A Vida no Centro

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Aniversário de São Paulo terá programação online, projeções e homenagens a vítimas da pandemia e profissionais da saúde

Memória, consciência e esperança é tema de comemoração do aniversário de São Paulo em 2021, com atividades presenciais e online

Memória, Consciência e Esperança é o tema das comemorações do aniversário de São Paulo na programação neste ano. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultural, as atividades para a comemoração dos 467 anos de fundação oficial da cidade foram planejadas para celebrar a memória da cidade, homenagear vítimas da Covid-19 e os profissionais de saúde, além de reforçar a conscientização da sociedade para com os cuidados de distanciamento social e, por meio da arte e da cultura, trazer esperança e confiança em dias melhores, agora reforçadas pela chegada da vacina.

São atividades principalmente online, ou realizadas ao vivo sem público, de forma a não estimular aglomerações. Várias ações serão realizadas na região central.

A homenagem Nome Próprio irá projetar fotos das mais de 200 mil pessoas que tiveram suas vidas acometidas pela pandemia no prédio da Prefeitura Municipal de São Paulo, das 20h às 23h do dia 25.

Luminárias pela Vida

Na área exterior do Theatro Municipal acontecerá a instalação Luminárias pela Vida de Bruna Lessa, com 900 velas solares na fachada do prédio como símbolo de luz e transformação. Durante a performance, a trilha musical será realizada pela Orquestra Sinfônica Municipal sob a regência do maestro Roberto Minczuk.

Nas regiões da Praça da República e das ruas Augusta, 7 de abril e Nestor Pestana, o artista visual Moises Patricio promove a intervenção Aceita?, com uma série de obras de arte em lambe-lambes levando frases de conscientização, informações e dados sobre a pandemia.

Homenagem aos profissionais da saúde

Os profissionais de saúde são os homenageados da intervenção Protagonistas de Máscara. A ação, realizada em setembro pela Secretaria Municipal de Cultura nos hospitais Emílio Ribas e Clínicas, agora migra para a rua Augusta, na altura no número 400, com imagens de profissionais da saúde estilizadas como heróis de quadrinhos. Os usuários do Twitter poderão enviar mensagens de apoio a esses profissionais, que serão projetadas por meio de captura em tempo real pela hashtag #sp467. Através de um QRCode na projeção, o público será direcionado para uma página da Prefeitura com as informações atuais da Covid-19 no município.

Protagonistas de máscara

O Instituto Butantan recebe o videomapping São Paulo, Cidade-Ciência, que será projetado na fachada. A atividade, que será realizada pelo Ateliê Digital Analógico, formado pelo artista Caio Fazolin e pela socióloga Tatiane Gonzalez, irá narrar através de uma visão poética os avanços da tecnologia que coloca a capital como polo produtor de ciência.

Conscientização sobre a Covid

No projeto Retalhos de Esperança, 100 costureiras responsáveis por confecção de máscaras durante todo o período da pandemia realizarão um trabalho colaborativo para a Vila Itororó: uma grande bandeira feita de retalhos com recados de esperança e conscientização para a população, inspirando ações de solidariedade. No mesmo local, será exibido um filme contando esse processo de construção da bandeira e uma exposição retrata o trabalho desenvolvido por essas verdadeiras artesãs.

Entre as atividades on-line, destaque para Desvairada SP – Da Garoa aos Saraus, uma homenagem do Sarau do Binho, um dos precursores de eventos literários nas periferias da zona sul de São Paulo. No evento digital, a partir das 17h, poetas e músicos paulistanos relembram histórias vividas na cidade e declamação de poemas e músicas que nos conduzem às suas ruas, becos e vielas. A Banda 365, autora do hit São Paulo também faz show que será transmitido online, às 17h, no Facebook – @ccsalvadorligabue.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, em parceria com a Associação Comercial de São Paulo e outras entidades realiza, entre os dias 23 e 29 de janeiro (exceto dia 25/01), um passeio gratuito pelo centro histórico em comemoração aos 467 anos da Capital. 

As saídas acontecerão três vezes ao dia: 11h, 13h30 e 15h30, com uso obrigatório de máscara, verificação de temperatura corporal e distribuição de álcool gel. Em caso de chuva, por se tratar de atividade ao ar livre, o roteiro poderá ser cancelado.

São cinco vagas por horário, e as reservas podem ser feitas neste link: Reservas on-line O ponto de encontro, para quem tem reserva, é a
Central de Informações Turísticas – CIT, na Praça da República, Centro.

Veja destaques da programação do aniversário de São Paulo

São Paulo, cidade-ciência

Local: Instituto Butantan
Horário: 18h30
Endereço online: https://www.twitch.tv/ATELIEDIGITALANALOGICO

São Paulo 467 anos, história a se contar…

Locais:
Casa de cultura São Mateus
Rua Monte Mandirá, 40 – Jardim Nove de Julho

Praça Brasil
Av. Nagib Farah Maluf, s/n – Conj. Res. José Bonifácio

Hospital Municipal Cidade Tiradentes
Av. dos Metalúrgicos, 1797 – Cidade Tiradentes

Capela de São Miguel Arcanjo
Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 10 – São Miguel Paulista

Horário: 18h30
Endereço online: Facebook – @casadeculturasaomateus

Protagonistas de máscara

Local: Avenida Augusta (altura do nº 400)
Horário: 18h30

Quebrada Viva

Locais: Rua José Eduardo Pereira ll, sn – Jd Damasceno; Rua da goiabeiras/ sn – Jd Colombo; Rua Gervasio Leite, 1073 – Jd Peri; Rua Pasquale Qualupe, sn – Paraisópolis
Horário: 18h às 22h

Aceita?

Local: Rua Augusta 454; lambes: Praça da República, Rua 7 de Abril, 58; Nestor pestana, 263; Rua Augusta, 430
Horário: 19h às 21h

Intervenção Vai Passar

Local: Trajeto centro expandido
Horário: 12h às 20h

Nome Próprio

Local: Prefeitura Municipal de São Paulo – Viaduto do Chá, 15
Horário: 20h às 22h

Desvairada SP – Da garoa aos Saraus

Local: online – link https://www.facebook.com/SarauDoBinho
Horário: 17 horas

Programação Centros Culturais

Teatro Flávio Império

Lúdicos no Aniversário de São Paulo – Mario e as Marias
19h
O espetáculo Mário e as Marias propõe uma viagem inspirada na vida e obra de Mário de Andrade. O menino Mário recebe de presente de seus pais, um par de óculos muito especiais, que permitem que ele enxergue o Brasil de uma forma surpreendente. É o nascimento de um novo olhar. Ele parte em busca daquilo que seus olhos passam a ver: a Maria, que representa nossa gente, nossa terra, nossa cultura, e essa se torna a grande aventura de sua vida.
Transmissão pela página facebook.com/teatroflavioimperio

Centro de Referência da Dança

A Voz dos Corpos Africano – Cia Afrikanse
17h
Afrikanse é um movimento artístico formado por artistas imigrantes e refugiados africanos que atuam no resgate de valores socioculturais afro descendentes através da arte e cultura de matrizes africanas. A intervenção, A VOZ DOS CORPOS AFRICANOS, remete à presença de artistas imigrantes africanos no cenário da dança no Brasil, contando com a participação do artista Ermi Panzo, performando as narrativas do corpo junto a um elenco percussivo.
Transmissão online no facebook @crdancasp

Centro Cultural Vila Formosa

Oficina com Tiquinhos Pensantes
14h
Tiquinhos Pensantes entra em uma brincadeira lúdica com trio musical trazendo oficina infantil bem divertida para comemorar o aniversário de São Paulo. O brincar junto fortalece o vínculo familiar! Pensando nisso, trouxemos uma oficina fácil para a família se reunir! Iremos construir um barangandão e fazê-lo dançar, brincando com músicas infantis.

Contos populares e histórias da São Paulo antiga
16h
A Cia Mapinguary, comemorando o aniversário da cidade, conta histórias da São Paulo antiga, narrando a história desde o nascimento e o surgimento de alguns bairros. Espetáculo com histórias sobre mitos e fantasmas paulistanos, com trilha sonora de compositores nascidos na cidade, além de outros contos populares.
Online – Facebook.com/ccvilaformosa e Instagram @ccvilaformosa

Centro de Culturas Negras

Festival São Paulo Samba
15h às 18h
Em comemoração ao Aniversário da Cidade de São Paulo faremos um festival que tem a cara da terra da Garoa, Festival São Paulo Samba, que trará para o Centro de Culturas Negras uma ocupação Cultural com comunidades de samba e sambistas de reconhecimento popular desta terra tão pulsante culturalmente.
Online Live no facebook e instagram @CCNEGRAS

Centro Cultural Penha

AfrôGira
19h
Renato Gama lança seu terceiro trabalho, um disco duplo, que traz narrativas pretas com pontos significativos da ocupação africana nos territórios brasileiros, tendo o afeto como liga, cria um cenário de aquilombamento, espaços de segurança, produzindo muitos sentidos para a população negra, povos originários e todes que compreendem a importância da contribuição do continente africano.
Online – Facebook/centroculturalpenha

Centro Cultural Olido

Encontros na Olido
No aniversário de SP, o Centro Cultural Olido promove encontros entre DJs da nova geração da cena eletrônica da cidade. O evento será transmitido ao vivo da Sala Olido e conta com back-2-backs dos seguintes artistas: Tessuto & DJ Due, Badsista & Malka e Cashu & Ella de Vuono. Esses são nomes que integram o cenário de festas independentes e representam muito bem a novíssima cena de discotecagem de house e techno, um cenário que coloca São Paulo entre as principais cidades do mundo musicalmente falando. O evento, além de celebrar o aniversário da cidade, serve como esquenta para a inauguração da Galeria do DJ Sonia Abreu, programada para o próximo 9 de março, Dia Mundial do DJ.
Endereço online: Twitch @centroculturalolido

Centro da Memória do Circo

Centro de Memória do Circo

TEM CIRCO EM SÃO PAULO – Lançamento da versão virtual da exposição HOJE TEM ESPETÁCULO, do Centro de Memória do Circo, Secretaria Municipal de Cultura, São Paulo.
16h
Exposição consagrada ao circo, de caráter permanente, HOJE TEM ESPETÁCULO apresenta vasto panorama da história do circo, principalmente no Brasil. Inaugurada em 2012, a exposição ocupa toda a sobreloja da Galeria Olido, e uma sala do térreo. A versão virtual acrescenta duas novidades: um tour pelos pontos históricos do circo no Largo do Paissandu, onde o circo se encontra há 130 anos, pelas Reservas Técnicas e pelo Ateliê do Centro de Memória do Circo. Dessa maneira o público poderá conhecer também um dos mais importantes sítios históricos do circo brasileiro, e ainda espiar pelas cortinas os bastidores da instituição.
Endereço online: http://facebook.com/centrodememoriadocircosp
Endereço online: Facebook – @ccmhiphopsul

Leia também: 40 FILMES PARA CONHECER SÃO PAULO: VOCÊ NUNCA MAIS VAI ENXERGAR A METRÓPOLE DO MESMO JEITO

CUIDADO, VOCÊ PODE SE CONTAMINAR: UMA EPIDEMIA DE MEMÓRIAS RONDA AS RUAS DA CIDADE