A Vida no Centro

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Festival A Vida no Centro terá visitas guiadas em prédios históricos e tours online

Edifícios Matarazzo e Martinelli serão mostrados em visitas guiadas nas redes sociais. Veja como se inscrever nos tours online

Visitas guiadas em prédios históricos e tours online, tudo ao vivo, são algumas das atrações do Festival A Vida no Centro 2020. Serão realizadas visitas guiadas nos edifícios Matarazzo e Martinelli, dois ícones da arquitetura da primeira metade do século 20, e dois tours online realizados ao vivo pelos guias de turismo Zeca Nunes e Olavo Medeiros, do @omelhordesampa. Toda a programação é gratuita.

Esses passeios adquirem ainda maior importância neste momento em que tanto as visitas aos prédios quanto os passeios em grupo pela cidade estão proibidos desde março, sem data para retorno. As visitas no Matarazzo e Martinelli serão transmitidas pelas redes sociais do A Vida no Centro: Instagram, Facebook e You Tube. Basta acessar a rede escolhida no horário. Os tours online necessitam de inscrição prévia, gratuita, e serão realizados na plataforma Zoom.

Com realização do A Vida no Centro e CoPlayers, a edição 2020 tem apoio da Secretaria Municipal de Turismo e parceria com a plataforma Fitness Channel e a SP Escola de Teatro.  

Leia também: FESTIVAL A VIDA NO CENTRO 2020 TEM CHICO CÉSAR NO MIRANTE DO MARTINELLI

FESTIVAL A VIDA NO CENTRO 2020 TRAZ TEATRO DIGITAL DA CIA. OS SATYROS

Visitas guiadas

A programação começa no sábado, dia 19 de setembro, com a visita guiada ao Edifício Matarazzo, ao meio-dia. A visita será conduzida por um guia credenciado, que vai mostrar e contar a história do edifício, construído em 1939 para ser a sede das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo, então o maior conglomerado industrial do país. Desde 2004, o prédio é a sede da Prefeitura de São Paulo, abrigando algumas secretarias e o Gabinete do Prefeito. O ponto alto da visita é o terraço, com um jardim com mais de 400 árvores.

Jardim do Edifício Matarazzo

No dia seguinte, domingo, dia 20, às 15h, a visita guiada será pelo terraço do Edifício Martinelli (que também tem aula de yoga e show do Chico César no sábado). O guia vai contar a história do edifício construído pelo imigrante italiano Giuseppe Martinelli, que fez de tudo para construir o edifício mais alto da América Latina, numa disputa com um prédio do Rio de Janeiro e de Buenos. E conseguiu. O Martinelli foi o prédio mais alto da região entre 1934 e 1947. O que mais impressiona, no entanto, é a vista que se tem do terraço, no 26º andar.

Tours virtuais

Os tour virtuais também acontecem online, usando fotos, vídeos e ferramentas como o Google Maps, conversando ao vivo com os participantes, através da plataforma Zoom. No sábado, às 13h, Zeca Nunes conta a história do Vale do Anhangabaú e mostra como o local, hoje no centro de uma reforma polêmica, já teve várias configurações, sempre refletindo a época em que vivemos.

O tour, batizado de Anhangaba-y (uma das maneira de escrevera palavra tupi)informa sobre sua história, com um panorama das transformações que o local sofreu ao longo dos anos e sobre aspectos geográficos que influenciaram a urbanização da região.

Vale do Anhangabaú em agosto de 2020

Zeca é guia de turismo credenciado, cria roteiros para city tours e passeios a pé por São Paulo focados em história, arte & cultura e parques urbanos. Bacharel em Sociologia, pesquisa a história paulistana valorizando o conhecimento sobre a cidade e seu potencial turístico. Também cria e conduz roteiros presenciais ou virtuais na área de educação e apresentações temáticas em eventos. A inscrição, gratuita, pode ser realizada neste link.

No domingo de manhã, às 10h, Olavo Medeiros, criador do projeto O Melhor de Sampa faz o Tour Virtual do Centro + Cripta da Sé, levando os participantes a passear digitalmente pelo centro histórico, com seus atrativos turísticos, pontos gastronômicos e locais inusitados da região central, num roteiro cheio de história e arquitetura. Além de passear pelas ruas da região, Olavo leva os visitantes para dentro de alguns prédios, com fotos e vídeos.

Diálogos - Centro Histórico

Além de guia credenciado, Olavo é cool hunter, e está sempre em busca de novidades que reinventam os lugares tradicionais e encontra um prato cheio para este olhar no Centro de São Paulo. “O tour traz um novo olhar sobre o centro velho. Um olhar amplificado para os pontos turísticos. Passado e vanguarda do Centro de São Paulo”, diz Olavo. Clique aqui para fazer inscrição gratuita.

Olavo participou no início do mês de um bate-papo no Instagram com Denize Bacoccina e Clayton Melo, criadores do A Vida no Centro sobre o festival, os tours que ele criou e como ele se reinventou depois da pandemia, com os tours online. Para ver o papo, é só clicar aqui.

Além dos tours, @omelhordesampa é um projeto de economia criativa que diariamente fornece dicas de lazer, gastronomia e cultura acessível em São Paulo e nas cidades próximas, em postagens nas redes sociais. Com 20 anos de carreira, atuou nas áreas de marketing em empresas como Ambev, Red Bull e Philip Morris, onde se especializou na construção de marcas, através de grupos geradores de tendências.

Veja programação completa do Festival A Vida no Centro:

Sábado, 19 de setembro

11h – Aula balé para todos no Pátio do Colégio

@avidanocentro.sp
Facebook/avidanocentro
YouTube/avidanocentro

12h – Tour online no Edifício Matarazzo

@avidanocentro.sp
Facebook/avidanocentro
YouTube/avidanocentro

13h – Tour Anhangabaú – Zeca Nunes
Pelo Zoom, com inscrições prévias neste link

15h-16h30 – Diálogos A Vida no Centro
Apresentação report A Casa e a Cidade
Debate sobre o futuro das cidades e do modo de vida urbano pós-pandemia.

@avidanocentro.sp
Facebook/avidanocentro
YouTube/avidanocentro

17h – Aula de yoga no terraço do Martinelli

@avidanocentro.sp
Facebook/avidanocentro
YouTube/avidanocentro

19h – Pocket show Chico César acústico no terraço do Martinelli

@avidanocentro.sp
Facebook/avidanocentro
YouTube/avidanocentro

21h – A Arte de Encarar o Medo – Os Satyros
Seguido de papo com o elenco
Zoom, com inscrições prévias

Domingo, 20 de setembro

9h – Aula funcional cadeirante
@avidanocentro.sp
Facebook/avidanocentro
YouTube/avidanocentro

10h – Aula de HIIT na Praça Roosevelt

@avidanocentro.sp
Facebook/avidanocentro
YouTube/avidanocentro

10h – Tour Centro Histórico com Olavo Medeiros
Zoom, com inscrições prévias neste link

11h – Aula de gastronomia online – Paribar
@avidanocentro.sp
Facebook/avidanocentro
YouTube/avidanocentro

12h – Aula de drinques online – Drosophyla

@avidanocentro.sp
Facebook/avidanocentro
YouTube/avidanocentro

15h – Tour no terraço do Martinelli

@avidanocentro.sp
Facebook/avidanocentro
YouTube/avidanocentro

16h-17h30 – Infantil – Teatro Esparrama na Janela
Seguido de bate-papo com os integrantes do grupo Esparrama

@avidanocentro.sp
Facebook/avidanocentro
YouTube/avidanocentro

20h – Todos os Sonhos do Mundo – Monólogo Ivam Cabral
Seguido de papo com o ator
Zoom, com inscrições prévias

21h30 – Encerramento do Festival
Zoom, com inscrições prévias e bate-papo com organizadores

Resumo:
O quê: Festival A Vida no Centro 2020
Quando: 19 e 20 de setembro
Onde: Instagram, Facebook e YouTube do A Vida no Centro