca Grande, conhecido como Bar do Fabinho, é um dos sobreviventes da antiga Roosevelt, anterior à criação da atual praça. Funcionando há cerca de 20 anos e com uma pegada underground, tem como destaque a cerveja de litro (“litrão”) a um preço bem, mas bem camarada. Também tem diversos petiscos, lanches e cachaças populares de várias regiões do Brasil. Pode ser um bom esquenta para a balada.
Endereço: Praça Roosevelt, 28
Abre todos os dias às 9h – a exceção são os domingos, quando começa a atender às 16h – e fecha à 1h
Red Velvet do Via Roosevelt
Fica dentro da Praça, logo atrás da igreja da Consolação. São dois cubos de vidro que se conectam por um jardim. Jardim que é, aliás, um dos pontos mais agradáveis do Centro de São Paulo, com a sombra das árvores que cercam a igreja. É bom para sentar sozinho, com amigos ou mesmo para uma reunião de trabalho. Serve café da manhã, sanduíches, tem pratos rápidos para almoço e vem se tornando também um ponto de encontro para drinques no fim da tarde ou noite. Nos fins de semana, tem um red velvet delicioso.
Endereço: dentro da Praça, atrás da igreja
Abre de terça a domingo, das 9h às 22h
Leia também: CONHEÇA TOKYO, A BALADA QUE OCUPA PRÉDIO HISTÓRICO DE 9 ANDARES NO CENTRO DE SP. VEJA FOTOS
IVAM CABRAL, DOS SATYROS: “QUEM SALVOU A PRAÇA ROOSEVELT FOI O PÚBLICO”
Foi justamente na região do centro expandido, de classe média, com IDH alto, que a Covid mais cresceu nos últimos meses. Foto: Fotos Públicas
Patrimônio cultural de São Paulo ganha visibilidade com placas de memória espalhadas por toda a cidade. Saiba mais
Em pouco mais de 100 anos São Paulo se transformou numa cidade de construções de taipa em metrópole de concreto
Localizada na Barra Funda, a Casa Mário de Andrade, onde o multiartista viveu por mais de 20 anos, permite vivenciar a história do escritor
Com autorizações para calçada proibidas, restam poucos lugares para comer e beber ao ar livre no Centro. Veja a lista
Do Pateo do Collegio ao Copan e à Praça Roosevelt, um check list dos lugares para visitar no Centro de SP. Confira se você está antenado
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
Conheça a história do Parque Augusta: de colégio de freiras de elite a área disputada pelo mercado imobiliário
Esculturas em locais públicos permitem conhecer a obra de artistas famosos em um passeio pela cidade. Veja onde elas estão
A 6ª edição da São Paulo Tech Week, em 2020, teve 412 eventos em mais de 50 temas; o A Vida no Centro é parceiro
Uma homenagem à criadora da calçada que virou símbolo de São Paulo, Mirthes Bernardes, que morreu nesta sexta-feira (18 de dezembro de 2020)
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup