Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Moradias, lojas, cafés, restaurantes, livraria. O edifício Copan traz uma mistura de usos no Centro de São Paulo
O Edifício Copan faz parte de um seleto grupo de obras arquitetônicas que se tornaram referências tanto pela sua história, como pela estética e materiais utilizados.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
Com 115 metros de altura e uma infinidade de apartamentos, o Copan também é o maior edifício residencial da América Latina. Considerado um dos principais símbolos da cidade de São Paulo.
Seu projeto foi criado pelo arquiteto Oscar Niemeyer para as comemorações do IV Centenário da cidade (1954). Mas já no início da década de 50, São Paulo vivia um momento de forte crescimento e expansão com a ebulição de novos arranha-céus em seu território. A ideia era apresentar um conjunto multiuso nos moldes do “Rockefeller Center” de Nova York, famoso por ser sede de emissora de televisão e contar com uma pista de patinação de gelo no Natal. O objetivo do Copan era misturar diversos usos e ser um local estratégico para quem vive na cidade.
A ideia inicial era construir dois prédios: um residencial e outro comercial ligados por uma marquise no térreo com garagem, cinema, teatro e comércio. Porém, no final, somente o edifício residencial foi construído e por causa da crise no setor imobiliário na época a obra só foi finalizada em 1966.
Por trás de uma única fachada, o edifício é dividido em 6 blocos, com um total de 1.160 apartamentos de tamanhos variados, com uma estimativa de 4 mil residentes e mais 70 estabelecimentos comerciais.
Seu formato em S contrasta com a paisagem cheia de ângulos retos da região. O gosto pela linha curva é uma das principais características da obra de Oscar Niemeyer, que escreveu: “não é um ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível… o que me atrai é uma curva livre e sensual…” (Niemeyer, 1998).
Entre seus moradores, já passaram personalidades como Di Cavalcanti, Paulo Autran e Cauby Peixoto. Com tanta gente por ali o que não falta é história para contar. Um prédio que representa muito mais do que um ponto cinza de construção na capital paulista.
Quer saber mais detalhes do Copan? Confira o vídeo abaixo:
Leia também: CONHEÇA 5 CAFÉS EM PRÉDIOS HISTÓRICOS NO CENTRO DE SÃO PAULO
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup