A Vida no Centro

Vista externa da Estação da Luz. Guilherme Gaensly Acervo Fundação Energia e Saneamento
Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Fotos históricas: São Paulo pelas lentes de Gaensly

O fotógrafo suíço Guilherme Gaensly registrou a evolução de São Paulo na virada do século 19 para o século 20 para a companhia de energia Light. Veja as fotos históricas

[Atualizada em abril de 2020] O fotógrafo suíço Guilherme Gaensly registrou em fotos históricas o dia a dia de uma São Paulo que na virada do século 19 para o século 20, crescia numa velocidade impressionante. Considerado um dos mais importantes fotógrafos a retratar a paisagem urbana de São Paulo do início do século passado, Gaensly foi tema de uma exposição recente no Museu da Energia.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

Gaensly mudou-se com a família para a Bahia aos cinco anos de idade e já adulto e consolidado na profissão, transferiu-se para São Paulo, onde trabalhou para a companhia de energia Light entre 1899 e 1925.

Veja algumas fotos:

Com a finalidade de fotografar as obras e patrimônio da Light, Gaensly acabou realizando uma extensa memória visual de São Paulo no período, registro único da cidade que, em plena transformação urbana, deixava para trás suas características rurais para se transformar numa das maiores metrópoles do mundo.

“Através das lentes de Gaensly é possível observar a transição da cidade para a modernidade. Com o acesso à energia elétrica, a metrópole começa a desenhar o seu desenvolvimento urbano”, diz Maria Fernanda Mendes e Freitas, coordenadora do Núcleo de Documentação e Pesquisa da Fundação Energia e Saneamento.

Leia também: 
Conheça a história do Centro Novo de São Paulo, a região da República