Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Com a participação de especialistas no mundo digital, evento vai debater transformações na linguagem, mudança no perfil profissional, empreendedorismo e startups de jornalismo
Nesta terça-feira (10/10) tem a segunda edição do Clube da Imprensa, série de encontros que discute o futuro do jornalismo realizada todas as terças-feiras de outubro no Bar Brahma, no centro de São Paulo. O evento é organizado por um grupo de jornalistas – entre eles os criadores do projeto A Vida no Centro, Denize Bacoccina e Clayton Melo.
O tema do papo desta semana é “Tudo o que os jornalistas ‘clássicos’ podem aprender com youtubers, blogueiros e influenciadores digitais”. Os debatedores são jornalistas experientes e que conhecem a fundo o universo digital: Liliane Ferrrari, professora e especialista em mídias sociais; Marcelo Tas, apresentador do programa Papo de Segunda (GNT) e ex-CQC; e Adriana Garcia Martinez (Diretora de Operações do Projor). O mediador é Clayton Melo.
Happy hour e Facebook
A jornada no Bar Brahma começa às 18h, com um happy hour e discotecagem. Às 20h, começa o painel. Quem não puder ir pode acompanhar ao vivo pelo Facebook do Clube da Imprensa ou do projeto A Vida no Centro.
Além dos debates, quem for ao Bar Brahma também poderá conferir as imagens da exposição “O Melhor do Fotojornalismo 2016”, cedida pela Arfoc-SP, Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo. O ilustrador e designer Rica Ramos, um dos criadores do Clube, vai fazer projeções digitais em tempo real no local.
Os encontros serão comandados por jornalistas, mas todos são bem-vindos, já que a imprensa diz respeito a toda a sociedade. Os debates vão ocorrer num clima bem descontraído, com a participação de todos e no ritmo de uma conversa em mesa de bar.
Como foi o primeiro encontro
A primeira sessão do evento foi realizada no dia 3 de outubro. Com a presença dos jornalistas Carla Jimenez (El País), Fernando Luna(Editora Globo), Sérgio Lüdtke (jornalista e pesquisador de novas mídias) e Hélio Gomes (mediador), o tema debatido foi o “O emprego na indústria de mídia brasileira está morrendo? A carreira solo é o futuro do nosso ofício?” Veja aqui o vídeo.
Na organização do Clube da Imprensa estão os jornalistas Helio Gomes, Milton Gamez, Edson Franco, Cesar Itiberê e Rica Ramos, além de Clayton Melo e Denize Bacoccina. Todos com grande experiência no mercado em veículos como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Valor Econômico, Gazeta Mercantil, revistas IstoÉ, IstoÉ Dinheiro, Terra, BBC.
Entre os nomes confirmados para as próximas semanas estão Marcelo Duarte (Grupo Bandeirantes e Panda Books), Sérgio Martins (Veja), André Forastieri (R7) e Marcelo Forlani (Omelete), Nathalia Ziemkiewicz (Pimentaria).
Leia também: Grupo oferece sessões gratuitas de psicanálise na Praça Roosevelt
Paulo Mendes da Rocha: quem tem medo do centro tem medo da liberdade
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup