Viaduto Santa Efigênia passa por reforma. Prefeitura diz que vai manter desenho do mosaico do piso
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Um dos mais famosos de São Paulo, o edifício projetado por Oscar Niemeyer impressiona por sua arquitetura modernista em concreto armado. Mas a vista a partir do alto do Copan também é demais.
O edifício em forma de S invertido impressiona quem passa pelas ruas do centro e é comum encontrar gente olhando para o alto do Copan, no número 200 da Avenida Ipiranga, admirando as curvas criadas por Oscar Niemeyer nos anos 1950. É verdade que a concentração de prédios ao redor atrapalhou um pouco a vista, mas o gigante de concreto ainda se destaca na paisagem urbana.
LEIA TAMBÉM:
Volta ao mundo em 20 bares e restaurantes perto do Copan
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
E não é só a arquitetura modernista que chama a atenção. O prédio, que completou 50 anos em 2016, é a maior construção em concreto armado do país e abriga uma população de mais de 2 mil pessoas, em seus 1.160 apartamentos.
O que muita gente não sabe é que, do mirante do Copan, é possível contemplar a metrópole num terraço que ocupa quase toda a extensão do edifício. Quem quiser ver pessoalmente, uma dica: as visitas acontecem de segunda a sexta, às 10h20 e 15h20. Basta dar o nome na administração do condomínio, na sobreloja do Bloco F, e seguir para o elevador que leva ao 32º andar. De lá, fazer sua própria coleção de cartões postais.
Lá de cima é possível ver como a cidade que tem fama de cinza não é assim tão monocromática: há praças e avenidas arborizadas espalhadas pelo centro e paredes laterais de edifícios que antes abrigavam propagandas agora estão adornadas com grafites. Sem contar os vários jardins verticais que põem mais verde no caminho de quem passa pelo Minhocão. Veja aqui algumas imagens. (galeria Minhocão).
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
Depois de se deliciar com a vista deslumbrante dos quatro cantos da cidade, ainda dá para conhecer melhor a galeria no térreo, que serpenteia pelas curvas do edifício e abriga 72 lojas, de salões de beleza e lavanderias a lojas de roupas, de restaurantes a cafés e galerias de arte.
Se estiver com tempo para almoçar ou ao menos tomar um café, veja aqui as dicas dos lugares obrigatórios para conhecer no edifício mais famoso de São Paulo.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Love Cabaret, na Rua Araújo, quer se tornar um "parque de diversões para adultos" e mostrar diversidade de corpos
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Veja a relação de filmes para conhecer São Paulo a partir de múltiplos olhares; lista traz longas-metragens de ficção e documentários, e algumas obras podem ser vistas no YouTube
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
Restauro não é só arquitetônico, mas também dos usos, diz Frederico Lohmann, superintendente do Cultura Artística sobre café, livraria e restaurante que serão instalados dentro do espaço aumentando o movimento durante o dia na Nestor Pestana
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup