Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
O Centro de São Paulo tem várias opções de passeios online imperdíveis que podem ser acessadas sem sair de casa
Sem sair de casa: veja as dicas de passeios online no Centro de São Paulo
Mesmo antes da pandemia e da recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) para que ficássemos em casa em segurança, já era possível realizar uma série de atividades de forma online e não presencial como pedir o jantar, comprar roupas, fazer o supermercado ou até mesmo comprar apartamento em São Paulo.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
O cenário que estamos vivendo popularizou essa facilidade e visitar outros lugares sem sair de casa como estádios, museus e pontos turísticos tornou-se uma ótima opção em tempos de pandemia. E o que não falta são lugares do Centro de São Paulo para conferir online e, quem sabe, conhecer de verdade alguns dos pontos mais interessantes da região central da cidade. Confira essas dicas de passeios online imperdíveis no Centro de São Paulo.
Lives no Theatro Municipal
O Theatro Municipal, fundado em 1911, é uma das construções mais icônicas do centro de São Paulo. Localizado na Praça Ramos de Azevedo, seu palco já recebeu nomes como Ella Fitzgerald, Mikhail Baryshnikov e Heitor Villa-Lobos e conta hoje com espetáculos da aclamada e “residente” Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, além de sempre contar em sua agenda com grandes nomes da música clássica internacional.
Em 2020, suas portas estão mais abertas mesmo com o atual momento. O canal no youtube traz diversas lives de espetáculos, shows completos e entrevistas com profissionais da área. Uma experiência única para quem busca aumentar seu repertório musical.
Um passeio pela imensa Pinacoteca do Estado
Um dos museus mais visitados de São Paulo, a Pinacoteca do Estado foi construída em 1905 e conta com milhares de obras de importantes artistas brasileiros e internacionais. Seu acervo oferece ao público a possibilidade de conhecer as obras de Cândido Portinari, Lasar Segall, Victor Brecheret, Auguste Rodin, Antoine Bourdelle e muitos outros.
Pela plataforma Google Arts & Culture, é possível não só visualizar as obras de grandes artistas mas também passear pelos longos corredores do museu, entrar nas salas de exposições e, ao se aproximar das obras, ler a descrição que as acompanha.
Visita ao Farol Santander
O Edifício Altino Arantes, antes conhecido como Banespão e atualmente rebatizado como Farol Santander é o terceiro prédio mais alto da cidade de São Paulo, com 161 metros de altura (atrás do Mirante do Vale, com 170 e do Edifício Itália, com 165). A construção ficou famosa pois dá ao grande público a chance de conhecer o seu topo por meio de visitas guiadas.
A boa notícia é que mesmo durante o isolamento é possível conhecer sua famosa vista com alcance de 40 quilômetros e visualização de pontos importantes da cidade como a Avenida Paulista, o Pico do Jaraguá e a Serra do Mar. Basta clicar aqui para ter acesso a fotos 360º, descobrir a programação do local e visitar as exposições que ocorrem por lá!
O Centro possui uma infinidade de opções
O Centro ainda oferece várias outras atrações que podem ser aproveitadas sem sair de casa. Também merecem uma visita online a Biblioteca Mário de Andrade, o Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol. Tudo para aumentar ainda mais a vontade de conhecer o Centro pessoalmente quando as atrações reabrirem.
Leia também: A HISTÓRIA DO VALE DO ANHANGABAÚ: CONHEÇA AS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO E VEJA FOTOS
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup