Arte na Praça leva dança, performance e palhaçaria à Praça Roosevelt
Atividade realizada pelos Satyros em parceria com a Prefeitura marca a volta das atividades culturais à Praça Roosevelt. Veja programação
A Praça Roosevelt voltará a ter programação cultural, depois de um ano e meio de vigência de um decreto que impedia a realização de qualquer evento no local. Trata-se do projeto Arte na Praça, realizado pela companhia de teatro Os Satyros, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.
O Arte na Praça terá oito fins de semanas de intensa programação cultural gratuita, ao ar livre, entre os dias primeiro de setembro e 28 de outubro. Serão três horários de atividades aos sábados e dois aos domingos.
Aos sábados, a programação prevê dança circular, números de palhaçaria e solos de performance. Aos domingos, serão realizados espetáculos infantis e juvenis.
A programação tem o apoio da Associação de Moradores da Praça Roosevelt, entidade criada recentemente pelos moradores da região, que quer uma praça aberta, cultural e democrática, e do projeto A Vida no Centro, que considera importante a realização de atividades culturais gratuitas e abertas a todos.
Será a primeira atividade na após a edição da portaria que autoriza eventos na praça. Em fevereiro do ano passado, uma portaria da Prefeitura Regional da Sé proibiu qualquer tipo de atividade na praça, em qualquer horário. No início deste mês, o prefeito regional Eduardo Odloak editou uma nova portaria autorizando eventos com som dentro de um certo limite, realizados entre 7h e 22h.
Cultura está na história da Roosevelt
Nos anos 1960 e 1970, a Praça Roosevelt era o ponto de encontro de intelectuais e artistas. Por volta dos anos 80 e 990, devido à deterioração agressiva do espaço público, a região se tornou carente de produção cultural e formação de espectadores.
O projeto Arte na Praça vem para firmar a revitalização da Praça Roosevelt, incentivar a ocupação artística desses espaços e trazer o público – na complexidade de sua diversidade etária – a interagir com essas urbanidades.
A programação acontece em todos os fins de semana de setembro e outubro, com exceção dos dias 13 e 14 de outubro. Nesses dias acontece o Festival Satyrianas 2018, que também terá atividades na praça.
As Atividades
Sábados, 16h – Dança Circular
Sábados, 18h – Números de Palhaçaria
Sábados, 21h – Performances
Domingos, 16h – Espetáculo Infantil
Domingos, 18h – Espetáculo Juvenil
Programação
Dança Circular – Sábados, às 16h
Dias 01, 8, 15, 22 e 29 de setembro e 6, 20 e 27 de outubro
Uma prática coreográfica feita em roda, a fim de conscientizar os movimentos, liberar a mente, o coração, o corpo e o espírito. A Dança Circular fomenta o espírito de união e atitudes de companheirismo, num trabalho feito de mãos dadas e olhos nos olhos. Indicada para pessoas de qualquer idade, a Dança Circular nasceu com o coreógrafo alemão/polonês Bernhard Wosien, em 1976, e chegou ao Brasil nos anos 90.
Responsável: Hanna Perez
Palhaçaria – Sábados, às 18h
Dias 1, 8, 15, 22 e 29 de setembro e 6, 20 e 27 de outubro
Consiste na apresentação de números de palhaços para crianças, a fim de conscientizar as mesmas sobre uma realidade urbana e dos encontros que acontecem no desconhecido, entre os diferentes. As apresentações, através do humor, dão luz àqueles que são, geralmente, anônimos.
Responsáveis: Eduardo Chagas e Sabrina Denobile
Hora de Brincar [Espetáculo Infantil] – Domingos, às 16h
Dias 2, 9, 16 e 23 de setembro
Abrir os olhos para redescobrir e reinventar o mundo! Um musical que convida crianças de todas as idades para sonhar e brincar de imaginar! O espetáculo explora de forma simples e cuidadosa a riqueza e a importância do brincar. Entre os temas abordados estão: a auto-aceitação, o respeito às diferenças e o cuidado com o planeta.
Direção e Dramaturgia: Criação Coletiva
Elenco: Andre Lu, Beatriz Ferreira, Bel Friósi, Hanna Perez e Marcelo Thomaz
Operação: Flávio Duarte
Pequeno Cidadão do Futuro [Espetáculo Infantil] –Domingos, às 16h
Dias 30 de setembro e 7, 21 e 28 de outubro
O menino Alê convida os amiguinhos a fazerem a festa do pijama, e depois as crianças dormem juntas no quarto. Durante o sonho, as crianças vão passando por diversas aventuras onde vão se divertir e, ao mesmo tempo, aprender muito sobre o respeito e a cidadania.
Direção: Eduardo Chagas
Elenco: Alex de Jesus, Bel Friósi, Diego Ribeiro, Fábio Penna, Lenin Cattai e Marcelo Thomaz
Operação: Flávio Duarte
Vida Bruta [Espetáculo Juvenil] – Domingo, às 18h
Dias 2, 9, 16, 23 e 30 de setembro e 7, 21 e 8 de outubro
A peça é dirigida ao público adolescente, com intercessão de várias linguagens artísticas como dança, música, circo e teatro. Formado por um elenco também adolescente – os atores têm entre 14 e 17 anos –, o espetáculo foi desenvolvido a partir de depoimentos pessoais dos próprios artistas.
Direção: Rodolfo García Vázquez
Assistente de Direção: Henrique Mello e Luiza Gottschalk
Dramaturgia: Criação Coletiva
Elenco: Alex de Jesus, Andre Lu, Beatriz Ferreira e Bel Friosi.
Operação: Flávio Duarte.
Vida Baldia [Performance] – Sábados, às 21h
Dias 2, 9, 16 e 30 de setembro e 7, 21 e 28 de outubro
A partir conceito de Baldios, na acepção portuguesa da palavra, onde a ocupação do espaço público se torna fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade, atuantes do espetáculo “O Incrível Mundo dos Baldios”, farão performances em um apresentação exalando vida e existência: “Vida Baldia”.
Atuantes: Gustavo Ferreira, Robson Catalunha, Fabio Penna, Lorena Garrido, Henrique Mello, Felipe Moretti, André Lu e Bel Friósi
Local: Praça Franklin Roosevelt
Gratuito
Leia também: A HISTÓRIA DA SÃO PAULO DO SÉCULO 20 PELAS LENTES DE GERMAN LORCA