A Vida no Centro

Atividades físicas ao ar livre - Praça Paulo Kobayashi
Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Onde praticar atividades físicas ao ar livre no Centro de São Paulo

Yoga, caminhada, alongamento, patins, skate, bicicleta e muito mais: o Centro tem muitas opções para quem quer fazer atividades físicas ao ar livre; veja as dicas

PROMOÇÃO: Quer ganhar um desconto nas unidades SmartFit do Centro de SP? É só clicar na imagem e digitar o Cupom vidanocentro_smart. Veja no final deste post as unidades participantes

Buscar uma vida mais saudável e aliviar o estresse. Pode ser também para, enquanto cuida do corpo e da mente, apreciar a arquitetura e a história da cidade. Esses são apenas alguns dos fatores que fazem os paulistanos saírem de casa, antes ou depois do trabalho, para ocupar espaços públicos e praticar atividades físicas ao ar livre no Centro de São Paulo.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

Exercitar-se nas ruas, além de tirar você da rotina, estimula a uma nova relação com os principais cartões postais da cidade. E o Centro tem diversas opções para você aproveitar a céu aberto. De segunda a segunda é possível fazer caminhadas, alongamento, andar de skate, patins, patinete, praticar dança, yoga, Tai Chi Pai Lin, rádio taissô e ainda se exercitar com as barras instalados em praças, entre outras modalidades.

LEIA TAMBÉM
Dica de caminhada para conhecer o Centro de São Paulo

Com tantas opções disponíveis, não há mais desculpas para não se exercitar. Listamos algumas opções para você aproveitar o Centro da melhor maneira – de forma segura – e cuidar da saúde física e mental. Portanto, coloque uma roupa de treino e um tênis confortável, veja qual modalidade faz mais o seu estilo e vá para a rua.

Para começar, veja abaixo vídeo do A Vida no Centro que mostra como algumas pessoas aproveitam o Centro para se exercitar. É para te inspirar na jornada!

E confira abaixo a lista de lugares para praticar atividades físicas ao ar livre no Centro de São Paulo.

Atividades físicas ao ar livre- Páteo do Colégio

Pateo do Collegio

O local é um dos cenários da cidade preferidos por skatistas e praticantes de bike solo (manobras em bicicletas pequenas). Marco do nascimento da capital paulista, em 25 de janeiro de 1554, é um ponto de encontro diário de esportistas desde os anos 1990. O chão de mármore separado por faixas de piso de pedra portuguesa, fruto da última reforma, em 2009, foi um dos atrativos para uma renovação de frequentadores e praticantes dessas modalidades. O confeiteiro e skatista Régis Kameya, frequenta há 15 anos o espaço e diz que não o troca por nenhuma outra pista. “O deslize é um dos melhores. E, por ser de mármore, não gasta o skate nas batidas. É excelente para andar, além de estarmos ocupando a rua, o lugar do skate”, afirma.

Praça Pateo do Colégio, 2 – Sé
Todos os dias
Horário sugerido: das 9h às 18h (policiamento fixo e ronda 24h)
Gratuito
Como chegar:
desça na estação da Sé ou São Bento do Metrô.

Praça Paulo Kobayashi

Mais conhecida como a “Praça da Câmara”, fica ao lado da Câmara Municipal de São Paulo. Decorado com grafites, o espaço é equipado com aparelhos de ginástica e barras para os adultos e um playground para as crianças. A praça recebe diariamente pessoas que moram ou trabalham na região e aproveitam os minutos do almoço, antes ou depois do trabalho, para se exercitar e praticar esportes.

Entre os mais indicados estão a musculação e os treinos em barras. A artista Adriane Gomes, é moradora da região há 17 anos e treina todos os dias no local. “Utilizo os aparelhos e barras para alongamentos e treinos específicos de perna, braço e abdômen. O espaço é muito bom, mas poderia ser melhorado com mais limpeza e a inclusão de mais equipamentos”, afirma. “Temos muitos lugares aqui no Centro que poderiam ser transformados em microacademias. Elas fazem toda a diferença em nosso dia a dia”, afirma. A artista é professora de pole dance e já apresentou o espaço para suas alunas, que descobriram e passaram a gostar de se exercitar ao ar livre também. “Além dessa praça, costumo fazer alongamentos, caminhadas e corridas em outros lugares do Centro, como a Praça Roosevelt, Minhocão e ando de bicicleta pelas ciclofaixas”.

A Praça Paulo Kobayashi recebe também outros públicos para a prática de esportes. Pela manhã, senhores da terceira idade se juntam para fazer sequências de alongamentos e ginástica laboral acompanhados por um instrutor. À tarde, às terças e quintas, é a vez de assistentes sociais de casas de acolhimento da região trabalharem com atividades físicas para as crianças e adultos com a liberdade assistida. O lugar possui um policiamento de base fixa e viaturas da Guarda Civil Municipal 24h.

Viaduto Jacareí, 301 – Bela Vista
Todos os dias
Horário sugerido: entre 7h e 17h
Gratuito
Como chegar: a dica é ir de metrô, pois fica próximo à estação Anhangabaú, ou por diversas linhas de ônibus para o Terminal Bandeira.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

Praça da República

Durante a semana, de segunda a quinta, um grupo de idosos se exercita no início da manhã, entre 7h e 8h, em atividade realizada com um instrutor. Entre os exercícios estão alongamentos e corrida ao redor da Praça. Construída a partir do modelo de urbanização européia, a Praça abriga desde 1894 a Escola Normal Caetano de Campos, hoje sede da Secretaria Estadual da Educação.

Praça da República
Segunda a quinta-feira
Entre 7h e 8h
Como chegar:
metro República, pela saída da Praça.

Praça Roosevelt. Foto: Mari Ferreira

Praça Roosevelt

A Praça Franklin Roosevelt é um dos principais pontos de referência para atividades ao ar livre na cidade. Um amplo espaço em concreto – e arborizado em algumas áreas, especialmente perto do café – possibilita que diversas tribos se sintam em casa. No mesmo espaço interagem diversos grupos, como skatistas, patinadores, ciclistas, dançarinos,  praticantes de yoga, Tai Chi Pai Lin adestradores de cães e crianças pulando corda.  Aos sábados de manhã, às 9h30, há aulas gratuitas de yoga no espaço do café Via Roosevelt – para participar, basta levar seu tapetinho. Às quartas, em outro espaço, há aula de Tai Chi Pai Lin, às 7h30.

“Todos cuidam da praça. É um bem de todos, instrumento essencial para a vida em sociedade e o mínimo que deveríamos ter”, afirma Reynaldo Thomaz, que trabalha e mora na região. Ele vai à Roosevelt com o filho João Pedro, de nove anos.

As dançarinas da banda do Wesley Safadão Tati Bambolê, Jaqueline Tenório e Luka Silva, treinam passos da coreografia entre um olhar e outro para a Avenida Consolação e o Minhocão – a vista é um atrativo do espaço escolhido pelas garotas. Elas não moram no Centro, mas escolhem a Praça Roosevelt por ser uma zona eclética, “onde ninguém olha ninguém com julgamento ou desejo”, dizem. “As pessoas daqui são diferentes, e isso é legal. Essa miscigenação cultural da praça é o que nos motiva a vir. Também é de fácil acesso, seja de metrô ou ônibus”, afirma Tati.  No local, há uma Base da Guarda Civil Metropolitana e uma base da Polícia Militar.

Praça Roosevelt
Aberta todos os dias
Aula de yoga aos sábados, às 9h30, no espaço do café Via Roosevelt
Aula de Tai Chi Pai Lin às quartas-feiras, das 7h30 às 8h30
Gratuito
Como chegar: desça na estação República e siga pela Avenida Ipiranga até o cruzamento da Rua da Consolação, ou pela estação Higienópolis-Mackenzie na linha Amarela. Neste caso, é só descer a Rua da Consolação em direção ao Centro.

Atividades físicas ao ar livre - Theatro Municipal

Theatro Municipal

Durante a tarde, todos os dias da semana, as calçadas e escadarias do Theatro Municipal são divididas entre pessoas que transitam (trabalhadores, moradores e turistas) e grupos de skatistas e patinadores inline que utilizam o espaço para deslizarem nas escadarias, nas calçadas e bordas do Municipal. O espaço democrático e de boa convivência é um dos pontos tradicionais da trupe de rodinhas. “É um ambiente que, se não fosse pelos skatistas, teria outra cara (sugerindo que ficaria abandonado)”, afirma Allef Menezes, 20 anos, que trabalha e frequenta diariamente a região.

Praça Ramos De Azevedo, s/n – República
Todos os dias, com maior movimento nos finais de semana
Gratuito
Como chegar:
desça na estação Anhangabaú – Linha Vermelha – e pegue o acesso ao Theatro Municipal.

Atividades físicas ao ar livre - Minhocão

Parque Minhocão

O Minhocão virou uma das maiores atrações a céu aberto da cidade. É possível, em toda a sua extensão, andar de bicicleta, skate, patins, caminhar, correr, passear, encontrar amigos, promover piqueniques, ver feirinhas e troca de roupas, entre outras possibilidades. É o parque do paulistano que mora, frequenta e gosta do Centro.

Para Felipe Camargo, 35 anos, o espaço é excelente para corridas noturnas, durante a semana, e diurnas aos domingos. “Exercito-me, pelo menos, duas vezes por semana correndo pelas vias do Minhocão. É um alívio poder contar com esse espaço aberto para realizar minhas corridas, desestressar e manter a forma”, comenta.

De segunda a sexta, das 20h às 7h. Aos sábados e domingos o elevado fica fechado para carros o dia todo.
Gratuito
Como chegar:
nas saídas das estações Santa Cecília e Marechal Deodoro.

Passeio de bicicleta pelo Centro.Foto: Clayton Melo

Passeio de bicicleta pelo Centro

O Bike Tour SP é um passeio cultural e gratuito de bicicleta pelas ruas da cidade de São Paulo, com várias opções de passeio no Centro. As bicicletas, equipamentos de segurança e os guias são de responsabilidade da empresa que agenda o roteiro durante todos os finais de semana.

Para se inscrever, acesse o site (link abaixo) e verifique as opções que combinam com o seu gosto. Dica: realize um a cada final de semana para conhecer o Centro de uma maneira mais divertida, junto a guias e pessoas que curtem o lazer e o esporte ao ar livre. Há passeios específicos para a terceira idade.

Aos finais de semana
Gratuito, mas os organizadores pedem a entrega de dois quilos de alimentos para serem doados a instituições.
Como: agendamento pelo site.

Atividades físicas ao ar livre - Praça Rotary

Praça Rotary

Localizada entre as ruas Major Sertório, General Jardim e Dr. Cesário Mota Jr. e a um quarteirão da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, a Praça Rotary é um oásis na Vila Buarque. Tem telas de proteção na quadra esportiva, equipamentos de alongamento, ginástica e flexão, mesas para piqueniques e um amplo espaço aberto onde são realizadas aulas de rádio taissô. A prática acontece de segunda a sexta, das 7h30 às 8h, é gratuita e aberta para todos os interessados. O esporte é considerado um dos melhores para o trabalho de coordenação e ativação mental. Também é indicado para os estressados de plantão, pois ajuda a relaxar. O local abriga ainda a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, especializada em literatura infanto-juvenil, e possui segurança, pois tem uma base policial instalada em uma de suas esquinas. E tem wi-fi livre.

Rua Major Sertório, 524-620 – Vila Buarque
Aberta todos os dias, das 8h às 22h (as aulas de rádio taissô são realizadas de segunda a sexta, das 7h30 às 8h)
Gratuito
Como chegar: na estação Higienópolis-Mackenzie do metrô, pegue a saída para a Rua Maria Antônia.

Atividades físicas ao ar livre - Parque Buenos Aires

Parque Buenos Aires

Com 22,2 mil metros quadrados de extensa área verde, o parque é um dos mais limpos e com mata fechada do Centro. Tem diversas espécies de flora, como a imponente Figueira-Benjamim, árvore nativa da Ásia que chega a 30 metros de altura, e pássaros que fazem dos cantos a trilha sonora mais indicada para as caminhadas e alongamentos, atividades físicas mais indicadas para o parque. Ainda há uma área de playground para as crianças e um amplo gramado para correr e brincar com os pets. O Parque Buenos Aires é também um dos mais seguros, com policiamento externo feito por rondas da Polícia Militar, e interno, com seguranças contratados pela administração do local.

Av. Angélica, s/n – Higienópolis
Aberto todos os dias, das 6h às 20h
Gratuito
Como chegar: linhas de ônibus que passam pela Avenida Angélica

Atividades físicas ao ar livre - Parque da Luz

Parque Jardim da Luz

O Parque Jardim da Luz ocupa uma área de 113.400 m² na Avenida Tiradentes, região da Luz, ao lado da Estação da Luz, próximo ao Museu de Arte Sacra de São Paulo. Aberto ao público em 1825, é o parque mais antigo da cidade de São Paulo. Inaugurado inicialmente como um Jardim Botânico, era o único ponto de lazer da cidade na época.

Ele possui diversos espaços de interação, como coretos utilizados por grupos musicais, principalmente os de instrumentos de sopro e cordas, e uma das melhores opções para a prática esportiva em meio ao verde. Há uma pista de Cooper com mais de 5 km e uma estrutura de academia gratuita feita com pesos e instrumentos em concreto. A academia ao ar livre é um ponto de encontro para moradores e trabalhadores da região.

É o caso do ajudante geral André Vicente Pereira, que mora e trabalha na região do Bom Retiro e faz musculação todos os dias no Parque. “Aqui é onde consigo aliviar todo o estresse do dia. Um espaço muito bom, limpo, seguro e arejado. Não consigo me exercitar em academias pelo excesso de calor e aqui, além de bater um ar fresco, posso ouvir os pássaros e sentir a brisa das árvores”, comenta.

O espaço é gratuito, aberto ao público e bem cuidado. Na madrugada, a área é utilizada para treino de equipes do Corpo dos Bombeiros e da Polícia Militar – ambos utilizam a pista de Cooper para corridas.

Além da academia ao ar livre, André também joga futebol três vezes na semana com seus amigos em uma quadra próxima, no Centro de Esportes Radicais.

Rua Ribeiro de Lima, s/n – Bom Retiro
Todos os dias 
Tem segurança 24h por dia na entrada e vigias que transitam por toda a extensão do Parque
Gratuito
Como chegar:
desça na estação Luz do metrô e pegue a saída para a Pinacoteca ou a Rua José Paulino.

Centro de Esportes Radicais

Localizado no Bom Retiro, o Centro é um dos pontos de referência para a prática de diversos esportes radicais na cidade. Compostas por pistas novas e bem cuidadas, o local atrai moradores do Centro e de outras regiões da cidade, que frequentam diariamente o parque. Ao todo, são três pistas de pump track, que permite a skatistas, ciclistas e patinadores darem impulso somente com o movimento do corpo, uma grande pista com obstáculos, um mini-ramp e um bowl, que parece uma grande piscina para manobras radicais voltadas aos praticantes mais experientes. Há também área exclusiva para a prática do parkour, modalidade de esporte urbano em que os praticantes se equilibram e pulam entre obstáculos da cidade, como muros e grades. Neste caso, com uma estrutura pensada especificamente para essa modalidade.

O parque possui ainda áreas dedicadas a outros esportes, como uma quadra para bike e patinação solo, pista para longboard, quadra esportiva, aparelhos de ginástica, barras e pesos fixos para musculação, aparelhos para alongamento e um amplo espaço gramado onde são realizados piqueniques embaixo de árvores centenárias. Além disso, serve como espaço para praticar yoga, slack line e pilates. Tudo isso em um único espaço público com segurança e um estacionamento exclusivo (e gratuito) para os frequentadores. Coloque seu tênis e pegue a família, convide amigos e familiares ou vá sozinho. O importante aqui é conhecer esse oásis em meio à loucura da Marginal Tietê.

Avenida Presidente Castelo Branco, 5700 – Bom Retiro
Todos os dias
Das 7h às 22h
Gratuito
Como chegar: de carro, pela Marginal Tietê, ou ônibus.

Praça da Liberdade

Na saída da estação Liberdade do metrô, de segunda a sábado, são realizadas atividades tradicionais que contribuem com a qualidade de vida e a longevidade. É na Praça da Liberdade que um grupo de pessoas pratica o Rádio Taissô e o Tai chi chuan. São senhores e senhoras com idades entre 70 e 90 anos que encaram a vida de maneira leve, harmoniosa e com muito bom humor. A palavra japonesa taissô significa ginástica em português, e a prática consiste em uma série de exercícios rítmicos acompanhados por música e instruções de comandos transmitidos pelo rádio. A atividade física – semelhante à ginástica laboral – foi criada no Japão em 1928 e é praticada no Brasil desde 1978.

Os exercícios são baseados em movimentos leves, de todos os membros do corpo, e alongamentos orientados por um instrutor especializado em Rádio Taissô. As aulas ocorrem todos os dias da semana pela manhã, com duração aproximada de 20 minutos. Além do Rádio Taissô, os idosos dedicam outros 20 minutos à prática do Tai chi chuan.

Segundo dados da Fertbra (Federação de Rádio Taissô do Brasil), entidade fundada em 1985 e que regulamenta a ginástica rítmica japonesa no Brasil, cerca de 10 mil pessoas praticam a atividade no país atualmente. Para praticar com o grupo é preciso se informar com o instrutor no local.

Praça da Liberdade
De segunda a sexta
Das 5h45 às 7h
Gratuito
Como chegar: desça na estação Liberdade do metrô – Linha Azul.

Atividades físicas ao ar livre - Avenida Paulista

Avenida Paulista

Conhecida pelo fluxo intenso de carros, ônibus e pessoas nas ruas e calçadas, também recebe skatistas, patinadores e ciclistas diariamente nas calçadas e na ciclofaixa construída no meio da avenida. Aos domingos, fechada para os carros das 10h às 18h, atrai multidões. É possível ver quadriciclos, ciclistas e skatistas transitando nas vias. Além da pista aberta, a avenida também tem dois parques para os visitantes – o Trianon e o Parque Prefeito Mário Covas – e o Sesc Avenida Paulista, com atividades próprias da unidade que podem ser conferidas no site da unidade.

Avenida Paulista
A recomendação é ir aos domingos, quando é fechada para os carros
Aos domingos: entre 10h e 18h
Gratuito
Como chegar: estações Brigadeiro, Trianon/Masp  ou Consolação.

PROMOÇÃO: Quer ganhar um desconto nas unidades SmartFit do Centro? É só clicar na imagem acima e digitar o Cupom vidanocentro_smart

Também vale para quem levar o print da matéria nas lojas.

Em razão da promoção não paga taxa de matrícula e paga R$49,90 na primeira mensalidade do seu plano BLACK, passando a pagar o valor de R$99,90 a partir da segunda mensalidade em diante. A promoção é válida apenas para novas vendas que fizerem adesão no plano Black de 26/03/2019 até 14/04/2019. O preço promocional refere-se apenas à mensalidade e a taxa de adesão, e não inclui a cobrança de manutenção anual, no valor de R$99,90 que será cobrada como informado no contrato. Condição não é válida para pagamentos à vista. Consulte as unidades participantes no site www.smartfit.com.br.

Unidades: SPCBVT1 (Bela Vista) / SPCBRT1 (Bom Retiro) / SPCCMB1 (Cambuci) / SPCCMB3 (Aclimação) / SPCREP1(Av. Ipiranga)  / SPCREP2 (República) / SPCCEN1(Anhangabaú) / SPCCON1 (Augusta) / SPCCEL1 (Campos Elíseos) / SPCSTC1(Santa Cecília)