A Vida no Centro

Tayana Santos

Pílulas Paulistanas

Paulistana, Tayana Santos é formada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero, com especialização em marketing. Atuou mais de dez anos na área de comunicação em empresas multinacionais e Museu de Arte moderna de São Paulo. Morou em Chicago e Washington DC (EUA). Em 2017, mudou o rumo da sua carreira e tornou-se guia de turismo, com objetivo de mostrar os detalhes e locais que passam despercebidos até pelos moradores da cidade. Aqui, compartilha suas “Pílulas Paulistanas” com curiosidades sobre São Paulo.

Copan, uma mistura de usos no Centro de SP

Moradias, lojas, cafés, restaurantes, livraria. O edifício Copan traz uma mistura de usos no Centro de São Paulo

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

O Edifício Copan faz parte de um seleto grupo de obras arquitetônicas que se tornaram referências tanto pela sua história, como pela estética e materiais utilizados.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

Com 115 metros de altura e uma infinidade de apartamentos, o Copan também é o maior edifício residencial da América Latina. Considerado um dos principais símbolos da cidade de São Paulo.

Seu projeto foi criado pelo arquiteto Oscar Niemeyer para as comemorações do IV Centenário da cidade (1954). Mas já no início da década de 50, São Paulo vivia um momento de forte crescimento e expansão com a ebulição de novos arranha-céus em seu território. A ideia era apresentar um conjunto multiuso nos moldes do “Rockefeller Center” de Nova York, famoso por ser sede de emissora de televisão e contar com uma pista de patinação de gelo no Natal. O objetivo do Copan era misturar diversos usos e ser um local estratégico para quem vive na cidade.

A ideia inicial era construir dois prédios: um residencial e outro comercial ligados por uma marquise no térreo com garagem, cinema, teatro e comércio. Porém, no final, somente o edifício residencial foi construído e por causa da crise no setor imobiliário na época a obra só foi finalizada em 1966.

Por trás de uma única fachada, o edifício é dividido em 6 blocos, com um total de 1.160 apartamentos de tamanhos variados, com uma estimativa de 4 mil residentes e mais 70 estabelecimentos comerciais.

Seu formato em S contrasta com a paisagem cheia de ângulos retos da região. O gosto pela linha curva é uma das principais características da obra de Oscar Niemeyer, que escreveu: “não é um ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível… o que me atrai é uma curva livre e sensual…” (Niemeyer, 1998).

Entre seus moradores, já passaram personalidades como Di Cavalcanti, Paulo Autran e Cauby Peixoto. Com tanta gente por ali o que não falta é história para contar. Um prédio que representa muito mais do que um ponto cinza de construção na capital paulista.

Quer saber mais detalhes do Copan? Confira o vídeo abaixo:

Leia também: CONHEÇA 5 CAFÉS EM PRÉDIOS HISTÓRICOS NO CENTRO DE SÃO PAULO

LUGARES PARA COMER OU BEBER AO AR LIVRE NO CENTRO