Quando o chão vira texto
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Em parceria com A Vida no Centro, série SPTW traz reportagens sobre inovação e empreendedorismo durante a São Paulo Tech Week
O mercado de eventos, que sempre se baseou no encontro entre as pessoas, foi um dos setores que mais sofreu com a pandemia e a necessidade de isolamento social. Depois da paradeira inicial, no entanto, o mercado começou a se voltar para o online – como é o caso da própria São Paulo Tech Week, que neste ano será totalmente digital.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
A migração para o digital resolveu e até ajudou na questão do acesso do público, especialmente em eventos de debates, que podiam ser transmitidos e vistos a partir da casa da pessoas. Mas, como setor econômico, as perdas foram grandes. São cerca de 50 segmentos em toda a cadeia, como organizadores, produtores de estandes, fornecedores de brindes, decoradores e buffets, além de outros profissionais. E muitos não conseguiram voltar ao mercado, já que a atuação deles dependia dos eventos com público.
Mercado se adapta ao digital
Mas uma parte conseguiu se adaptar ao novo cenário e está reagindo. A Sympla, plataforma de venda de ingressos, por exemplo, investiu numa parceria com o Zoom e criou uma área para eventos digitais, inclusive culturais.
Lilian Natal, 38 anos, curadora da SPTW em comunidades e head de Startups & Community da Distrito, conta que foi um susto enorme ver os eventos presenciais sendo cancelados, mas logo o mercado se voltou para o online.
A Distrito não investia muito no YouTube, mas logo percebeu que era preciso investir no canal onde os eventos passaram a ser transmitidos. Com isso, chegou a produzir mais de 50 num único mês.
Além do online, outros modelos já começam a ser criados. Além de protocolos de segurança como álcool em gel, marcação de lugares e obrigatoriedade do uso de máscaras, pequenas reuniões presenciais, com buffets distribuindo refeições separadas.
Camila Florentino, 30 anos, é fundadora da Celebrar, uma plataforma que conecta fornecedores a grandes empresas para organização de eventos e conta que, em março, num período de seis horas, cancelou 39 deles e viu o faturamento cair de R$200 mil para R$9 mil. “Estávamos fazendo mais de 60 eventos por mês até fevereiro e passamos a realizar dois ou três online e algumas entregas”, conta ela.
A decisão que ela tomou, junto com as sócias, foi de manter o negócio mesmo sem faturar, mas sem se endividar na pessoa física. Como uma startup, usaram a capacidade de se adaptar e fizeram um “planejamento do fracasso”, reduzindo custos e o próprio salário para garantir a sobrevivência da empresa.
A partir dessas mudanças, a solução foi inovar, realizando testes de entregas de experiências na casa das pessoas para eventos online. Ou seja, entregar valor de uma forma diferente. Os próprios fornecedores começaram a entrar em contato com a empresa, distribuindo kits preparados por buffets e brindes na casa das pessoas. Entre abril e outubro, a empresa conseguiu crescer em média 42% por mês e em novembro já estava realizando dez eventos presenciais por mês, pequenos e dentro do que é permitido pelos protocolos de saúde.
“O mercado de eventos é muito amplo, você pode trabalhar em diversas frentes. Quando veio a pandemia, fiquei muito ansiosa para ver o que iria se solucionar. É uma área muito volátil, o profissional trabalha para evitar problemas e erros e esse olhar fez com que surgisse muita inovação na área”, diz Adriana Giglio, 37 anos, fundadora da Bold Eventos Estratégicos, especializada em eventos de empreendedorismo e atende startups de diversos segmentos.
Adriana ressalta que houve um aprendizado muito grande em relação a transmissões online. “Não é simplesmente você pegar o formato do evento presencial e transmitir tudo. A estrutura é completamente diferente. Você tem que pensar em toda a experiência, é preciso compreender que existem outras concorrências que a pessoa encontra online e que o tempo em frente a tela pode ser cansativo”, explica.
Nesse contexto, outras demandas foram surgindo. Se gastos com locação de espaço, logística de palestrantes, alimentação e cenografia diminuíram drasticamente, surgiram outras. É preciso garantir uma boa estrutura em eventos online também, o que provocou um boom de plataformas que proporcionam experiências com ambiente virtual e 3D e até as mesmas vivências de um evento presencial, permitindo que o usuário se aproxime de outro e iniciem uma conversa em tempo real.
Tecnologias que já estavam disponíveis no mercado também passaram a ser usadas de outra forma, como o QR Code, um recurso antigo que era pouco usado, usado em materiais impressos levando para um link online. Uma das aplicações usada por Camila Florentino foi o envio de caixas com ingredientes, que podiam ser preparados pelos participantes a partir de um vídeo gravado por um chef – acessado pelo código. “Tivemos um evento online, em que todos estavam comendo a mesma coisa só que preparados por elas mesmas”, conta Camila.
Leia também: SPTW TEM MAIS DE 100 EVENTOS ONLINE SOBRE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA; VEJA A PROGRAMAÇÃO
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
Love Cabaret, na Rua Araújo, quer se tornar um "parque de diversões para adultos" e mostrar diversidade de corpos
O colunista Thiago de Souza fala sobre o incêndio do Edifício Joelma e das 13 almas que pereceram no local
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre sambistas de São Paulo, homenageados em estátuas no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup