A Vida no Centro

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Conheça todos os bares da Praça Roosevelt, o point da boemia no centro de São Paulo

Vibrante, a Praça Roosevelt tem bares para diferentes tipos de público e ocasiões, do happy hour à balada. Confira os detalhes e aproveite

A Praça Roosevelt, point dos skatistas, dos teatros e local de várias manifestações culturais e de lazer a céu aberto no centro de São Paulo, é a região da boemia no centro de São Paulo. São mais de dez bares na Praça Roosevelt, com um perfil variado e acolhem a todos os públicos. Ponto de encontro de jovens e pessoas de todas as idades, a Praça Roosevelt é um conhecido ponto LGBTQIA+.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

Há opções de estabelecimentos para sentar numa mesa na calçada e tomar uma cerveja sossegado, outros que capricham nos petiscos e nos drinques e alguns com música ao vivo ou DJ, especialmente nos dias da semana. Nos dias quentes, as mesinhas na calçada são as mais disputadas. E, nos dias mais animados, o point é a própria calçada.

Os bares começam a funcionar no meio da tarde – alguns abrem ao meio-dia e servem almoço e fecham à 1h – quando uma parte dos frequentadores se muda para a escadaria da praça em frente. Alguns fecham um dia da semana, geralmente segunda ou terça. Em relação aos dias de funcionamento, alguns não abrem às segundas ou domingos, mas a maioria funciona todos os dias.

A relação neste post segue a ordem da localização dos bares na Praça Roosevelt, partindo da Rua da Consolação até a Rua Nestor Pestana.

E aí, preparado para a jornada etílica rooseveltiana?

Então lá vai!

Tap Tap

Aberto em janeiro de 2018, o Tap Tap tem 16 torneiras, cada uma com um tipo diferente de cerveja, todas especiais. O bar surgiu com a ideia de ser o point na região da Praça Roosevelt para quem aprecia uma boa cerveja artesanal. As opções na casa mudam quase diariamente, sempre com uma boa curadoria. O bar não tem garçom – atendimento é feito no balcão. O local é pequeno, mas bastante agradável, com uma janelão de vidro que permite ver o movimento na Consolação. Para acompanhar as cervejas, sanduíches e porções.

Rua da Consolação, 455, na esquina da Praça Roosevelt

De segunda a quinta, das 17h à 1h, sexta a domingo a partir das 12h.

Bordega Nova Era

Bem pequeno, com algumas mesas no fundo e um movimento que se concentra na calçada, tem cervejas variadas e uma boa seleção de salgadinhos. Bom para um esquenta.

Praça Roosevelt, 276

Fecha terça. Nos outros dias, das 15h à 1h

Espetinho do Alex

O lugar mudou de dono e de nome, mas continua com o mesmo cardápio de salgados e espetinhos (muitas opções, como camarão, carne, medalhão de filé, linguiça apimentada e kafta), além de sanduíches e caldos. Tem mesas na calçada e um área interna grande, com várias mesas e um ambiente mais tranquilo para grupos ou para conversar.

Praça Roosevelt, 252
Aberto diariamente

Vinil Retrô Cafeteria e Tabacaria

Desde 1968 o seu Renato Orbetelli mantém sua barbearia e tabacaria no mesmo ponto, o número 230 da Praça Roosevelt. E, mais de 40 anos depois, o estabelecimento se transformou no gastrobar Vinil Retrô Cafeteria e Tabacaria, mantendo ainda a tabacaria na entrada do bar. Vale passar por lá lá. Clima agradável, mesinhas na calçada para tomar cerveja com os amigos e boa gastronomia. Com preços amigáveis, o Vinil Retrô tem um amplo cardápio de pratos servidos no almoço e no jantar – o cardápio é variado, com massas, panquecas, sopas e escondidinhos. No ambiente interno, que conta com iluminação charmosa e aconchegante, os espaços são mais reservados e próprios para boas conversas.

Praça Roosevelt, 230
Fecha terça. Nos outros dias, abre das 12h à 1h.

La Barca

Quer matar a larica antes de ir para a balada? No La Barca, o ponto forte são os salgadinhos. Logo na entrada já se vê a estufa sempre cheia de coxinhas, esfihas e outros assados, inclusive vegetarianos e veganos.

Praça Roosevelt, 226
Aberto diariamente, das 16h à 1h

Parlapatões

O bar do Espaço Parlapatões agora é administrado pela Giostri Livaria, e conta com um cardápio mais completo, com cervejas, vinhos, destilados, petiscos, salgados, tapiocas e pratos quentes. A Giostri também faz a curadoria do palco, que antes a pandemia tinha shows de músicas de várias vertentes. A programação do palco e do teatro ainda não voltou.

Praça Roosevelt, 158 
Aberto de terça a domingo a partir das 15h.

Lekitsch Bar

Inaugurado na mesma época em que a nova Praça Roosevelt, em 2012, o Lekitsch Bar tem na decoração um de seus diferenciais. O bar encolheu durante a pandemia, e ocupa agora metade do espaço, mas continua com a mesma decoração divertida entre o kitsch e o retrô, com elementos de pop-art e referências ao universo de Quentin Tarantino e Amy Winehouse. O menu tem pratos mais elaborados, petiscos, como bolinhos de mandioca, abóbora, polenta e bruschettas.

Praça Roosevelt, 142

Abre diariamente. A partir das 17h de segunda a sexta e a partir das 14h nos fins de semana.

O Candeeiro Bar

O bar tem cardápio variado de bebidas, de cerveja de litrão e Chevette a cerveja artesanal. A especialidade do bar é a pasta de pão de alho, que entra em todos o sanduíches, batizados com nome de personalidades ou fatos históricos, como Chico Mendes, Juscelino, Marechal Rondon e Brizola. O público se concentra nas mesas da calçada ou na rua mesmo, especialmente nos dias em que tem DJ tocando na parte de cima, voltado para fora.

Praça Roosevelt, 138

Aberto todos os dias, das 16h à 1h.

PYB

Pick Your Beer, ou PYB, é um bar self-service, com 16 torneiras com cervejas, 14 delas com cervejas variados e duas com drinques, Aperol e Gin Tônica. Você compra um cartão com crédito, aciona a torneira e se serve com a quantidade que quiser, a partir de 100 ml. Como os copos são descartáveis, é possível também atravessar a rua e degustar a bebida na praça. E a ideia é justamente essa, promover uma integração entre o bar e a praça. Tem também lanches e porções com nomes que fazem referência à região, como Franklin´s Dog e Mandiopã Copanzitos. Tem torneira de água potável gratuita.

Praça Roosevelt, 124

Terça a quinta, das 16h à 1h, sexta das 13h às 3h e sábado e domingo das 13h às 3h.

Papo, pinga e petisco

Um dos mais tradicionais e frequentados da praça, o PPP, como é conhecido, costuma receber grupos de amigos que gostam de um bar animado para bater papo. A decoração faz o cliente pensar que está dentro de um antiquário e pode ficar horas só se distraindo com os objetos pendurados nas paredes e no teto. O ponto tem história. No final dos anos 1950 e início dos 1960, no mesmo local funcionava o Farney’s, que depois virou Djalma’s, atual Pinga, Papo e Petisco. E foi lá que, no dia 5 de agosto de 1964, Elis Regina fez seu primeiro show em São Paulo. Uma placa azul de memória lembra a história do lugar. Além das cervejas, o bar tem uma ampla carta de cachaças, puras e em combinações, como a de jambu.

Praça Roosevelt, 118

Aberto de terça a sábado, a partir das 18h

Subsolo 27

Decoração moderninha, é uma mistura de bar e balada, com DJ em alguns dias da semana. Tem cervejas de garrafa, drinques e destilados. Entre as comidinhas, caldos, escondidinho, bolinhos de mandioca, arroz, abóbora e outros.

Endereço: Praça, 108

Fecha segunda. Nos outros dias, a partir das 16h.

Mr Cult

Com amplo espaço, aceita reservas e é um bom local para ir em grupos. Tem música com DJ no fim de semana.

Endereço: Praça Roosevelt, 100

Aberto de terça a domingo, a partir de 16h.

Bar Amigos do Zé

Inaugurado em 2013, o Bar Amigos do Zé, muito frequentado pelos moradores da região, tem a proposta de ser um lugar da camaradagem. O BaZ (fala-se bazê) é a sigla para o nome do bar. É cerveja gelada e bons petiscos em um ambiente bem descontraído, em uma das pontas da Praça Roosevelt. Atendimento sempre simpático dos donos, Zé e Amanda. O cardápio ficou mais incrementado nos últimos meses, com muitas opções de porções, hambúrgueres com hambúrguer artesanal empanado, ampla carta de drinques e caipirinhas. Serve almoço aos fins de semana.

Praça Roosevelt, 92
Aberto de terça a sexta a partir das 17h e sábado e domingo a partir das 12h.

Bar e Cachaçaria Cuca Grande

O Bar e Cachaçaria Cuca Grande, conhecido como Bar do Fabinho, é um dos sobreviventes da antiga Roosevelt, anterior à criação da atual praça. Funcionando há cerca de 20 anos e com uma pegada underground, tem como destaque a cerveja de litro (“litrão”) a um preço bem, mas bem camarada. Também tem diversos petiscos, lanches e cachaças populares de várias regiões do Brasil. Pode ser um bom esquenta para a balada.

Praça Roosevelt, 28

Aberto diariamente, das 13h à 1h.

Via Roosevelt

Fica dentro da Praça, logo atrás da igreja da Consolação. São dois cubos de vidro que se conectam por um jardim. Jardim que é, aliás, um dos pontos mais agradáveis do Centro de São Paulo, sob a sombra das árvores que cercam a igreja. É bom para sentar sozinho, com amigos ou mesmo para uma reunião de trabalho. Serve café da manhã, sanduíches, tem pratos rápidos para almoço e vem se tornando também um ponto de encontro para drinques no fim da tarde ou noite. Nos fins de semana, tem um bolo red velvet delicioso.

Endereço: dentro da Praça, entre o pergolado e a igreja da Consolação

Aberto de terça a sexta, das 11h às 18h e sábados e domingos das 10h às 20h.

Leia também: PRICELESS, O NOVO ROOFTOP DO SHOPPING LIGHT COM VISTA PARA O THEATRO MUNICIPAL