A Vida no Centro

Mapa de prédios históricos no centro de São Paulo para crianças
Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Prédios de São Paulo para Crianças mostra o centro de São Paulo para as novas gerações

Novo livro de série que cataloga a arquitetura da capital, Prédios de São Paulo para Crianças terá roteiros de passeio para levar os pequenos a descobrir a história da cidade por meio da arquitetura

Depois do sucesso da trilogia Prédios de São Paulo, projeto idealizado por Matteo Gavazzi, vem aí o Prédios de São Paulo para Crianças. O livro infantil, com lançamento previsto para julho de 2018, tem texto assinado pela jornalista Tatiana Engelbrecht e ilustrações de Daniel Almeida. A produção é da GAPS Editora.

O primeiro volume do Prédios de São Paulo para Crianças será dedicado ao centro histórico, o lugar onde São Paulo nasceu. O objetivo é que a série avance rumo a outras regiões da cidade. Guiadas pelo intrépido Miro, um legítimo rastreador brasileiro, as crianças terão a chance conhecer alguns dos mais emblemáticos prédios paulistanos do centro, como o Edifício Martinelli, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e o Altino Arantes, mais conhecido como Banespão e agora rebatizado como Farol Santander, entre outros.

Durante os passeios, Miro apresentará curiosidades e surpresas que compõem esse emaranhado complexo que é o centro de uma megacidade como São Paulo. “O interesse despertado pelo projeto Prédios de São Paulo revela que as pessoas se interessam por arquitetura e querem conhecer melhor a cidade”, diz Matteo Gavazzi. E isso vale, claro, também para os pequenos. “Queremos que as crianças também façam essas descobertas de um jeito lúdico e divertido”, diz Matteo.

Livro Prédios de São Paulo para Crianças

Livro Prédios de São Paulo para Crianças

Assim como os três volumes da série fotográfica, o Prédios de São Paulo para Crianças também será viabilizado por meio de financiamento coletivo. A campanha já está no ar e pode ser acessada por este link.

PRÉDIOS DE SÃO PAULO

O projeto Prédios de São Paulo começou em 2014 na internet, virou livro no ano de 2015, ganhou a segunda edição em 2016 e encerrou a trilogia com o lançamento de Prédios de São Paulo – Volume 3, em dezembro de 2017. Ao longo de sua história, o projeto já catalogou mais de 300 prédios que são marcos da arquitetura paulistana. Além de Matteo Gavazzi, a equipe é integrada por Milena Leonel, Ana Clara Queiroz, Carolina Mossin e Emiliano Hagge.

Veja algumas fotos dos volumes anteriores.

Todos os volumes da série foram viabilizados graças a bem-sucedidas campanhas de financiamento coletivo e já forma impressos mais de 8 mil exemplares.

O fenômeno Prédios de São Paulo já inspirou outras iniciativas pelo país, como Prédios de Curitiba e Prédios de Salvador. “Acho importante que esse projeto inspire as pessoas a tirar do papel as próprias ideias, a fazer acontecer iniciativas culturais. Acredito que o país está cheio de bons e importantes projetos que merecem ser viabilizados”, diz Matteo.

Leia também: Hiperfotos de Jean-François Rauzier mostram São Paulo de um jeito diferente. Veja fotos