City tours para curtir o centro de São Paulo: a pé, de bike, de dia, à noite
Há várias maneiras de conhecer o centro de São Paulo, e nos city tours em grupo a segurança é maior e a diversão é garantida. E o melhor, de graça
Muita gente até evita passar no centro de São Paulo, pela dificuldade de transitar por ali de carro, de estacionar e até de entender o sistema viário, com ruas que mudam de mão no meio do caminho e conversões obrigatórias que acabam levando o motorista para longe do local desejado. Mas isso não é motivo para deixar de aproveitar a beleza arquitetônica da região, que concentra os prédios da belle époque paulistana, na primeira metade do século 20. Os city tours são uma boa alternativa.
O A Vida no Centro lista aqui várias opções para quem conhecer a cidade em grupo. Pode ser a pé, durante o dia ou à noite, ou ainda pedalando. Conheça as opções, programa-se e aproveite tudo o que São Paulo tem de bom. E ainda dá pra renovar o estoque de selfies em alguns dos edifícios mais bonitos da cidade.
City tours do Shopping Light
O Shopping Light – que aliás passou por uma transformação total e tem lojas e cafés muito bacanas – oferece um passeio gratuito pelo centro de São Paulo e outro pelo interior do prédio. Parece um pouco estranho um passeio por um prédio. Mas quem conhece a sede do shopping Light sabe que ele vale uma visita detalhada.
Leia também:
FACUNDO GUERRA, DO GRUPO VEGAS: “A RETOMADA DO CENTRO É A RETOMADA DA IDENTIDADE DO PAULISTANO”
FOTOS DO IMS MOSTRAM A TRANSFORMAÇÃO DO CENTRO DE SÃO PAULO DESDE 1860
O edifício, construído em 1929 para abrigar a então companhia energética da cidade, a Light, foi tombado em 1984 e transformado em shopping center em 1999. Desde então, vem sendo mantido com suas características originais, com destaque para as ferragens das janelas e acabamentos no teto.
Quando: todo último domingo de cada mês.
Horário: o tour no centro é das 10h30 às 13h, e o ponto de encontro é na recepção do Hotel Jaraguá (Rua Martins Fontes, 71, Centro). O tour dentro do prédio é na sequência, com encontro na recepção do Shopping Light.
Como: inscrições pelo telefone (11) 3154-2299. Gratuito.
Caminhada Noturna
Caminhar durante o dia é legal, especialmente num dia ensolarado. Mas o passeio noturno revela outra faceta da cidade, mais calma e poética, com a incrível iluminação de alguns prédios históricos. E para evitar o problema que uma rua com pouco movimento pode oferecer a quem está sozinho, a solução é caminhar em grupo. E é justamente isso o que oferece o grupo Caminhada Noturna pelo Centro.
O passeio é patrocinado pelo restaurante Apfel, e foi criado há 12 anos por seu proprietário, Carlos Beutel. “Primeiro pensei em organizar um passeio durante o dia, mas eu também queria ir e durante o dia eu trabalho. Aí resolvemos fazer à noite”, conta Carlos.
Dezenas de pessoas se reúnem todas as quintas-feiras em frente ao Teatro Municipal para seguir um roteiro que muda a cada semana – e com temas tão variados quanto a revitalização do Bixiga, os diversos grafites nos muros da região ou a reinauguração da fonte no Vale do Anhangabaú.
Quando: Toda quinta-feira
Horário: 20 horas, em frente à Biblioteca Mário de Andrade. Duração de duas horas.
Como: não é preciso inscrição prévia, basta chegar. Gratuito. Acompanhe a programação aqui.
São Paulo Free Walking Tour
Este é para aquele amigo gringo que está visitando a cidade e gostaria de saber mais sobre a história e cultura de São Paulo. O passeio é conduzido por guias que falam inglês e português, e vem sendo realizado desde 2011.
O ponto de encontro é a Praça da República e a partir daí o grupo percorre os principais pontos turísticos do centro, como Copan, Teatro Municipal, Pateo do Colégio, Prefeitura e Biblioteca Mário de Andrade, entre outros. Dura 3h30, com 20 minutos de intervalo.
Quando: segunda, quarta, sexta e sábado
Horário: às 11h30
Como: basta chegar com 15 minutos de antecedência no ponto de encontro, ao lado do Centro de Informação Turística da Praça da República (Avenida Ipiranga). Gratuito
Bike Tour SP
Este é para quem quer andar de bicicleta no centro, mas tem medo da violência do trânsito ou de passar por locais que não conhece direito. A ONG Bike Tour SP foi criada 2013 pelos irmãos André e Daniel Moral, com o objetivo de disseminar a prática do ciclismo, e vem organizando passeios com a ajuda de voluntários e patrocínio de algumas empresas.
Uma delas cede as bicicletas e os capacetes. Não é preciso levar nada, a não ser disposição de pedalar e vestir uma roupa adequada.
No centro, o grupo faz uma rota no centro novo aos sábados e no centro velho aos domingos, passando em frente a edifícios belíssimos, como o Teatro Municipal, Sala São Paulo, Largo do Arouche, Catedral da Sé, Pateo do Colégio, entre muitos outros.
O passeio dura 1h30. Com um equipamento de som portátil, os monitores dão informações sobre aspectos históricos ou culturais dos locais por onde vão passando.
Quando: sábados e domingos
Horário: vários horários para escolher
Como: para marcar, é preciso acessar este site e escolher a rota e o horário. É gratuito, mas os organizadores pedem a entrega de dois quilos de alimentos para serem doados a instituições.